terça-feira, 23 de junho de 2009

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Ligação de Macapá à Laranjal do Jari - Lideranças políticas debatem asfaltamento do trecho sul da BR-156

Um dos relatos mais fortes durante o encontro foi o da deputada Meire Serrão, que tem como base a região do Jari. “Só quem mora na região sabe das dificuldades, com a atual situação da estrada. Já escutamos muita promessa, agora queremos ações concretas”, desabafou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB) recebeu, no último domingo (20), uma comissão de vereadores do município de Laranjal do Jari – distante cerca de 200 km de Macapá. Na pauta do encontro, o asfaltamento do eixo sul da BR-156, que liga Macapá aos municípios do sul do Estado (Laranjal e Vitória do Jari). Também estiveram na reunião o senador Gilvam Borges (PMDB), os deputados federais Antônio Feijão (PSDB), Dalva Figueiredo (PT) Janete Capiberibe (PSB), além da deputada estadual Meire Serrão (PMBD). Os vereadores Edevaldo Pena (PSDB), Zeca Madeireiro (PT) e Professora Beta (PR), participaram representando a Câmara Municipal de Laranjal do Jari. Um dos relatos mais fortes durante o encontro foi o da deputada Meire Serrão, que tem como base a região do Jari. “Só quem mora na região sabe das dificuldades, com a atual situação da estrada. Já escutamos muitas promessas, agora queremos ações concretas”, desabafou.As lideranças prometeram unir esforços para que a pavimentação do trecho sul da rodovia saia o quanto antes, a exemplo do que acontece com a parte norte da estrada. Para o deputado Jorge Amanajás, essa mobilização precisa ser constante. “É uma grande movimentação, por parte dos vereadores de Laranjal, para conseguirem esse intento. Agora, o momento é de criar uma força-tarefa constante para dar continuidade a essa movimentação. Ainda esta semana, pretendo convocar os secretário Rodolfo Torres [Transporte] e Odival Monterrozo [Desenvolvimento da Infra-estrutura], para que exponham a situação atual da estrada, no que diz respeito a projeto, licença ambiental e outros pontos”, argumentou o deputado Jorge Amanajás. Amanajás adiantou ainda que partir daí, os esforços serão no sentido de fazer articulações junto aos governos estadual e federal, mobilizando também a opinião pública do Estado, para a importância do asfaltamento desse trecho da BR.Para o senador Gilvam Borges, há a necessidade da apresentação urgente de um projeto, por parte do Governo do Estado. “Estamos preparados para agir, em Brasília, para que essa pavimentação comece o quanto antes. Nosso papel é garantir os recursos para atender essa reivindicação, mais do que justa, do povo do Jari”, endossou o senador Gilvam Borges. O vereador Edevaldo Pena lembrou que a situação da estrada hoje é caótica. A viagem que normalmente é 7/8 horas, hoje chega a demorar 10 horas. De caminhão chega a 15 horas. “Esperamos que esse encontro seja um marco e que o asfaltamento saia de fato”, finaliza o vereador Edevaldo Pena, que presidiu a comissão de vereadores.

Aeroporto de Macapá - Senador pede “urgência” na retomada das obras

O senador Gilvam Borges esteve em audiência com presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) Brigadeiro Cleonilson Nicácio SIlva, para solicitar mais celeridade nas obras do aeroporto Internacional de Macapá , cuja estas estão paralisadas há tempos. O senador questionou do presidente o porque da paralisação das obras. No inicio desse ano o brigadeiro esteve em visita ao Amapá, a pedido do senador Gilvam Borges, onde anunciou a retomada das obras.Segundo o presidente da Infraero, não é somente os amapaenses que aguardam pelo fim dessa obra. “Nós da Infraero queremos ver o novo terminal de passageiros do Amapá concluído, só estamos aguardado a resposta do Exército Brasileiro para então concluirmos as obras do Aeroporto”, disse o brigadeiro. De acordo com o senador Gilvam Borges, a obra começou no final de 2004 e esteve paralisada por causa de problemas de licenças ambientais e de adequações exigidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “A reforma do Aeroporto de Macapá está paralisada há praticamente um ano e meio, depois de a obra estar quase 70% concluída”disse o parlamentar enfatizando que agora o sonho dos amapaenses em ver as obras do Aeroporto terminada, se tornará realidade nos próximos meses.O senador explicou que no ano passado, o presidente anterior da Infraero Sérgio Gaudenzi, conseguiu negociar com os donos da empresa Gautama (vencedora da licitação acusada de ter cometido irregularidades), que desistiram do contrato. Porém a empresa classificada em segundo lugar na licitação do aeroporto foi convidada para assumir a obra, mas ela não aceitou, alegando que os preços estavam defasados. “Dessa forma, é necessária uma nova licitação para que uma nova empresa seja escolhida e os trabalhos retomados o mais rápido possivel” comentou Gilvam Borges .Novo Aeroporto O novo Aeroporto Internacional de Macapá, terá 17 mil metros quadrados e capacidade para atender a 700 mil passageiros por ano. O atual aeroporto, com 2,9 mil metros quadrados e capacidade para 170 mil passageiros por ano, opera anualmente 324 mil passageiros.As obras vão ampliar o estacionamento de veículos, que passará a oferecer 258 vagas, contra as 80 atuais. A área passará de 2,4 mil metros quadrados para 11 mil metros quadrados. O pátio de aeronaves passará dos atuais 21 mil metros quadrados para 30 mil metros quadrados, com capacidade para quatro aeronaves de grande porte e 30 de pequeno porte.

Deputada destaca importância da “Marcha Para Jesus”

Em pronunciamento, na Tribuna da Câmara Federal, a deputada Fátima Pelaes (PMDB/AP) parabenizou os organizadores e participantes da “Marcha Para Jesus”, que aconteceu no sábado passado em Macapá. “Esse é um evento celebrado no mundo inteiro, com o propósito de trazer o amor, a alegria, e a vida que nós experimentamos em Jesus Cristo. Mostramos isso abertamente, proclamamos nossa fé corajosamente e convidamos outros a se juntarem à celebração. Marchando, nós colocamos nossos pés sobre o solo do lugar para o qual Deus tem nos chamado para ministra”, disse a deputada.A parlamentar lembrou ainda que a “Marcha para Jesus é realizada anualmente, em número cada vez maior de cidades brasileiras e demonstra a força da vida em cristo, que é capaz de ultrapassar os limites dos templos, para irradiar-se por toda a sociedade. Para ela, esse é um fenômeno que vem sendo observado desde a primeira edição do evento em Londres em 1987. No Brasil, a primeira Marcha para Jesus ocorreu em 1993 e levou cerca de 350 mil pessoas às ruas de São Paulo. “Hoje, milhões de cristãos, sem distinção de idade, sexo, etnia, nem denominação, reúnem-se com essa finalidade em mais de 170 países”.Fátima Pelaes lembrou seus colegas deputados que, todos os dias na imprensa as notícias policiais trazem cenas de violência que demonstram crueldade e instabilidade nas famílias. Além disso, a taxa de criminalidade nas cidades não para de crescer.A parlamentar defendeu ainda que hoje, chamar a sociedade para buscar o amor é muito importante, em função de tantos problemas existentes no mundo, que poderiam ser solucionados de uma forma diferente, sem ter que prejudicar ao próximo ou sem ter que deixar de estender a mão para aquele que precisa. Dificuldades que poderiam ser olhados simplesmente com amor. “Precisamos abrir o nosso coração para compreender o amor e deixar que ele transforme as nossas vidas. A Revista Época desta semana veiculou uma matéria sobre o crescente número de jovens que estão seguindo o caminho de Deus, o que nos anima muito, pois, a capacidade de se adaptar ao espírito do tempo para responder aos anseios dos jovens é uma forma de mostrar o verdadeiro amor de Deus”, frisou.


Lideranças políticas iniciam mobilização para asfaltamento do lado sul da BR-156

Encontro houve promessas de união de esforços para que pavimentação de estrada seja logo concretizada OA Sala dos Deputados, da Assembleia Legislativa, serviu de local, nesse fim de semana, para um encontro político em que foi debatida a importância da BR-156 ser logo asfaltada em seu lado sul, trecho que liga Macapá aos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari.“Estamos preparados para agir, em Brasília, para que essa pavimentação comece o quanto antes. Nosso papel é garantir os recursos para atender a essa reivindicação mais do que justa do povo do Jari”, disse o senador Gilvam Borges (PMDB), um dos participantes da reunião.Do encontro também fi-zeram parte o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB); deputada estadual Meire Serrão (PMDB), que tem base política na região do Jari; de-putados federais Antônio Feijão (PSDB), Dalva Figueiredo (PT) e Janete Capiberibe (PSB); e os vereadores de Laranjal do Jari Edevaldo Pena (PSDB), Zeca Madeireiro (PT) e Professora Beta (PR) Um dos relatos mais fortes durante o encontro foi o da deputada Meire Serrão. “Só quem mora na região sabe das dificuldades com a atual situação da estrada. Já escutamos muita promessa, agora que-remos ações concretas”, exigiu a parlamentar.As lideranças políticas presentes na reunião prometeram unir esforços para que a pavimentação do trecho sul da rodovia saia o quanto antes, a exemplo do que acontece na parte norte.Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jorge Amanajás, a mobilização para o asfaltamento em questão precisa ser constante. “O momento, agora, é de criar uma força tarefa constante para dar continuidade à essa movimentação. Ainda nesta semana pretendo convocar os secretários Rodolfo Torres, do Transporte, e Odival Monterrozo, do Desenvolvimento da Infra-estrutura, para que exponham a situação atual da estrada, no que diz respeito a projeto, licença ambiental e outros pontos”, prometeu Amanajás. O deputado adiantou que a partir das exposições dos secretários os esforços serão no sentido de fazer articulações junto aos governos estadual e federal, mobilizando também a opinião pública do Estado, para a importância do asfaltamento do trecho sul da BR-156Para o senador Gilvam Borges, há necessidade de apresentação urgente de um projeto, por parte do governo do Estado. O vereador Edevaldo Pena lembrou que a situação da estrada hoje é caótica. A viagem que normalmente é feita durante sete ou oito horas, hoje chega a demorar dez horas. De caminhão a demora chega até a 15 horas. “Espe-ramos que esse encontro seja um marco e que o asfaltamento saia de fato”, finalizou o vereador Edevaldo Pena.


A força de Sarney

Dito à coluna pelo deputado federal Jurandil Juarez (PMDB/AP), a respeito dos ataques ao senador José Sarney (PMDB/AP): “O presidente Sarney, mesmo que estivesse enfraquecido, ainda assim seria um dos homens mais fortes do país, que dirá do Amapá”, disse o parlamentar, que ainda completou: “E ele não está enfraquecido”.



Brizola

Deputado Sebastião Bala Rocha fez discurso emocionante, ontem, na Câmara.Homenageou o ex-presidente do PDT, partido dele, Leonel Brizola, que completou cinco anos no andar de cima.Se fosse vivo, o “Caudilho” teria completado ontem 87 anos de idade.

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