sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vitória do Jari

Fátima Pelaes solicita recursos da União para desabrigados


Em pronunciamento na última quinta-feira, 28, na Câmara Federal, a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP) anunciou que o Governo Federal ira liberar recursos para que a Prefeitura de Vitória do Jari possa trabalhar na recuperação da cidade, atingida por mais uma enchente do rio Jari. A confirmação foi feita à parlamentar amapaense em uma audiência que ela manteve com o ministro da Integração Social, Geddel Vieira Lima. Do encontro também participou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. A audiência foi solicitada pela deputada assim que ele soube da tragédia ocorrida na cidade com várias famílias sendo atingidas pela cheia do rio Jari. Na reunião o ministro demonstrou interesse em prestar todo apoio ao município e colocou sua assessoria técnica à disposição da prefeitura local, para auxiliar o município na elaboração dos projetos para agilizar a liberação do recurso. A União também prestará assistência às famílias desabrigadas.

Leia abaixo, a íntegra do discurso:

Pronunciamento da Dep. Fátima Pelaes – Enchente em Vitória do Jari, Estado do Amapá

Senhor Presidente,


Senhoras e senhores deputados:


Nos últimos dias o município de Vitória do Jari foi castigado com fortes chuvas, o vale do Jari alcançou 3,78m acima do nível normal e a população está em situação de emergência, sem água potável e energia elétrica. É triste e preocupante a situação dos moradores daquela localidade.

Há inumeras famílias em abrigos sem infraestrutura alguma sem condições básicas saúde e higiene. Deve-se priorizar a retirada dessas pessoas que estão em lugares de risco, cuidar da alimentação e da saúde. O segundo passo é fazer um levantamento dos prejuízos e recursos necessários para recuperar os estragos, assim que as águas começarem baixar. Tenho certeza que Governo Federal vai tomar medidas para ajudar na reconstrução do município, além de dar assistência às famílias desabrigadas.


Nobres colegas, grande parte do Brasil está sofrendo com os problemas climáticos, seja por enchentes ou pela seca. O meu Estado não é o primeiro este ano, Maranhão, Piauí e Ceará já tiveram sua população vitimada pelas enchentes. Vimos que o estado é de emergência e a solução tem que ser imediata, não podemos deixar que a burocracia, um dos principais entraves à liberação de recursos aos desabrigados, amarre nossas mãos.

Ontem em reunião com o Ministro Geddel Vieira Lima e o Líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, solicitei apoio para os desabrigados, o qual demonstrou ter o maior interesse em atender a população de Vitória do Jarí e pôs sua assessoria técnica à disposição do prefeito para auxiliar na elaboração dos processos.

Assim, gostaria de sensibilizar a todos os parlamentares aqui presentes e demonstrar que não medirei esforços, juntamente com a Bancada do Amapá, para minimizar os danos que a população está sofrendo, bem como proporcionar todo o apoio que seja necessário para que o município de Vitória do Jari seja reestruturado.


Muito Obrigada,


Deputada Fátima Pelaes.

Brasília, 28 de maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar