terça-feira, 30 de junho de 2009

Câmara dos Deputados

Bala Rocha anuncia novos casos de escalpelamento no Amapá

Ao comentar audiência pública realizada pela Comissão da Amazônia para discutir medidas de prevenção ao escalpelamento nas comunidades ribeirinhas, Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) disse que não iria comemorar os avanços alcançados, mas lamentar a ocorrência de mais dois casos na região.O deputado alertou a população para que adote medidas como andar de cabelo preso e desligar o motor das embarcações toda a vez que o eixo estiver exposto, até que todas as embarcações tenham uma proteção especial no eixo do motor. Ele também pediu aos veículos de comunicação da Câmara que ajudem a esclarecer e a conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o escalpelamento, que deixa problemas físicos e sequelas psicológicas.

Janete Capiberibe quer evitar novos casos de escalpelamentos

O Senado aprovou projeto da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) que obriga a instalação de uma proteção no eixo e em outras partes móveis do motor das embarcações, tornando os barcos da navegação ribeirinha mais seguros. A deputada comemorou a aprovação da proposta, que segue agora para sanção presidencial. Segundo ela, a medida será importante para atacar a maior causa dos escalpelamentos nas regiões ribeirinhas. Janete Capiberibe acrescentou que a Fundacentro, do Ministério do Trabalho, já desenvolveu e testou um protótipo de proteção segura e de baixo custo que cobrirá as partes móveis dos motores, em substituição aos arranjos improvisados e de pouca eficácia

Leia a íntegra do discurso

Antônio Feijão critica criminalização da carne produzida na Amazônia

Antônio Feijão (PSDB-AP) condenou a criminalização da carne produzida na região amazônica, especialmente no Pará, Rondônia e Mato Grosso. O deputado criticou ainda o Congresso Nacional por permitir que atos burocráticos e isolados de integrantes do governo que não conhecem a realidade da Amazônia tratem como criminosos os trabalhadores que atuam na região.Antônio Feijão ainda elogiou os técnicos e políticos que trabalharam para a aprovação da medida provisória que transferiu as terras federais para os estados de Roraima e do Amapá.

Leia a íntegra do discurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar