terça-feira, 19 de maio de 2009

Coluna

ZPE tramita

O senador Sarney está feliz com o andamento acelerado do seu projeto de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para Macapá e Santana. O senador Mão Santa, enviou o projeto ao deputado Rafael Guerra, primeiro-secretário da Câmara, para ser apreciado naquela Casa. Os amapaenses, penhorados, agradecem!

Prestígio

A propósito da nota anterior, o jornalista e cientista político Said Barbosa Dib, colaborador da coluna em Brasília, diz que a tramitação da ZPE do Amapá no Congresso Nacional foi facilitado pelo fato de termos dois presidente afinados nas duas Casas Legislativas. Sarney no Senado Federal e Michel Temer na Câmara dos Deputados.

Modelo copiado

O modelo itinerante de se fazer Justiça no Amapá foi muito além de nossas fronteira. Foi e voltou, como está anunciando o INSS e a Justiça Federal, que estarão analisando mais de 5 mil processos no Amapá, Amazonas e mato Grosso, seguindo o formato de atendimento em mutirão aos ribeirinhos.

Biodiesel social

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definiu a adição, a partir de 1º de julho, de 4% de biodiesel no diesel comercializado nas bombas. Com a mistura B4, a produção de biodiesel deverá subir de 1,2 bilhão, em 2008, para 1,8 bilhão de litros em 2009. O mais legal é que mais de 80% da matéria-prima vem da agricultura familiar.

COMUNICAR

Esse é o papel dos jornalistas, especialmente os assessores de imprensa, como a colega Ângela, da Infraero, que aparece nesta foto ao lado de ninguém menos que o ministro de Estado das Comunicações, o também jornalista Hélio Costa. Aliás, isso me lembra que o apresentador Fausto Silva, também jornalista, costuma chamar o ministro de “Hélio de Costas”. Sabe por que?

Boa notícia

O programa Arca das Letras distribuirá treze bibliotecas rurais para o Amapá. Nesta terça-feira (19), serão entregues cinco bibliotecas para os municípios de Macapá e Santana. Na quarta-feira (20) será a vez de Tartarugalzinhoreceber três bibliotecas. E na quinta-feira (21) serão atendidas as famílias rurais de Calçoene, com cinco bibliotecas. Ação do MDA.

O tempo passa

Ontem a redação deste Diário fez festa para o aniversário do diretor Márlio Melo. É impressionante como o mundo gira. À medida em que o Márlio engorda, mais branca fica a barba do seu pai, o Luiz Melo, que a cada ano ganha mais um neto... O mais bacana é aquele papo sobre a troca da fralda de um, ou o dever de casa do outro. São coisas que nos fazem até esquecer o estresse do cotidiano...

Gestores negros

Na última edição do nosso Conexão Brasília (Antena 1 FM), o deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB) enumerou os gestores negros de que se tem notícia no Governo do Estado. De Anésia Nunes a Nazaré Farias, até ao Libório. Mas assim que acabou o programa, o secretário da Receita Estadual, Arnaldo Santos, ligou para dizer: “Também sou negro”.

Aí já é machismo

A propósito do programa de sábado, o colunista faz um registro de telefonemas e gozações de alguns amigos só porque ao ilustrar situações de racismo velado, o apresen-tador usou expressões do tipo “negro bonito”. Peraí, gente, isso é verdade. Falam coisas como “uma bela negra”, como se isso fosse excessão à regra. Mas sei que era brincadeira. Cada um...

Cléber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar