sábado, 27 de junho de 2009

Senado Federal trabalhando...

Gilvam trabalha projeto para construção de pista de pouso no Bailique

Em mais uma ação no Arquipélago do Bailique, o senador Gilvam Borges esteve visitando Jaranduba, onde será construída uma pista de pouso, que servirá para tirar de vez a comunidade do isolamento, pois atualmente só se chega à comunidade por meio de embarcações, em viagem que dura cerca de 15 horas.A comunidade de Jaranduba recebeu a notícia com entusiasmo. Para o pescador Leonardo Mendonça, morador da comunidade há mais de 25 anos, a construção da pista trará muitos benefícios à comunidade. “Essa pista de pouso vai facilitar em boa parte nossa vida, principalmente nos casos de emergência, quando ficamos doentes ou alguém sofre um acidente grave, porque aí temos que nos deslocar até Macapá e a demora chega a ser de quase um dia, mas com a pista poderemos pedir um transporte e chegar bem mais rápido à capital”, declarou o morador.Um aspecto que foi destacado, e que poderia impossibilitar a construção da pista, foi o solo, pois é muito “falso”, mas segundo um dos pilotos mais experientes do Estado, Sandoval Silva, isso não será problema. “Já vi muitas pistas serem construídas em terrenos parecidos e não existe nenhum problema, um exemplo é a pista do município de Afuá-PA, onde encontramos o mesmo tipo de terreno . A pista foi construída e até hoje não apresenta problema algum, a extensão da área também é boa, são cerca de 700 metros , e isso facilitará o trabalho da construção”, disse.Para o senador Gilvam Borges, a pista de pouso é uma das prioridades e necessidades da população do arquipélago, que acaba ficando isolada, já que o único meio de transporte que chega à região é o barco. “A região do arquipélago do Bailique é uma das mais isoladas do Estado e por isso estamos alavancando este projeto . A través da construção dessa pista, outros segmentos serão desenvolvidos dentro dessas localidades, principalmente o turismo, pois a região apresenta um grande potencial nesse setor, mas ainda não apresenta uma boa infraestrutura, somente com o empenho de vários setores do poder público é que isso será possível”, finalizou.O senador trabalha para que o projeto esteja pronto em 30 dias e as obras, para a construção da pista, tenham início ainda no segundo semestre deste ano.


Aeroporto de Macapá: Senador Gilvam pediu ao presidente retomada nas Obras

O senador Gilvam Borges esteve em audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Brigadeiro Cleonilson Nicácio SIlva, para solicitar mais celeridade nas obras do aeroporto Internacional de Macapá, cujas obras estão paralisadas. O senador questionou o presidente o porquê da paralisação das obras. No início deste ano, o brigadeiro esteve em visita ao Amapá, a pedido do senador Gilvam Borges, onde anunciou a retomada das obras.Segundo o presidente da Infraero, não é somente os amapaenses que aguardam pelo fim dessa obra. “Nós, da Infraero, queremos ver o novo terminal de passageiros do Amapá concluído, só estamos aguardando a resposta do Exército Brasileiro, que deve concluir as obras do Aeroporto”, disse o brigadeiro.De acordo com o senador Gilvam Borges, a obra começou no final de 2004 e esteve paralisada por causa de problemas de licenças ambientais e de adequações exigidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “A reforma do Aeroporto de Macapá está paralisada há praticamente um ano e meio, depois de a obra estar quase 70% concluída”, disse o parlamentar, enfatizando que, " agora, o sonho dos amapaenses em ver as obras do Aeroporto terminada, se tornará realidade nos próximos meses ".O senador disse que, no ano passado, o presidente anterior da Infraero, Sérgio Gaudenzi, conseguiu negociar com os donos da empresa Gautama (vencedora da licitação, acusada de ter cometido irregularidades), que desistiram do contrato. Porém a empresa classificada em segundo lugar na licitação do aeroporto foi convidada a assumir a obra, mas ela não aceitou, alegando que os preços estavam defasados. “Dessa forma, é necessária uma nova licitação para que uma nova empresa seja escolhida e os trabalhos sejam retomados o mais rápido possível”, explicou Gilvam Borges.Novo Aeroporto
O novo Aeroporto Internacional de Macapá terá 17 mil metros quadrados e capacidade para atender a 700 mil passageiros por ano.O atual aeroporto, com 2,9 mil metros quadrados e capacidade para 170 mil passageiros por ano, opera anualmente com 324 mil passageiros.As obras vão ampliar o estacionamento de veículos, que passará a oferecer 258 vagas, contra as 80 atuais. A área passará de 2,4 mil metros quadrados para 11 mil metros quadrados.O pátio de aeronaves passará dos atuais 21 mil metros quadrados para 30 mil metros quadrados, com capacidade para quatro aeronaves de grande porte e 30 de pequeno porte.

Senador Gilvam participa da Marcha para Jesus

No último final de semana , milhares de fiéis caminharam nas ruas da capital na 17ª edição da Marcha Para Jesus. O evento atraiu mais de 150 mil fiéis de todo o Estado, e contou com a participação do senador Glvam Borges, que caminhou junto com os cristãos amapaenses, apesar de forte chuva, que não embaçou a festa.Este ano, a Marcha Para Jesus foi realizada nos 16 municípios, enquanto no ano passado o evento aconteceu em Macapá e mais oito cidades: Porto Grande, Santana, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Cutias do Araguari, Mazagão, Oiapoque e Amapá. Neste sábado, 20, foi a vez da capital. Nos próximos dias, os fiéis vão percorrer os demais municípios do estado.Os líderes da igreja agradeceram a presença do senador Gilvam Borges e falaram do apoio que o parlamentar deu para a realização do grande evento. “O senador foi uma das peças fundamentais para que a Marcha fosse realizada, pois ele , em Brasília, nos ajudou para a alocação de recursos para mais uma edição da marcha”, disse o pastor Mauro Oliveira.Gilvam parabenizou os organizadores do evento e falou da importância de marchar com o fiéis: “Essa é uma das maiores demonstrações de fé do povo amapaense. Reunimos aqui pessoas de todo o estado, com o único objetivo de anunciar a fé cristão, então só tenho a parabenizar a todos os organizadores que se empenharam para arrastar essa multidão às ruas”, enfatizou o senador.Desde 2007, a Marcha Para Jesus faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, e já é reconhecida como evento sócio - cultural e turístico.Durante o percurso os fiéis fizeram orações e louvores, e lembrou a importância da solidariedade para com os mais necessitados. A marcha encerrou na Praça Beira-Rio, com orações e shows gospel.

Investimento Federal

O senador Gilvam Borges esteve reunido com a secretária estadual de Turismo Ana Célia Brazão, representantes da secretaria municipal de Turismo e agentes ligados ao setor no Amapá, para traçar estratégias que possam ajudar ao desenvolvimento turístico do Amapá.De acordo com Ana Célia, atualmente o governo do estado tem investindo bastante no turismo, porém faltam investimentos no âmbito federal. “Nós vamos repassar , às mãos do senador, projetos turísticos para o Amapá, e ele será o nosso porta - voz em Brasília , para pleitear os recursos junto ao Ministério do Turismo”, disse a secretária, ressaltando que o senador Gilvam é um dos parlamentares que vem dando bastante atenção ao setor em todo o Amapá.Ana Célia disse ainda que julho, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses nos quais o estado recebe mais turistas, porém ela admite que esses números podem duplicar , desde que seja feito um trabalho em parceria com o governo federal. “Nós viemos com o senador Gilvam, por ele ser o coordenador da bancada federal do Amapá, e tenho certeza de que irá brigar por nós em Brasília”, enfatizou Brazão.O senador garantiu que dará total apoio a os projetos do setor turístico e irá até o ministério, para garantir recursos. “Assim que recebermos os projetos da secretária de Turismo, irei marcar uma audiência com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e solicitar que o Amapá recebe investimentos federais para ajudar a alavancar esse setor, que sem sombra de dúvida vai movimentar a economia amapaense”, informou o senador.Na reunião ficou acertado que, nas próximas semanas, haverá um novo encontro com o senador, onde será repassado às mãos do parlamentar todos os projetos turísticos do Estado.
Do
Blog do Givam Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar