segunda-feira, 29 de junho de 2009

Câmara dos Deputados

Fátima Pelaes apoia redução da jornada de trabalho para enfermeiros

‘Esse projeto defende a dignidade humana do povo”

A deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) defendeu a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas semanais. A defesa foi feita em pronunciamento da parlamentar amapaense sobre a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000 na Comissão de Seguridade Social e Família, da qual ela é vice-presidente.
O projeto disciplina a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, limitando a duração a seis horas diárias e 30 horas semanais.
Para a deputada, a votação é mais um passo para o reconhecimento do traba-lho dos enfermeiros. “Esse projeto defende a dignidade humana do povo, que deve receber saúde com qualidade", afirmou a parlamentar.
Fátima Pelaes lembrou que estudos apontam que jornada de trabalho acima de 30 horas semanais compromete a saúde do trabalhador e diminui a qualidade do serviço, podendo, com isso, expor o usuário da saúde a graves riscos.
Na avaliação da parlamentar, é muito importante a redução na carga horária, pois no desenvolvimento de trabalho os profissionais convivem com tensões e riscos que podem ficar ainda maiores quando a jornada é "pesada". Ela lembrou ainda que os enfermeiros estão expostos a ambientes insalubres e têm o emocional envolvido, lidando com a fra-gilidade dos pacientes e de suas famílias.
"Nobres colegas, o cotidiano de hospitais não é fácil, lidar com a vida do ou-tro num momento de maior vulnerabilidade requer profissionais com qualidade em seu trabalho. Em maio, em missão externa da Comissão de Saúde, visitei vários hospitais do Estado do Pará e do Amapá, e pude ver de perto o trabalho desses profissionais, que de forma dedicada tentavam vencer as longas jornadas de trabalho a que estavam submetidos", enfatizou a deputada. Fátima Pelaes encerrou o discurso saudando o deputado Arnaldo Farias de Sá (PTB/SP), relator do projeto, os membros da Comissão de Seguridade Social da Câmara Fe-deral e toda a categoria dos enfermeiros. "Tenho certeza que essa mobilização tem um grande caminho ainda a percorrer, mas sei que juntos chegaremos à votação final com vitória". concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar