O novo embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, visitou, na manhã desta quarta-feira (06), o presidente do Senado, José Sarney, com quem conversou sobre a amizade que une os dois países e sobre a necessidade de intensificarem-se as relações bilaterais nos campos da economia, ciência e cultura.
Ele disse que visitava o Senado com especial interesse em razão da admiração que tem pelo presidente Sarney, por ele definido como "um grande amigo da China". Lembrou a visita que, então presidente da República, Sarney fez à China 21 anos atrás, e testemunhou o avanço das relações sino-brasileiras nesse período.
- Nosso propósito é trabalhar para conseguir um patamar cada vez mais alto nas relações entre os dois países. - disse o embaixador.
Hoje, a China é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2008, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) do país com a China chegou a US$ 36.443 bilhões, um aumento de 56% em relação ao resultado do ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário