quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor (?)


MANCHETES DO DIA

JORGE AMANAJÁS ASSUME NEGOCIAÇÕES SOBRE BANDA LARGA

O presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás, resolveu assumir as negociações e analisa termo de cooperação técnica com a empresa Telecom para implantação da internet banda larga no Estado do Amapá. A Telecom executa projeto de inclusão digital que consiste no oferecimento da internet banda larga via satélite, que é o mais viável para regiões isoladas como o Amapá, já que a tecnologia tradicional, que utiliza cabos de fibra ótica, é de custo extremamente elevado. Para que o serviço seja oferecido à população, legislação exige que o Poder Executivo ou Legislativo – isoladamente ou em conjunto – assine termo de cooperação técnica com a operadora, e isso já vem sendo feito por Amanajás.

JORNAL DO DIA

Foi realizada, na manhã da última terça-feira, 20, uma reunião fechada no Palácio do Setentrião entre responsáveis por várias áreas da infra-estrutura amapaense para discutir a preocupante questão do asfaltamento público. Visando iniciar uma mega-operação para sanar esta questão, Prefeitura e Governo do Estado unem forças em prol da população. Na reunião estiveram presentes o prefeito de Macapá, Roberto Góes; Rodolfo Torres, secretário de transportes; o secretário de obras, Carlos Aragão; e o secretário especial da governadoria, Alberto Góes, além da equipe de reportagem do Jornal do Dia, chamada com exclusividade para cobrir o encontro.

A GAZETA

Até agora o portal do jornal não foi atualizado

O GLOBO
OBAMA ANUNCIA RECONSTRUÇÃO DOS EUA E PROMETE ERA DE PAZ

Ao se dirigir pela primeira vez ao país como o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama conclamou os americanos a se levantarem e promoverem a reconstrução da América. "Enfrentamos desafios reais, mas vamos vencê-los", anunciou, diante de dois milhões de pessoas que, sob frio intenso, lotaram os 2,5 quilômetros entre o Obelisco e o Capitólio. O presidente convocou os americanos para uma nova era de responsabilidade, já que atribuiu a crise financeira a uma falha coletiva em fazer escolhas difíceis.

FOLHA DE SÃO PAULO

Barack Hussein Obama, 47, tomou posse às 15h05 de ontem (horário de Brasília) como o 44º presidente dos EUA e o primeiro negro a ocupar o cargo na história. Sob frio de -3°C e diante de um público recorde, Obama fez um discurso duro, porém esperançoso. "Começando hoje, precisamos nos reerguer, esfregar nossas mãos e começar novamente o trabalho de reconstruir a América", afirmou.

O ESTADO DE S. PAULO
OBAMA PROMETE NOVA ERA DE RESPONSABILIDADE NOS EUA

O presidente Barack Hussein Obama prometeu "reconstruir os EUA" e estender a mão a nações amigas e inimigas no discurso de posse, visto ontem por cerca de 2 milhões de pessoas em Washington. Obama reconheceu as dificuldades que os EUA terão de enfrentar - entre elas duas guerras (no Iraque e no Afeganistão) e a maior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 30 - e proclamou uma "nova era de responsabilidade" para superá-las.

Diante de mais de 2 milhões de pessoas, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, tomou posse ontem, em Washington, e assumiu de forma definitiva a responsabilidade de guiar a maior economia do planeta na busca pela saída da mais grave crise financeira em décadas. O 44º presidente americano discursou por cerca de 20 minutos, após prestar juramento sobre a mesma bíblia usada por Abraham Lincoln, em 1861, e destacou a determinação de unir o país diante de desafios como a crise e as guerras do Iraque e Afeganistão. ­ Os problemas são sérios e muitos. Eles não serão confrontados com facilidade ou num curto espaço de tempo.

VALOR ECONÔMICO
OBAMA PREVÊ TEMPOS DIFÍCEIS

Barack Obama tomou posse como o 44º presidente dos EUA e conclamou o país a colocar de lado a ganância, a irresponsabilidade e o "nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis", para afastar as "tempestades" da guerra e da recessão. Em um pronunciamento ambicioso de 18 minutos, cheio de alusões à Bíblia e aos textos sagrados da democracia americana, Obama procurou obliterar as tradicionais divisões entre conservadorismo e liberalismo para refazer a política americana. Sem mencionar nomes, ele lançou uma reprimenda sutil a George W. Bush e aos republicanos que controlaram o governo federal pela maior parte da última década, os quais há não muito tempo disseram que Obama não estava preparado para ocupar o Salão Oval.


“Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. Neste dia, viemos para proclamar o fim das queixas mesquinhas e das falsas promessas, das recriminações e dos dogmas desgastados, que já por muito tempo têm enfraquecido a nossa política.” Com essas palavras, Barack Obama reafirmou que chega a Washington, como o 44º presidente, para promover mudança. Apoiado por uma multidão eufórica e sob os olhares de todo o mundo, o primeiro negro a governar os Estados Unidos jurou servir ao país e fez um discurso emotivo, no qual garantiu que a nação sairá da crise.

BANCO PÚBLICO TEM JURO MENOR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir hoje com dirigentes de bancos públicos para discutir juros e spreads que, no seu entender, estão altos. Pesquisa da Fundação Procon-SP, contudo, mostra que foram justamente os bancos públicos que puxaram para baixo as taxas médias de juros em janeiro.

TRIBUNA DA IMPRENSA
ECONOMIA PEDE AÇÃO E RAPIDEZ, DIZ OBAMA

Barack Hussein Obama tomou posse como o 44º presidente dos Estados Unidos ontem em Washington, após superar barreiras raciais e convencer o país que ele lutará contra a crise econômica. Como primeiro presidente negro do país, Obama abordou em seu discurso, a partir do Capitólio, os desafios que os americanos enfrentam na economia e na política. Ele falou sobre a crise econômica, o pacote que os democratas preparam no Congresso e a luta contra o terrorismo.




DESTAQUES

Sarney atropela
Panorama Político - Ilimar Franco
O Globo

O senador José Sarney (PMDB-AP) chega à reta final das eleições para a presidência do Senado como favorito. Depois de ter dito três vezes não ao presidente Lula, na segunda-feira ele se justificou: "O partido está pressionando, a bancada exige a candidatura". O presidente aceitou, mas alertou-o de que não tinha como tirar o petista Tião Viana (AC) da disputa. Sarney, que preferia ser ungido, retrucou decidido: "Tudo bem, vamos ter eleições". Turma do Aécio vê operação abafa A cooptação do ex-governador Geraldo Alckmin pelo governador José Serra (SP) caiu como uma bomba na ala que defende a candidatura presidencial do governador Aécio Neves (MG). "Estamos com medo que se tente criar um fato consumado. Nosso sentimento é que a cúpula não quer patrocinar uma disputa transparente e leal", criticou o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). Considerado um porta-voz de Aécio no Congresso, Nárcio cobrou ontem que o partido decida as regras para a realização de prévias e adverte: "Se ficarmos desconfortáveis, se nos tirarem do jogo, seremos obrigados a buscar outros caminhos". O senador Sarney na presidência do Senado é equilíbrio, respeitabilidade e uma relação afável com a oposição" - José Agripino, líder do DEM no Senado (RN)
Leia mais...

Jarí Celulose e Cadam demitem mais de mil operários
Jornal do Dia

Depois das tragédias enfrentadas anos anteriores, enchentes e incêndios agora os moradores do Vale do Jarí iniciam o ano contabilizando os estragos provocados pelas demissões nas duas maiores empresas da região: Jarí Celulose, que pertence ao Grupo Orsa, e a Cadam, que explora o comércio de caulim. As duas empresas têm atividades extrativistas no município de Vitória do Jarí, que faz fronteira com o estado do Pará, por Almeirim. O deputado estadual Manoel Mandi, que vem acompanhando as negociações entre empresas e funcionários, revelou em entrevista ao Jornal do Dia que "somente as firmas que prestam serviços à Cadam já demitiram 100 operários e na Jarí Celulose a gente estima que as demissões cheguem a mais de mil funcionários" , informou.
Leia mais…

Coluna “Ponto e Vírgula”
Diário do Amapá

Providências

Vice-prefeita Helena Guerra se reúne novamente com os empresários de ônibus, na próxima sexta-feira, após encontro acontecido anteontem na Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU). Nesse encontro, a vice-prefeita jogou pesado contra os empresários, pedindo um transporte coletivo da melhor qualidade na capital. Nesta terça, os donos de ônibus já devem apresentar algo para a melhoria do setor em que operam.

Obras

Ampliação do porto e duplicação da rodovia Duca Serra. São essas duas obras a prioridade dos parlamentares federais do Estado do Amapá em relação ao município de Santana, conforme apregoa o coordenador da bancada em Brasília, senador Gilvam Borges. Já para Macapá, entre outras prioridades, destacam-se saneamento e recuperação dos bairros.

Semeadores

A Associação Comunitária do Bairro Cidade Nova II anuncia inscrições para o Projeto Semeadores da Educação Ambiental do Estado do Amapá (Proseap). Os locais das inscrições são os seguintes: avenida Raimundo de Souza Mesquita, 273, sede provisória da entidade, e no Centro Comunitário localizado na avenida Santa Maria. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas. Representantes da União vão à Serra do Navio verificar patrimônio deixado pela Icomi
Leia mais...

BLOG DO JORNAL DO DIA


Aniversário da Previdência

A Previdência Social do Brasil comemora no dia 24 os 86 anos de implantação. Sob o tema "Previdência Social - 86 anos: preteção para o trabalhador e sua família", uma vasta programação comemorativa será cumprida em todo o país. O evento será aberto oficialmente com um pronunciamento do ministro José Pimentel, em cadeia nacional de rádio e TV, no dia 25 (domingo).A gerência Executiva do INSS Macapá, também realizará eventos no Estado.Programação:26/01/09 - Café da Manhã , para os servidores e segurados, LOCAL : APS/MCP – AV: Ernestino Borges – LaguinhoHORA: 8:30hs – CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS SERVIDORES, ESTAGIÁRIOS, ETC27/01/09 - Entrega dos Alimentos e Materiais arrecadados pela Gerência e APS, 8:00 às 12:00 Baixada do Kiar – Bairro: Perpétuo Socorro.29/01/09 - Ação do INSS – Centro de Recuperação MONTE MONTE TABOR.30/01/9 - Orientação e Divulgação dos Serviços Previdenciá-rios, no Terminal Rodoviário, de 8:00 às 14:00hs.

Sem entender???


Vou explicar só uma vez, tá!Para quem "não conseguiu entender" o slogan da nova logomarca da Prefeitura de Macapá "Cidade forte", ou não pensa ou se faz de inocente (pra não dizer outra coisa). "Cidade forte" sim! porque não?Se a prefeitura é responsável pelos chamados interiores, ou distritos, a história continua a mesma, pois não deixar de fazer parte das responsabilidades que cabem ao município de Macapá.Entendeu agora?


Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá

Já está tudo pronto para a largada da corrida mais tradicional do nosso Estado. Com a realização sob a responsabilidade da Prefeitura de Macapá e do Jornal do Dia, a Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá será realizada no dia 04 de fevereiro em comemoração aos 251 anos da cidade de Macapá e 22 anos de fundação do Jornal do Dia.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 23 de janeiro, próxima sexta-feira, na sede do Jornal do Dia, Comel e Sedel. A premiação será em dinheiro e troféu.

Novas eleições


Está determinado pela Justiça Eleitoral que 14 municípios brasileiros deverão ter novas eleições até o dia 8 de março. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a eleição realizada em outubro do ano passado, nessas cidades foi considerada nula devido aos candidatos terem seus registros de candidatura indeferidos por causa das contas rejeitadas pelos TC's. O TSE divulgou calendário, constando que municípios do Piauí (1), Maranhão (1), Sergipe (1), Pernambuco (3), Amazonas (1), Paraíba (1), Natal (1), Roraima (1) e Alagoas (4).

Enquete

A coisa tá pegando. É que a enquete que o blog do Jornal do Dia está realizando na internet para saber quem nossos leitores colocariam para representar o povo amapaense começou a oscilar. Vejamos por exemplo, no caso dos candidatos a vaga de deputado federal, existem 111 votos para a opção 'nenhum dos candidatos', seguindo-se de 68 votos para Fátima Pelaes (PSDB), 57 votos para Janete Capiberibe (PSB) e em 4º lugar, Lucenira Pimentel (PR) com 56 votos. Só as mulheres lideram nesse caso.Quando partimos para as desejosas cadeiras da Assembléia Legislativa, encontramos Jorge Souza (PCB) com 85 votos, Dalto Martins (PMDB) com 72 votos, Camilo Capiberibe (PSB) com 67 votos, Meire Serrão (PT do B) com 65 votos e Jorge Salomão (DEM) com 62 votos.Para o Senado, a coisa volta a se enrolar quando num total de 216 votantes, 116 deles fazem opção por 'nenhum dos candidatos' (novamente), 25 optaram por Papaléo Paes (PSDB), enquanto Gilvan Borges (PMDB) ficou com 24 votos.Com a enquete realizada na internet, o Jornal do Dia (
http://www.jornaldodia-amapa.blogspot.com/) está bombando como um dos principais endereços da blogosfera, desbancando muitos por ai que se dizem bons.

Chuva forte atinge grande parte do País nesta quarta

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), enviou um alerta para a ocorrência de chuvas fortes em parte do País nesta quarta-feira. De acordo com o instituto, a chuva deve vir acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais devem receber um volume mais significativo de chuva. Também são esperadas pancadas nos estados do Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Amapá, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Roraima.
Leia mais...


Saúde : Mais de 1.200 atendimentos realizados em Calçoene

Atividades fazem parte de um cronograma de projetos itinerantes nos 16 municípios do Estado

Encerou neste sábado, 17, a ação itinerante de saúde no município de Calçoene, que foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) - por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – e executada em parceria com a prefeitura do município, realizada na Unidade Mista de Saúde (UMS) de Calçoene. De acordo com a coordenadora da ação, Elza dos Santos Góes, as atividades fazem parte de um cronograma de projetos itinerantes, que deverão atingir os 16 municípios do Estado. “As ações iniciaram em Oiapoque e Tartarugalzinho, agora estamos realizando em Calçoene”, frisou a coordenadora. Ela informa que as atividades tiveram início no dia 6 de janeiro, quando foi feita uma triagem. Os pacientes foram submetidos a consultas médicas e cada caso foi encaminhado à sua devida especialidade.
Leia mais...

Situação do transporte público segue sem solução
Jornal do Dia


Se o poder público municipal quiser realmente melhorar as condições do transporte coletivo em Macapá, até o início do ano letivo, vai ter que redobrar o esforço que vem fazendo. Enquanto que na administração anterior a culpa era da buraqueira no asfalto público, hoje o transporte clandestino leva a má fama. Ontem à tarde, uma nova reunião foi agendada entre os empresários de ônibus e a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), para dar continuidade às discussões das outras três reuniões anteriores.
Leia mais...

DIAGRO apreende produto irregular e fecha matadouro
Jornal do Dia


Dando continuidade à severa campanha de inspeção sanitária iniciada em 2008, a DIAGRO (agência de Defesa e Inspeção Sanitária) vistoriou e interditou o matadouro de Fazendinha por estar irregular em quase todos os setores, desde o abatimento até a extração e comercialização completamente irregular da bílis bovina. A bílis é um conglomerado de enzimas que são produzidas na vesícula biliar, estrutura anexa ao fígado. Essas enzimas são utilizadas pelo organismo no processo digestivo de gorduras. comercialmente ela é utilizada na fabricação de remédios como o Viagra e cosméticos em geral.
Leia mais...

Sarney pode ter 60 em 81 votos

A candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à Presidência do Senado já soma entre 55 e 60 votos de um total de 81 senadores. A estimativa é da cúpula do PMDB, que ontem mesmo já iniciou a campanha do ex-presidente. O presidente Lula disse a Sarney, durante o encontro de segunda-feira, que “jamais ficaria” contra sua candidatura. Lula agora tenta convencer Tião Viana (PT-AC) a desistir de uma surra anunciada.
Cláudio Humberto online

Eletronorte prepara a segunda etapa do “Luz para Todos” no Amapá
Jornal do Dia


A empresa Centrais Elétricas Norte do Brasil (Eletronorte) se prepara para iniciar a segunda etapa do programa " Luz para Todos" , no Amapá. A empresa executora da obra seria a Cea, porém, devido a sua inadimplência junto ao governo federal, a Eletronorte teve que assumir o papel. O programa pode atingir entre 28 a 30 domicílios, incluindo os cerca de 2.3 mil já atendidos na primeira etapa, pois ainda existe demanda esses bloco. Ontem, o funcionário da Eletronorte, Paulo Silva, que coordena o programa no Estado, informou que uma pequena pendência da Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea) está imperando o prosseguimento dos serviços, que " já deveriam ter iniciado, mas, pelo jeito a gente vai que aguardar para que o impasse seja sanado pela bancada federal" , observou.
Leia mais...

Sesc/AP comemora 32 anos de atuação no Amapá

O Serviço Social do Comércio (Sesc/AP) realizará uma programação no próximo domingo (25), a partir das 8h, em sua sede, no Bairro Beirol, Zona Sul de Macapá, para comemorar o aniversário de 32 anos de atuação no Estado. De acordo com a assessora de comunicação do Sesc, Juliana Coutinho, o órgão irá oferecer uma ação social com serviços gratuitos para toda a comunidade. A programação encerrará às 17h, contará com diversos serviços como atendimento odontológico; Consultas médicas; Corte de cabelo; Coleta de sangue para exame de próstata; Emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira de passe livre.
Leia mais...

Sarney é a melhor opção


Quem é Ideli Salvati para querer chamar a atenção do senador José Sarney? O PT pode estrebuchar à vontade. Repito mais uma vez, já fiz dezenas de broncas sobre o tema: o PT não leva a presidência do senado e do Congresso porque não é a maior bancada na Câmara Alta, porque o nome do senador Tião medonho não soma nada, nem no próprio PT, o cargo é para o PMDB, por ter a maior bancada, o PMDB é mais útil e forte para a governabilidade e porque Sarney é o melhor nome. Ponto final.
Vicente Limongi Netto
Brasíia (DF)
“Bronca Geral do Cláudio Humberto”

Ipem/AP intensifica fiscalização de material escolar em Macapá

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) intensificou dia 19 a fiscalização em lojas e de material confecção de uniformes escolares. De acordo com o titular do Ipem, Gaudêncio Souza, a medida visa proteger o consumidor. Os fiscais exigirão que na etiqueta contenha informações sobre como é composto o referido produto. A ação irá até o próximo sábado (24). -Em várias escolas, o início das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (26). É neste período que os pais de alunos tentam cumprir os requisitos da lista de produtos escolares, ao fazer a compra do material escolar, buscam aliar preço e qualidade do produto. Queremos garantir que a população tenha um material de qualidade, afirmou o titular.
Leia mais...

Representantes da União vão à Serra do Navio verificar patrimônio deixado pela Icomi
Diário do Amapá

O advogado-geral da União no Amapá, Michel Amazonas Cotta, e a diretora de patrimônio da União no Estado, Lyele Gonçalves de Andrade, vão à Serra do Navio verificar a situação da vila naquele município, deixada pela empresa mineradora de manganês Icomi. O objetivo da viagem é estudar a possibilidade da vila passar para a gestão da Fundação Serra do Navio. Atualmente, por decisão judicial, a Vila de Serra do Navio pertence ao governo federal. Numa das rodadas de discussão do assunto, houve uma reunião (foto), ontem à tarde, no escritório da Advocacia Geral da União em Macapá, com a presença de Michel Cotta e Lyele Andrade, além do deputado federal Sebastião Rocha, deputado estadual Manoel Brasil, presidente da Fundação Serra do Navio João Bosco Alfaia e chefe-de-gabinete da entidade, Rui Nunes. João Bosco informou, após o encontro, que a União pode se sensibilizar com a reivindicação da Fundação Serra do Navio, considerando que a entidade tem orçamento para fazer a manutenção da vila, gestão, revitalização e até promover ações sociais.
Leia mais...

“Porcalhões” poderão ser presos se jogarem lixo nas ruas
Diário do Amapá

A secretária municipal de manutenção urbanística, Gláucia Maders, informou, ontem, em entrevista no rádio, que está sendo estudado na Prefeitura de Macapá um meio de penalizar até com prisão o munícipe que irresponsável e deliberadamente jogar lixo na rua, não obedecendo ao Código de Posturas da capital.Gláucia falou no programa Luiz Melo Entrevista (Rádio Antena FM). No decorrer da entrevista, ela chegou a ser questionada por moradores, como a senhora Elisabete Dantas, que disse sobre a “cultura” do macapaense jogar na rua tudo o que para ele é descartável. À luz das palavras da ouvinte, a secretária revelou o estudo que pode desembocar no fato da fiscalização da Prefeitura Municipal de Macapá passar a ter poder de polícia contra os “porcalhões” ou “sujismundos”. Gláucia Maders informou que atualmente a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) recolhe diariamente duzentas toneladas de lixo domicilar, de feiras e de mercados.
Leia mais...

Mais de oito mil candidatos disputam vagas no Graziela de Souza
Diário do Amapá

O Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza (CEPGRS) reabre em alto estilo, oferecendo à comunidade estudantil do Estado, quatro novos cursos técnicos profissionalizantes, disponibilizados através de processo seletivo, que aconteceu nesse domingo, dia 18 de fevereiro, com a participação de 8.547 candidatos disputando vaga. Os cursos técnicos são os seguintes: Meio Ambiente, Higiene Dental, Análises Clínicas e Enfermagem. Segundo o diretor do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, Antonnei Pinto Lima, o curso mais concorrido foi o de Análises Clínicas, que recebeu 3.509 inscrições, enquanto que Meio Ambiente e Higiene Dental receberam 2.980 e 2.058, respectivamente.
Leia mais...

PEC dos Vereadores: Câmara responderá ao STF na próxima semana
Diário do Amapá

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, vai enviar na próxima semana a resposta para a consulta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Vereadores (333/04). No último dia 20 de dezembro, o ministro do STF Celso de Mello pediu informações ao presidente sobre a recusa da Câmara em promulgar a proposta, que aumenta o número de vereadores nos municípios brasileiros. Chinaglia pretendia enviar a resposta ainda neste semana, mas, segundo o secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna, concordou em aguardar mais um pouco pelo estudo que está sendo preparado pela equipe que assessora a Mesa. Redução de gastos – Aprovada pela Câmara dos Deputados em maio do ano passado, a proposta cria 24 faixas de números de vereadores, de acordo com o tamanho da população, para que os municípios tenham uma representação mais equilibrada.
Leia mais...

Fórum parlamentar discute integração regional em Belém
Diário do Amapá

Deputados e senadores brasileiros e de vários países estarão reunidos em Belém de 28 a 30 deste mês no Fórum Parlamentar Mundial - evento que ocorre paralelamente ao Fórum Social Mundial. Entre os temas que serão discutidos estão a integração econômica e regional, o papel dos parlamentos regionais e os movimentos migratórios mundiais. Serão debatidos ainda no encontro o comércio multilateral, projetos de desenvolvimento e paz e políticas de segurança. Temas relacionados ao meio ambiente - como mudanças climáticas, biodiversidade e populações tradicionais - também estarão na pauta de discussões entre os parlamentares.
Leia mais...

Quarta turma de residentes apresenta monografias
Diário do Amapá

Durante três dias, 19, 20 e 21 de janeiro, dez médicos residentes apresentam monografias sobre os mais variados temas da área da saúde. Os trabalhos são pré-requisitos para obtenção do título das especialidades de Ginecologia, Pediatria e Clínica Médica. Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por médicos do Amapá e de outros Estados. Entre os convidados estão o diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. José Tavares Neto, e o professor da Universidade Federal do Pará, Marcos Vinícius. De acordo com um dos membros da banca avaliadora, o uro-logista e cirurgião geral, Thiago A. C. Teixeira, a formação de mais dez re-sidentes resulta em um grande salto na qualidade das especializações. “Nossa residência melhorou bastante e o mais importante, estamos elaborando um protocolo de cirurgias que será finalizado este ano”, ressaltou o Teixeira.
Leia mais...


Coluna do Leonai Garcia
Diário do Amapá

Um idéia simples e lúcida

Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Vereador Rilton Amanajás (PDT), é de opinião que as sessões daquele poder aconteçam no período da manhã. Nada mais inteligente. A mídia poderá cobrí-las melhor.

As sessões durante o dia

Realizar as sessões da câmara municipal no período do dia, atrai o foco da população e da mídia para os edís. Quem não quer ser importunado, que não se candidate a cargo eletivo. Esconder-se é típico de quem não tem conteúdo.

Emissão do cartão do SUS - um horror

A coluna tem o dever de ajudar o governo municipal, em seus primeiros dias de mandato, na exata medida em que se empenhou a fundo para que isso acontecesse. Daí a sugestão. Prefeito Roberto Góes transfira a liberação do cartão do SUS para outro local. O funcionamento atual é impróprio. Subir dois lances de escadas, em ambiente apertado, sem ventilação, nem pensar. Um horror. Que tal levar aquilo para o Superfácil. Seria uma boa.
Leia mais...

Coluna “FROM”
Diário do Amapá

Pavio curto

Com cabeça fervendo que nem rapadura no tacho, entrevista de Gilvam, ontem, manifestando descontentamento com atuais aliados — leia-se, PSDB, teve alcance de um míssel teleguiado e pode acabar num cenário de guerra logo, logo. Quando fala em buscar novos parceiros, em vez daqueles, com ele carimbando candidatura para o governo, mas ombreado com Lucas (PTB) e Capiberibe (PSB) para o Senado Federal.

Cautela

Possível ruptura com o PSDB & Cia tem tudo a ver com a composição da nova mesa diretora da CVM, em cuja formação o PMDB foi deixado de fora — segundo dito pelo próprio GB, ontem. Menos afoitos, do inquilinato peemedebista, recomendam mais prudência e que, antes de uma tomada de posição definitiva, se esgote conversação nos bastidores.

Herança

Até ontem, estava escrito, no estilo pichação, na parede de uma ante-sala de uma importante secretaria municipal, na PMM: “casa de safados”. Mais: a porta de acesso à secretária do “chefe” só abre se acionado um fio (barbante), porque maçaneta simplesmente não existe mais. Vê se pode.
Leia mais...

VEJA TAMBÉM...

ARTIGOS

Ao sucessor, com carinho (Folha de S. Paulo)
Aprimorar a democracia (Folha de S. Paulo)
Brasil 2009 - ajustes nos investimentos (O Estado de S. Paulo)
Crise econômica e a necessidade de aprimorar a governança (Gazeta Mercantil)
Exportações em queda (O Estado de S. Paulo)
Fabio Colombo (Valor Econômico)
Guerra e fome (Valor Econômico)
Importação (Folha de S. Paulo)
Jeito Obama de governar (Correio Braziliense)
Lobos perdem as rugas, mas não a manha! (O Estado de S. Paulo)
O grande massacre de empregos (Folha de S. Paulo)
O presidente negro parece verde (O Estado de S. Paulo)
Obama precisa sanar economia mundial (Valor Econômico)
Por que Bush? (Correio Braziliense)
Prevenir o quê? (Folha de S. Paulo)
Quem tem medo das prévias? (Jornal do Brasil)
Sob o império da incerteza (Folha de S. Paulo)
Trinta anos de anistia batem à porta (Jornal do Brasil)
Uma boa alternativa para o Bolsa Família (Gazeta Mercantil)
Uma era Obama sem anticlímax (Jornal do Brasil)
Uma outra leitura da crise (Valor Econômico)
Verso e reverso em Niemeyer (Correio Braziliense)

COLUNAS


A força dos ideais (O Globo - Merval Pereira)
A fusão da Aracruz com a VCP (Valor Econômico - Brasil)
A hora dos governadores (Correio Braziliense - Brasília-DF)
A posse de Favreau; agora, Obama (Folha de S. Paulo - Clóvis Rossi)
A sorte de Obama (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Areia movediça no Congresso (Folha de S. Paulo - Fernando Rodrigues)
Assassino de estimação (1) (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
BNDES pode ter mais de R$ 120 bi em 2009 (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Decifrando Obama (Correio Braziliense - Brasil S.A)
DI se protege contra "surpresa" do Copom (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
Era Obama (O Globo - Panorama Econômico)
Inconfidência (Folha de S. Paulo - Painel)
José Serra, o conciliador (Valor Econômico - Política)
Não eram sapatos gastos, eram História (O Globo - Élio Gaspari)
O Brasil inventou o assassino de estimação (Gazeta Mercantil)
O CANDIDATO E O COICE (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)
O mundo quer confiar (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
Obama não anima e índice já cai no ano (Valor Econômico - De olho na bolsa)
Que tal Maracujina? (O Globo - Ancelmo Gois)
Refazer a América (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Sarney atropela (O Globo - Panorama Político)
Sarney começa a Operação Resgate (Jornal do Brasil - Informe JB)

ECONOMIA

86 vagas no Conselho de Fisioterapia (Correio Braziliense)
Acordo garante 8 mil empregos em 40 indústrias na Zona Franca de Manaus (O Estado de S. Paulo)
Adoção de duas taxas reduziria o custo dos juros (Jornal do Brasil)
Aporte do banco pode chegar a R$ 2,4 bi (O Estado de S. Paulo)
Aposta de corte de 1 ponto da Selic ganha mais adeptos no mercado (Valor Econômico)
Banco diz evitar que empresas se "espatifem" (Folha de S. Paulo)
BANCO PÚBLICO TEM JURO MENOR (Gazeta Mercantil)
Bank of America fará mais cortes de pessoal (Valor Econômico)
BB e Caixa vão exigir contrapartida de emprego (O Globo)
BB já se prepara para reduzir os juros hoje (O Globo)
BC vai ampliar o atendimento aos consumidores (O Globo)
Bolsa cai 4% em meio a perdas de bancos no exterior (Folha de S. Paulo)
Bolsas caem mais de 4% nos EUA (Valor Econômico)
Brasil é o quarto maior produtor de celulose (Gazeta Mercantil)
Centrais vão para a porta do BC (O Estado de S. Paulo)
Clima faz Paraná antecipar o início da colheita de soja (Valor Econômico)
Com ajuda do BNDES, Votorantim assume controle da Aracruz (O Estado de S. Paulo)
Com BNDES, VCP assume a Aracruz (Valor Econômico)
Com menos chuvas, preço vai a R$ 140,00 (Valor Econômico)
Começa reação contra desemprego (Correio Braziliense)
Conab suspende leilão de milho (Gazeta Mercantil)
Concurso do BC aguarda autorização (Jornal de Brasília)
Construção "popular" terá desoneração (Folha de S. Paulo)
Construção civil pode ter imposto zero (O Globo)
Construção quer flexibilizar jornada e salário (Folha de S. Paulo)
Consumidor sentirá pouco efeito (O Estado de S. Paulo)
Crise: Vale e Marcopolo anunciam férias coletivas em Minas e no RS (Folha de S. Paulo)
CSN deve cortar mais 200 (O Estado de S. Paulo)
Curtas - Bolsa em foco I (Valor Econômico)
Curtas - Faber-Castell no Brasil (Valor Econômico)
Curtas - Rating do Citi (Valor Econômico)
CUT reúne 7 mil em ato contra demissões (Valor Econômico)
Dólar avança no mundo (O Globo)
Econômicas (Jornal do Brasil)
Em novembro, vendas caíram 9,9% na indústria (O Globo)
Emprego na Zona Franca tem pior ano da década (Folha de S. Paulo)
Empresas dobram o atraso dos pagamentos (Valor Econômico)
Empréstimos (Correio Braziliense)
Enquanto isso, bolsas despencam e dólar sobe (O Globo)
Europa mistura esperança e prudência (O Estado de S. Paulo)
Excelência gerencial é prioridade (Jornal de Brasília)
Exportação de petróleo e derivados cai 53% no mês em relação a 2008 (Valor Econômico)
ExxonMobil descobre óleo na Bacia de Santos (Valor Econômico)
Faturamento da indústria cai 9,9% em novembro, diz CNI (Gazeta Mercantil)
Fiat assumirá 35% da Chrysler (Folha de S. Paulo)
Financiamento à exportação reduz reservas (Valor Econômico)
GM concede licença a 1.600 em São Caetano (Folha de S. Paulo)
GM deixa 1,6 mil metalúrgicos no fio da navalha (O Estado de S. Paulo)
GM do Brasil põe 1.633 em licença (O Globo)
GM dá licença remunerada para 1,6 mil no ABC e extingue terceiro turno de produção (Valor Econômico)
Governo pode vetar crédito a quem demite (O Estado de S. Paulo)
Grupo já vendeu R$ 4,8 bilhões em ativos nos últimos meses (Folha de S. Paulo)
Grupo Votorantim compra a Aracruz com ajuda do BNDES (Folha de S. Paulo)
Indicadores da indústria são os piores desde 2003 (Folha de S. Paulo)
Indústria reduz faturamento, emprego e capacidade instalada em novembro (Valor Econômico)
Indústria tem maior recuo em 5 anos (O Estado de S. Paulo)
Indústria tem novembro desastroso (Correio Braziliense)
Instituições federais reduzem juros para pessoa física (Valor Econômico)
Ipea diz que país precisa crescer 4% (Jornal do Brasil)
Ipea vê alta de desemprego até em cenário positivo (Valor Econômico)
Lucro do banco State Street cai 71% (Valor Econômico)
Lula convoca Caixa e BB para baixar taxas (O Estado de S. Paulo)
Lula pede um raio-x dos maiores investimentos (Valor Econômico)
Meirelles diz a Lula que juro cai, mas problema é "spread' (Folha de S. Paulo)
Mercado prevê queda maior de juros (O Estado de S. Paulo)
Metalúrgicos protestam contra demissões (Gazeta Mercantil)
Negócio com BB gera dúvidas sobre socorro (Folha de S. Paulo)
Nem PIB de 4% salva total de vagas, diz Ipea (Folha de S. Paulo)
Novo mínimo injeta R$ 27 bi na economia (Gazeta Mercantil)
Não tem crise para o CCBB (Jornal do Brasil)
O desafio da renovação política (O Estado de S. Paulo)
Opções para passar pela crise (Valor Econômico)
País deixa árabe boquiaberto com álcool eficiente (Gazeta Mercantil)
Petrobras é a primeira do setor em índice de ética (Valor Econômico)
Produção de pneus cai 45% no País (O Estado de S. Paulo)
Protesto contra cortes reúne 5.000 no ABC (Folha de S. Paulo)
Queda da Selic hoje não tira país do topo do ranking do juro real (Folha de S. Paulo)
Renner reduz distribuição de lucros para preservar caixa (Valor Econômico)
Rio Tinto corta em 11% produção de alumínio e fecha 2.600 vagas (Folha de S. Paulo)
Risco de mais de 800 mil dispensas no país este ano (Correio Braziliense)
Sadia demite 350 da área administrativa (Folha de S. Paulo)
Sadia demite 350 da área administrativa (O Estado de S. Paulo)
Seca já exige R$ 500 milhões de seguros (Valor Econômico)
Sped terá de ser implementado até maio (Gazeta Mercantil)
Varejo busca aplicação em renda fixa e DI em janeiro (Valor Econômico)
VCP migrará para o Novo Mercado (Valor Econômico)
VCP obtém benefícios com incorporação (Gazeta Mercantil)
Venda de dólar reduz reservas a US$ 192 bi (Valor Econômico)
Venda de empresas não foi para fazer caixa, diz Calfat (O Estado de S. Paulo)
Vinte e cinco incentivos (Jornal do Brasil)
Votorantim espera ganhar R$ 4,5 bi com a aquisição (Folha de S. Paulo)
Votorantim pode ter até R$ 6,6 bi do governo (Gazeta Mercantil)

POLÍTICA


'Não fosse a dúvida jurídica, iria até o fim' (O Estado de S. Paulo)
60% das ações que chegam ao Judiciário ficam paradas (Folha de S. Paulo)
A linha de frente de Dilma Rousseff (Jornal do Brasil)
Argentinos elegeriam Lula para presidente (O Estado de S. Paulo)
Atendente com salário de R$ 900 ganhou R$ 47 mil em diárias (Folha de S. Paulo)
Aécio Neves nega enfraquecimento no PSDB (Gazeta Mercantil)
Aécio não teme estratégia paulista (Correio Braziliense)
Aécio se diz homenageado por Serra (O Globo)
Aécio: 'Me sinto homenageado' (O Estado de S. Paulo)
Berzoini diz que PT manterá acordo com PMDB (Valor Econômico)
Brasil é alvo de ação na OEA por crime impune no Pará (Folha de S. Paulo)
Campanha a todo vapor (Correio Braziliense)
Caso Battisti: Itália pede para ser ouvida pelo STF (O Globo)
Chinaglia afirma que não intercederá (O Estado de S. Paulo)
Chinaglia quer manter acordo para eleição (Gazeta Mercantil)
Com candidatura de Sarney, petistas podem boicotar Temer na Câmara (O Globo)
Câmara: Candidatos "alternativos" festejam Sarney (Folha de S. Paulo)
Distritais do governo em férias (Correio Braziliense)
Embaixador pede ao STF que Itália seja ouvida sobre Battisti (O Estado de S. Paulo)
Garibaldi diz que desistirá de candidatura (Gazeta Mercantil)
Garibaldi retira candidatura para apoiar Sarney (Valor Econômico)
Gasto do Pará com viagens sobe 30% e atinge R$ 95 mi (Folha de S. Paulo)
Gastos de adidos serão investigados (O Estado de S. Paulo)
Gilmar Mendes e embaixador da Itália silenciam após audiência (Gazeta Mercantil)
Governo italiano insiste na extradição de Battisti (Valor Econômico)
Governo vira acionista de fabricante de armamento (Folha de S. Paulo)
Ipea defende corte "drástico" (Gazeta Mercantil)
Itália quer ser ouvida sobre Battisti no STF (Folha de S. Paulo)
Mangabeira quer regularizar terras em três anos (Valor Econômico)
Marinha diz que escolha foi exclusiva dos franceses (O Estado de S. Paulo)
Metalúrgicos vão pedir volta das câmaras setoriais a Lula (Valor Econômico)
Minc recua no Código Florestal (O Estado de S. Paulo)
Newton teria patrimônio em offshore (Correio Braziliense)
Odebrecht ajudará a construir submarinos (O Estado de S. Paulo)
Para Aécio, decisão de Serra de nomear Alckmin visa impedir prévias no PSDB (Folha de S. Paulo)
PEC dos Vereadores: Câmara responde STF (Gazeta Mercantil)
Planalto começa articulação de candidatura de Dilma nos estados (Gazeta Mercantil)
Possíveis candidatos ao governo de SP têm verbas milionárias (Folha de S. Paulo)
Recomposição dentro do PSDB marca mudança de imagem de Serra (Valor Econômico)
Recurso tenta impedir retorno de deputados (O Estado de S. Paulo)
Sarney inicia campanha no Senado e promete dar um cargo a Garibaldi (Folha de S. Paulo)
Sarney vai à luta no Senado e irrita PT (O Estado de S. Paulo)
Selic e Obama definirão rumo da economia brasileira (Gazeta Mercantil)
Serra chama Goldman para 'treino' antes de assumir governo em 2010 (O Estado de S. Paulo)
Serra nega intenção (Correio Braziliense)
Sete anos depois, assassinato de Celso Daniel ainda não foi julgado (O Globo)
Tucanos jogam as fichas no TSE (Jornal do Brasil)
Volta de Alckmin esfria briga de tucanos pelo Bandeirantes (O Estado de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar