quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Efemérides


Dia do Enfermo
Dia do Treinador de Futebol
1770 – O governador do Pará, Ataíde Teive, comunica ao governo português a nomeação de Lobo d´Almada no comando militar de Macapá.1918 – Padre Júlio Maria Lombaerde funda uma escola infantil em regime de semi-internato para abrigar menores de oito anos.
1947 – O Diário Oficial da União publica o decreto-Lei nº 22.437, autorizando a Mineradora Apolo s/A a pesquisar ocorrências de cassiterita no município de Amapá.
1950 – O padre Aristides Piróvano, do Pime (Pontifício Instituto das Missões) é nomeado administrador apostólico de Macapá até 27 de maio de 1956, quando passa a ser bispo da nova Prelazia de Macapá, desmembrada da Prelazia de Santarém.
1950 – Macapá. É inaugurado o Estádio Municipal Glicério Marques com um combinado entre as seleções do Amapá e Pará, sob a direção do árbitro carioca Alberto da Gama Malcher.
1986 – Duas antropólogas do Museu Paraense Emílio Goeldi fazem escavações e resgates de urnas funerárias do sítio arqueológico do Pacoval.
2002 – O Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnologicas do Amapá (IEPA) inaugura, em Fazendinha (Macapá), o Laboratório de Biotecnologia, que funcionará com a presença de uma doutora em Fisiologia Vegetal, um especialista em Biotecnologia Vegetal, dois estagiários da Unifap/Fundap e dois técnicos em Laboratório.2004 – Falece em Calçoene, o cordelista Francisco Rodrigues Pinto, autor de A Chacina dos Magave e Cabralzinho, Herói do Amapá. O autor deixou inédita uma obra sobre Janary Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar