terça-feira, 23 de junho de 2009

Senado Federal

Sarney recebe presidente das Filipinas

O presidente do Senado, José Sarney, recebe nesta quarta-feira (24) a visita da presidente da República das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo. Segunda mulher a governar aquele país, ela deve discutir em especial duas experiências brasileiras: a produção de biocombustível e o programa de transferência de renda Bolsa-Família.
A embaixadora das Filipinas no Brasil, Teresita V. G. Barsana, disse que o Brasil é visto pelos filipinos como uma grande potência internacional e que interessa àquele governo estreitar laços de amizade com os brasileiros. A embaixadora assinalou que a visita é a oportunidade para a assinatura de acordos de cooperação em áreas como biocombustíveis, agricultura e educação.
Gloria Arroyo desembarca na tarde desta segunda-feira (22) em Recife (PE), onde se encontra com o governador Eduardo Campos. Na terça-feira (23), ela inaugura o novo pátio de armazenagem de contêineres do Tecon Suape, investimento de US$ 10 milhões feito pela empresa filipina International Container Terminal Services Inc. (ICTSI), que ganhou contrato para administrar o porto.
Ainda na terça-feira, Gloria Arroyo se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando deverá informar-se sobre o programa do álcool combustível, iniciado em 1970, e sobre o Bolsa-Família, que impressiona o governo filipino por ter, nos últimos cinco anos, ajudado 12 milhões de brasileiros a saírem da pobreza.
Na entrevista, a embaixadora disse que a República das Filipinas iniciou um programa semelhante, mas numa escala bem menor, em razão de aquele país não dispor de tantos recursos. Até agora, 379 mil famílias pobres foram contempladas pelo programa filipino.
Esta não é a primeira visita de Gloria Arroyo ao Brasil. Ela esteve aqui em 1966 com seu pai, o então presidente Diosdado Macapagal, que já havia visitado antes o país como vice-presidente, por ocasião da inauguração de Brasília, em 1960. Antes de chegar à presidência, Glória Arroyo exerceu os cargos de senadora e de vice-presidente da República das Filipinas.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar