terça-feira, 19 de maio de 2009

Conab inaugura nova superintendência no Amapá

Expansão faz parte do programa de modernização da Companhia

O Amapá é o terceiro Estado a contar com a mais nova superintendência regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de um total de cinco que serão concluídas neste ano. A expansão faz parte do programa de modernização da Companhia. Depois de Alagoas, Roraima e Amapá, os próximos Estados serão o Acre e Sergipe.
O administrador e economista Asdrúbal Silva de Oliveira é o superintendente da unidade recém-criada. Ele tomou posse segunda-feira, dia 18, durante reunião no auditório do Macapá Hotel. Segundo ele, alguns dos desafios à frente do cargo são a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar no Estado e do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), ambos executados pela Companhia.
— A idéia é criarmos convênios com outros órgãos públicos, de forma a melhorar o atendimento ao produtor rural e à sociedade macapaense — destaca.
As operações da estatal no Amapá estavam vinculadas à Superintendência do Pará. Ainda sem sede própria, as atividades em Macapá serão executadas, provisoriamente, em um escritório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, cedida pelo governo.
— Vamos agora discutir um projeto de construção de um armazém e de um imóvel, onde montaremos a sede definitiva — diz o superintendente.
Segundo ele, a equipe também deverá receber reforço, com a transferência de empregados dos Estados do Amazonas e do Pará.
Atualmente, o Estado possui seis contratos do PAA, na modalidade compra com doação simultânea, que beneficiam cerca de nove mil pequenos agricultores e entidades sociais. Os principais produtos comercializados são açaí, mel, aves e suínos, hortaliças e frutas.
Em 2008, os investimentos deste programa no Amapá chegaram a quase R$ 300 mil. O mesmo valor foi investido, em anos anteriores, na formação de estoques de agricultores familiares, extrativistas de castanha-do-brasil.
CONAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar