quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Presidência do Senado Federal

Exploração compartilhada é melhor opção para pré-sal, diz Sarney

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou, na manhã desta quarta-feira (07), que o sistema de exploração compartilhada a ser adotado pela Petrosal para a exploração de reservas na camada pré-sal é comprovadamente o mais adequado, conforme revela a experiência mundial.
- Eu acho que o sistema de parceria é o que deve ser adotado quando se encontra uma grande reserva como nós encontramos na camada pré-sal. No mundo inteiro é assim.
Sarney também explicou que nenhum país que tem grandes jazidas abdica da extração em favor de empresas particulares ou se dispõe a explorá-las sozinho. O que funciona nesse tipo de exploração, observou ele, é a concessão de risco.
- Nesse sistema de concessão de risco, a média mundial revela que, de cada dez poços perfurados, se encontra um poço que tem petróleo. Já na camada pré-sal brasileira, dos onze poços perfurados, em onze foi encontrado óleo. Esse foi um trabalho desenvolvido pela Petrobras ao longo dos últimos 30 anos. Então, ela não pode agora entregar essas concessões a companhias privadas. Ela vai compartilhar e vai gerir a exploração.
Teresa Cardoso / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar