sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor (?)

MANCHETES DO DIA


Sob chuva e no embalo da marchinha em homenagem ao Desafio, composto pelo bloco carnavalesco Unidos do Caldeirão, mais um recorde foi atingido. Das 840 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) para este ano, 590 são alunos do Desafio, correspondendo a 70% dos aprovados, superando a marca alcançada no ano passado, 68%, ou seja, 451 aprovados. O crescimento na qualidade de ensino no Desafio reflete no resultado dos vestibulares. Este ano, o primeiro lugar em sete cursos, ficou com alunos do Desafio

Os servidores estaduais iniciam 2009 com uma ótima notícia. Aqueles que fazem parte dos grupos Gestão e Infraestrutura estarão recebendo aumento salarial que varia de 41% a 98%, fruto de negociações entre as entidades de classe e o governo estadual. Os reajustes serão dados de acordo com a escolaridade de cada funcionário. No Grupo Gestão, aqueles de nível superior receberão um aumento de 98%. Já os de nível médio receberão um aumento de 41%. No Grupo Infraestrutura, os servidores com nível superior receberão 96%, enquanto que os de nível médio receberão um aumento de 41%.
O site do jornal não foi atualizado ainda

brasilienses, as matrículas ainda estão disponíveis aos pais que deixaram para a última hora. A crise econômica não abalou a demanda no segmento de ensino privado. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), o número de matrículas até o momento é 15% superior ao verificado no mesmo período de 2008. No ano passado, o incremento foi de 5% em relação a 2007. No entanto, os consumidores devem ficar atentos para os preços das parcelas. Na capital federal, as mensalidades ficaram, em média, 12% mais caras. Uma pesquisa feita pelo Correio ontem com 10 grandes escolas de ensino infantil, fundamental e médio do Plano Piloto e de cidades do DF mostra que as parcelas estão entre 6,3% e 14,3% mais caras que as praticadas até dezembro.
FOLHA DE S. PAULO
ISRAEL ATACA PRÉDIO DA ONU E HOSPITAL

No dia mais intenso em três semanas de ofensiva contra o Hamas, o Exército de Israel voltou a ser criticado ao atingir a sede da agência de ajuda humanitária das Nações Unidas na faixa de Gaza. Também foram alvos de ataques israelenses um prédio que abriga escritórios de jornalistas e um hospital. Nos três casos, houve apenas registro de feridos sem gravidade. No dia mais intenso em três semanas de ofensiva contra o Hamas, o Exército de Israel voltou a ser alvo de críticas ao atingir a sede da agência de ajuda humanitária das Nações Unidas na faixa de Gaza, mas também reivindicou um triunfo ao matar um dos principais líderes do grupo extremista.

Com o setor automobilístico retraído pela crise, as montadoras instaladas no Rio têm optado pelas férias coletivas para não demitirem. É o caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, e a Peugeot-Citröen, em Porto Real. Em São Paulo, as centrais sindicais suspenderem as negociações com empresários. Querem a presença da CUT, que não aceita reduzir os salários. O cenário de retração de de- manda, provocado pela crise financeira internacional, que diminuiu o crédito nos mais variados setores, tem afetado de forma significativa o setor automobilístico. Diante disso, as montadoras de automóveis instaladas no estado do Rio de Janeiro têm optado pelas férias coletivas para não demitir funcionários.

O ataque à instalação da ONU provocou duros protestos do secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, que visita região para tentar encontrar uma saída diplomática para o conflito que já deixou cerca de 1.100 palestinos e 13 israelenses mortos. Na ação contra os líderes do Hamas, forças de Israel mataram Said Siam, considerado o "número 3" do grupo islâmico, e toda a família do irmão dele. Siam era o responsável por milhares de agentes de segurança do grupo palestino, segundo informou a rede de TV da organização. Analistas o consideravam a ligação entre as alas política e militar do Hamas. O irmão de Siam, dono da casa atingida e também autoridade de segurança do Hamas, está entre os mortos. Segundo fontes palestinas, o ataque também causou a morte de um número indeterminado dos civis.

Num ataque que provocou a revolta da comunidade internacional, o Exército israelense atingiu ontem a sede das Nações Unidas na Faixa de Gaza, destruindo toneladas de material de ajuda humanitária. Um segundo refúgio da ONU, um hospital e dois prédios usados pela imprensa internacional também foram atingidos pelo fogo israelense. O bombardeio ocorreu no dia em que os israelenses lançaram seu maior ataque a Gaza, com 110 bombardeios e avanços por terra por bairros densamente povoados, e no momento em que relatos afirmam que Israel e Hamas estão se aproximando de um acordo para uma trégua. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estava em Jerusalém no momento do ataque.

As notícias no front inflacionário seguem extremamente positivas. O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de janeiro teve queda de 0,85%, principalmente devido ao tombo dos preços no atacado, tanto dos produtos agropecuários quanto dos industriais. Foi o maior recuo do indicador desde 1993, quando o levantamento começou a ser feito. Em dezembro, o IGP-10 tinha ficado praticamente estável, com alta de 0,03%. Com o resultado de janeiro, a alta do IGP-10 em 12 meses ficou em 8,23%, um tombo expressivo em relação aos 10,27% registrados em fevereiro nessa base de comparação.

Operações de derivativos, crise financeira internacional e virada repentina do câmbio promoveram uma agitação incomum no departamento de relações com investidores (RI) das empresas de capital aberto. Se a missão desses profissionais parecia restrita a viagens internacionais na atração de investidores e à divulgação de balanços a cada trimestre, os acontecimentos recentes lhes reservaram a missão de reter acionistas e até ajudar na captação de crédito bancário. Os times de RI tiveram de repensar suas atividades para não haver efeito manada”, diz Andrea Pereira, diretora de RI do grupo EBX.
DESTAQUES DE HOJE

Amapá entre os 15 estados que apresentaram crescimento

Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo foram os que tiveram melhor desempenho ano passado

O Amapá está entre os 15 Estados que apresentaram ano passado desempenho superior ao crescimento médio nacional de 21,8%, conseguindo o 11º lugar no ranking. Por ordem, Minas Gerais foi o que obteve melhor desempenho (31,6%), seguido do Rio de Janeiro (29,2%), Espírito Santo (45,2%), Paraná (22%), Maranhão (28,7%), Alagoas (30,6%), Piauí (138,9%), Pará (33,2%), Rondônia (25,8%), Tocantins (89,8%), Amapá (48,7%), Mato Grosso (50,5%), Goiás (27%), Mato Grosso do Sul (59,6%) e Distrito Federal (100,9%). No total a balança comercial brasileira registrou no ano passado exportações de US$ 197,9 bilhões, com alta de 21,8% sobre o ano de 2007. As importações, na mesma comparação, somaram US$ 173,1 bilhões, com crescimento de 41,9%.
Leia mais...

Ato público marcará posição contra crise que provoca demissões
Diário do Amapá

Entidades sindicais e partidos políticos realizarão um ato público, dia 21 próximo, em frente à Prefeitura municipal de Macapá, pela avenida FAB, em protesto ao que eles chamam de criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. O ato público está marcado para as 9h do dia 21, sem tempo para terminar. As informações sobre o acontecimento foram dadas ontem de manhã pelo vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Carlos Cley
Leia mais...

Agência Nacional de Saúde Suplementar garante benefícios para usuários dos planos de saúde
Jornal do Dia

As novas regras para planos de saúde foram anunciadas no inicio do mês, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Elas são conseqüências das constantes reclamações dos serviços prestados pelas empresas que contribuiu para essa determinação, essas regras garantem mobilidade a usuários dos planos individuais e familiares de saúde, que significa que eles poderão trocar de operadora sem cumprir novos prazos de carência para fazer consultas, cirurgias e outros procedimentos médicos.
Leia mais...

Plano Amazônia Sustentável prioriza a regularização fundiária

Dentre os projetos entregues por Mangabeira Unger à governadora Ana Júlia estão a recuperação e a racionalização da malha viária da região. De acordo com os documentos, a prioridade imediata do PAS é a regularização fundiária, com a legalização imediata das glebas de terras de até 100 hectares. Para agilizar essa tarefa a SAE propõe ainda a criação de um órgão executivo com a tarefa de coordenar e monitorar o trabalho dos estados e municípios, e a instituição de um regime jurídico para regularização fundiária mais simplificado. Mangabeira Unger já visitou os governadores Waldez Góes, do Amapá, e Blairo Maggi, do Mato Grosso; e depois do Pará visitará ainda nesta quinta-feira Eduardo Braga, do Amazonas, e na sexta o governador Binho Marques, do Acre.
Agência Pará

CEA terá diagnóstico completo em sessenta dias
Jornal do Dia

Uma comissão formada por técnicos dos governos federal e estadual, da Eletrobrás e Eletronorte tem a missão de, no prazo de sessenta dias, apresentar um diagnóstico unificado sobre os números, informações, condições técnicas, administrativas e financeiras da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). De acordo com o secretário especial de governadoria, Alberto Góes, esse grupo de trabalho já vinha sendo negociado pelo governador Waldez Góes com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, através do MME, para execução desse trabalho na estatal. "
Leia mais...

Apesar da queda do álcool, rodar com gasolina é mais barato, diz pesquisa
Jornal do Dia

Abastecer com álcool é vantajoso em 18 estados brasileiros, enquanto a gasolina vale a pena em apenas nove. Esse é o resultado de um levantamento divulgado na última quarta-feira (14) por uma empresa de cartões de abastecimento. Para chegar aos números, foram levantados os preços praticados em oito mil postos de combustíveis credenciados à Ticket Car, empresa que conta com cerca de 200 mil veículos cadastrados. Os estados com maior variação de preço são também aqueles onde o álcool supera a gasolina. A variação em Mato Grosso é de 47%, enquanto em São Paulo é de 44,6%. Já a menor diferença se encontra nos estados de Roraima (22,8%) e Pará (23,4%), onde apesar do álcool barato, compensa rodar com gasolina. Em Macapá, alguns postos amanheceram com faixas promocionais do preço no litro do álcool. Em alguns estabelecimentos, os combustíveis chegam a R$ 1,95/L.
Leia mais...

Blog do Jornal do Dia

TAURUS em Macapá

Representantes da fábrica de armas Taurus - empresa com participação no ranking de melhor fabricante de armas do mundo, sediada em Porto Alegre, estarão em Macapá na próxima semana para promover ao efetivo da Polícia Militar do Estado do Amapá um estágio de adaptação de manejo para pistolas, metralhadoras e carabinas marca Taurus calibre .40 (lê-se ponto quarenta). Os participantes deverão ter conhecimentos teóricos e práticos sobre instrução de armamento e tiro.Para realizar o estágio, virá a Macapá, o professor José Carlos Caleffi Fauri, instrutor de armamento e tiro para órgãos de segurança de todo o Brasil (polícias Civil, Militar, Federal) que deverá fornecer subsídios para o manejo e manutenção de psotla, metralhadoras e carabinas.

Correios

A empresa de Correios e Telégrafos inaugura dia 25 de fevereiro uma agência no município que está sendo administrado por Maria Lucimar, esposa do empresário Francisco Odilon Filho. O logradouro deve atender toda a demanda daquela região muito carente deste tipo de serviço concessionário prestado pelo governo federal.

Com Lula

Prefeitos do Amapá serão convidados a participar de uma reunião com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Brasília. Na oportunidade, Lula vai discutir a implementação de políticas para a Amazônia. Lula também vai anunciar a regularização fundiário das terras do Incra no perímetro urbano de cerca de 400 municípios amazônicos.

Não é assim

A redação recebeu ontem telefonema da Assembléia Legislativa falando sobre a informação divulgada na coluna Entre Aspas, sobre a possível “queda” dos deputados Keka Cantuária, Kaká Barbosa e Meire Serrão. A assessoria disse que Keka e Kaká não correm o risco, caso o ex-deputado Fran Júnior solicite a anulação de seus votos.CâmaraLucenira Pimentel (PPS), Fátima Pelaes (PMDB) e Janete Capiberibe (PSB) lideram a votação para quem deve permanecer na Câmara Federal, em 2010. Os votos estão sendo computados pelo blog do Jornal do Dia.AssembléiaPara a Assembléia Legislativa, Jorge Salomão (PFL), Meire Serrão (PT do B), Camilo Capiberibe (PSB) e Jorge Souza (PCB) estão na frente entre os votos dos blogueiros.SenadoPara o Senado Federal, o recado já está sendo dado pelos internautas. “Nenhum dos Candidados” lidera em disparada com 78%, seguido de Gilvam Borges (PMDB) e Papaleo Paes (PSDB).


Super Fácil já realizou 2,5 milhões de atendimentos, aplicando o melhor sistema da região Norte
Diário do Amapá


De Central de Atendimento, iniciada no governo passado, com apenas 449,17 mil atendimentos em 2002, o Sistema Super Fácil no Amapá deu um salto para 2,5 milhões de necessidades atendidas em 2008. O sistema é hoje o melhor da região Norte e o terceiro do País em padrão de qualidade de atendimento ao cidadão da região amapaense. Conquistou um nível de 97% de preferência popular, baseado em pesquisa técnica (dados) da equipe do Super Fácil. Possui um amplo sistema integrado em todo o Estado do Amapá com centrais de atendimento no centro e na zona norte da capital bem como no município de Santana e de Laranjal do Jari.
Leia mais...


Gea libera mais de R$ 10,7 milhões em pagamento de férias de professores
Jornal do Dia


Desde a terça-feira passada que a rede bancária do Estado está pagamento as férias de final do ano dos professores da rede pública de ensino estadual. Segundo informações da secretaria da Educação (Seed), o pagamento atinge cerca de 3,5 mil professores do quadro efetivo. Os que foram contratados recentemente e que ainda não completaram um ano de serviço estão fora da relação enviada à rede bancária. Os técnicos da Seed também estão fazendo completando um levantamento para efetuar o pagamento de indenizações de cerca de cerca de 1 mil professores que estão atuando em sala de através do contrato administrativo até 30 de dezembro passado. Nesse caso, alguns, se não receberem neste mês, vão receber a indenização pelo período de um ano trabalhado somente em fevereiro.
Leia mais...

Ação de saúde em Calçoene
Diário do Amapá

Iniciou nessa quinta-feira (15) uma grande ação itinerante de saúde no município de Calçoene, que está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) - por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – e executada em parceria com a prefeitura do município. De acordo com a coordenadora da ação, Elza dos Santos Góes, as atividades fazem parte de um cronograma de projetos itine-rantes, que deverão atingir os 16 municípios do Estado. “Calçoene é o ponto de partida”, frisou a coordenadora. Ela informa que as atividades tiveram início no dia 6 de janeiro, quando foi feita uma triagem. Os pacientes foram submetidos a consultas médicas e cada caso foi encami-nhado à sua devida especialidade. Após as consultas, os pacientes realizaram um pré-operatório, em seguida passamos a agendar as cirurgias.
Leia mais...


Pesquisa confirma aprovação da urna eletrônica e confiança na Justiça Eleitoral
Diário do Amapá


Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, a Justiça Eleitoral foi avaliada como a instituição mais confiável do País. Além disso, o levantamento identificou que a urna eletrônica é aprovada por 97% do eleitorado. "Desde 1996, com a introdução da urna eletrônica no processo eleitoral brasileiro, sempre surgiram dúvidas sobre a eficácia do sistema eletrônico de votação. Mas nenhuma delas resultou exitosa. O laudo da Polícia Federal sobre urnas de Caxias [divulgado ontem] é o coroamento de uma crônica de periciamentos confirmadores da fidedignidade da urna eletrônica à vontade do eleitor. Vale dizer, sua imunidade à fraude", disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, sobre o assunto.
Leia mais...

Economia solidária do BB chega a cidades da Amazônia


O País tem agora 29 bancos comunitários atuando com o Banco do Brasil, e a região amazônica começa a ser contemplada. Em parceria com o Instituto Palmas de Desenvolvimento, a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes), o Banco do Brasil instalou mais um banco comunitário, em Mosqueiro, no Pará. Mosqueiro é um dos 29 municípios brasileiros a ganhar um banco comunitário /DIVULGAÇÃO O primeiro foi o Banco Palmas, em Fortaleza (CE). O Instituto Palmas é o criador da tecnologia social dos bancos comunitários e, atualmente, coordena a Rede Brasileira de Bancos Comunitários.
Leia mais…


Fármacos participa de pesquisa de medicamento


O Laboratório de Pesquisa em Fármacos da UNIFAP – Universidade Federal do Amapá -, participou da pesquisa do primeiro medicamento (Proden)destinado tratamento dos sintomas da dengue, sendo realizado todos os ensaios de segurança (toxicologia Pré-clínica) no Amapá, sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Tavares.A pesquisa contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos amapaenses, além do laboratório Almeida Prado e Universidade de São Paulo (USP), que fez a farmacologia pré-clínica em animais, e também, em hospital particular do Estado de São Paulo.
Leia mais...


Sead faz reunião com os "992" nesta sexta-feira, 16

Secretário de Administração pretende avançar na questão dos servidores públicos excluídos por administrações passadas

O secretário de Estado da Administração Wellington Carvalho, juntamente com sua equipe técnica estará reunido nesta sexta-feira, 16, às 9h, com os 992 servidores públicos ignorados por administrações passadas. A intenção é tentar avançar no processo de discussão em busca de soluções para os referidos servidores. Como se trata de uma pauta reivindicativa, de exclusivo interesse dos servidores prejudicados, a reunião terá um caráter como assunto de trabalho da gestão pública. Após a reunião a administração pública estadual divulgará os resultados gerados durante o encontro.
SECOM/GEA

UNIFAP divulga resultado do Vestibular 2009

Mais de 60% dos aprovados no Processo Seletivo vêm das escolas públicas

“Mais de 60% dos aprovados no processo seletivo 2009 da Universidade Federal do Amapá (Unifap) são oriundos das escolas públicas”, disse o vice-reitor José Alberto Tostes em entrevista. O resultado da fase final do vestibular foi divulgado nesta quinta-feira, 15, na reitoria da instituição. De acordo com o vice-reitor, este ano a Unifap ofereceu 840 vagas, sendo que apenas 20 não foram preenchidas. Tostes destacou sobre o novo processo de seleção adotado atualmente pela instituição, que ele denomina de Diversidade Interdisciplinar, que é uma fórmula mais qualitativa do que quantitativa, que eliminou o processo da múltipla escolha. “Os cursos campeões de procura no processo 2009 foram Direito, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia e Ciências Ambientais e as aulas do primeiro semestre estão com previsão para iniciarem no dia 09 de fevereiro”, finalizou.
Leia mais...

Secretários da PMM e GEA discutem ações em Macapá

Secretários do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) encontraram-se, ontem (14), no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). Na Reunião foram discutidas ações que serão desenvolvidas em Macapá para resolver problemas como obras, urbanização, saúde e educação. Na ocasião, o prefeito de Macapá, Roberto Góes, expôs pendências da PMM deixadas pelo antigo gestor do município, João Henrique Pimentel.

-Com a herança de uma Prefeitura falida, sobram duvidas e falta de dinheiro para dar prosseguimento a todos os projetos. Uma das saídas é a parceria com o GEA, afirmou Roberto Góes.
Leia mais...

Biopirataria e tráfico na Amazônia repercutem na Europa

A Federação Agostiniana Brasileira denunciou nesta sexta-feira, em Roma, a “omissão do Estado perante as injustiças e a “facilidade para a invasão do capital estrangeiro e da biopirataria” na Amazônia. Padres e freiras agostinianos atuam há décadas na região e já perderam líderes em conflitos fundiários. A entidade se reuniu este mês em Perus, São Paulo. Quarta-feira, 14, em Belém (PA), o bispo do Marajó, dom Luiz Azcona, desabafou na Assembléia Legislativa do Estado do Pará: “A biopirataria, tráfico de armas e drogas, exploração sexual e tráfico de seres humanos estão acontecendo no Marajó e a rota de entrada e saída é por causa da proximidade com o Amapá e Suriname.
Leia mais…


UNIFAP é selecionada para o Programa Pró-Defesa

O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – Pró-Defesa, constituído a partir da parceria entre o Ministério da Educação (CAPES) e o Ministério da Defesa,destina-se a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementar projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de Defesa Nacional. A CAPES divulgou o resultado das Instituições que pleiteavam a participação no programa e uma das selecionadas foi UNIFAP, sem nenhuma ressalva, o que é bastante positivo. Esta IFES concorreu com o Projeto Ajustes Espaciais na Faixa de Fronteira da Amazônia Setentrional Brasileira: Dos Dilemas Espaciais à Defesa do Território. O programa nesta IFES será coordenado pelo Prof. Jadson Porto.

Operação Pororoca da Polícia Militar no Amazonas é lançada em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas lançou nesta quinta-feira, 15, a Operação Pororoca 2009 e anunciou um balanço positivo das ações realizadas no ano passado. O lançamento da Operação Pororoca aconteceu na sede do Comando Geral da PM, em Petrópolis, Zona sul de Manaus. Desta vez a operação é realizada nos bairros São José e Jorge Teixeira na Zona Leste de Manaus, que segundo levantamento de inteligência e análise criminal da PM, registraram os maiores índices de criminalidade e perturbação da ordem pública.
Leia mais...

Coluna “FROM”
Diário do Amapá

Vitória parcial

Bala ganhou o primeiro round do “ronca-e-fuça” com a Rede Globo de Televisão, por conta da Operação Pororoca. R$ 500 mil de indenização por danos morais — uso indevido de sua imagem em rede nacional, quando, algemado, era retirado de viatura da Polícia Federal. Ação ainda corre em instâncias superiores, em BSB.

Desinformado

Um Abimael das quantas, foi ao rádio ontem, com desmentido sobre estar a Liesa importando carnavalescos do eixo Rio-SP, para compor corpo de jurados, em Macapá. E, no estilo mata e esfola, maldosamente procurando ferir a ferro e fogo a reputação do programa Luiz Melo Entrevista, onde a notícia foi veiculada. Mas se esquecendo de dizer que a presidente Marjô(Liesa) até já havia viajado pra lá com esse propósito, com cinco dias ausente e só retornando a Macapá na terça, 13.

Ralo abaixo

Numa rápida continha, feita no estúdio da Antena 1, ontem, a Liesa, por baixo, vai torrar pelo menos 100 mil reais para bancar a permanência dos carnavalescos paulistas e cariocas, durante os desfiles do carnaval amapaense. Dinheiro público, leia-se.
Leia mais...

Coluna “Leonai Garcia”
Diário do Amapá

A MPBA leva o caos à região oeste do Amapá. Desemprego, desilusão, decepção, angústia, tudo isso junto dá um caldo cultura excelente para criar um batalhão de miseráveis. E saber que há tão pouco tempo tudo eram flores. O principal acionista da companhia está sumido.

A nova administração da cidade - leia-se Roberto Góes, precisa mudar o quanto antes o visual da frente da cidade, fazendo voltar ao que era antes aquele logradouro. A expectativa no seio da sociedade que vive dentro da lei é grande, nesse sentido.

Paulo Albuquerque recebe a Prefeitura de Cutias do Araguari completamente abandonada. O prefeito anterior abandonou a administração do município à propria sorte. A pergunta que não cala. A Lei de responsabilidade fiscal, onde fica? Diante de tanto descalabro. MP nele.
Leia mais...

Economia solidária do BB chega a cidades da Amazônia

Prefeitura de Macapá detecta irregularidades na previdência municipal

Um levantamento feito pela Macapá Previdência (Macprev) aponta que desde julho de 2008, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) não recolhe os benefícios patronais, seguros e aporte beneficio dos servidores, incluindo férias e 13ª salário. De acordo com o diretor da Macprev, o rombo está estimado em R$11 milhões. A PMM questionará judicialmente a antiga gestão. - A primeira medida adotada será solicitar o parcelamento da dívida patronal, cerca de R$ 5 milhões. O restante precisará ser reposto em parcela única e a curto prazo. Entraremos na Justiça para apurar o rombo, afirmou o diretor. Devido ao não recolhimento dos encargos sociais, o município poderá ser penalizado, por exemplo, com a suspensão de convênios previdenciários.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse gratuitamente www.portalamazonia.com/videosdaamazonia
Fonte: TV Amapá – ET


TRE/AP fiscaliza lixo eleitoral nas ruas de Macapá

O Ministério Público Eleitoral (MPE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) divulgaram hoje (15) que irão começar, na próxima segunda-feira (19), uma fiscalização de propagandas eleitorais provenientes do pleito 2008.De acordo com a juíza eleitoral Elayne Koressawa, os candidatos que não efetuaram a limpeza do lixo de campanha serão multados.Segundo a portaria baixada pelo TRE, no 1º turno das eleições municipais, os candidatos a vereadores e prefeitos tinham até 4 de novembro de 2008, para retirarem das ruas as propagandas eleitorais.Para os candidatos a prefeitura de Macapá que passaram para o segundo turno, o prazo foi até o dia 26 de novembro do referido ano. - Iremos as ruas fiscalizar em que locais e quais candidatos deixaram faixas, cartazes e muros pintados referente às eleições municipais de 2008, o mesmo deverá ser punido com os rigores da Lei, afirmou a juíza. A população de Macapá poderá fazer denúncias anônimas via internet, no site http://www.tre.ap.gov.br/.Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse gratuitamente www.portalamazonia.com/videosdaamazonia
Fonte: TV Amapá – ET

Encontro histórico em Macapá

O prefeito reeleito do município de Afuá (PA), Mazinho Salomão (PSDB), fez no dia de ontem, 15, uma visita de cortesia ao prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT). A visita protocolada teve como objetivo estreitar os laços entre os dois municípios que estão econômica e socialmente ligados. Os líderes municipais conversaram sobre ações estratégicas que possibilitem a afirmação de uma parceria entre os dois municípios. O encontro foi histórico, pelo fato de que anteriormente nenhum outro prefeito do município paraense procurou oficialmente um prefeito da capital do Estado do Amapá para consolidar esse tipo de união. Os pontos mais discutidos foram com relação à cultura do município paraense que promove em julho o Festival do Camarão, considerado um dos maiores eventos da Ilha do Marajó
Leia mais...

Coluna “Ponto e Vírgula”
Diário do Amapá

MPBA
Com o retorno segunda-feira da procuradora do meio ambiente Ivana Cei, que se encontra em Belém, será formada comissão mista com incumbência de fazer relatório sobre o que se passa na Mineração Pedra Branca do Amapari (MPBA) que vem fazendo demissões em massa como que não mais continuará os trabalhos de extração de ouro no oeste do Amapá. Da comissão farão parte representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

África
Numa jogada de marketing pra lá de inteligente, a Escola de Samba Maracatu da Favela fará o seu ensaio geral para o Carnaval 2009, dia 3 de fevereiro, no Curiaú, comunidade reconhecida oficialmente como quilombola. A Maracatu desfila neste ano mostrando a realeza e a importância dos africanos em várias culturas do mundo.

Mídia
Pelo menos até agora, PMDB, PSC, PTB, PR e PSB estão com inserções garantidas, na televisão, para inserções de mídia partidária gratuita. Essas agremiações se habilitaram a aparecer na telinha, ainda em novembro do ano passado, tomando providência junto à Justiça Eleitoral. Os partidos têm direito a inserções de 30 segundos ou um minuto, cada, no período das 19h30 às 22h.
Leia mais...

LEIA TAMBÉM...

ARTIGOS

A "ortodoxia" e a economia da tautologia (Valor Econômico)
A modernidade contra o crime (Folha de S. Paulo)
Dificuldades para a implantação da nova lei contábil brasileira (Gazeta Mercantil)
Doença, um bom negócio (Correio Braziliense)
Egoísmo esclarecido (O Estado de S. Paulo)
Flora e a prova (O Globo)
Férias na Bahia (O Globo)
Governo demora muito em engatar a terceira (Gazeta Mercantil)
Longa vida dos jornais (Folha de S. Paulo)
Marcos Augusto Gonçalves (Folha de S. Paulo)
Meio ambiente: o primo pobre da crise econômica? (Valor Econômico)
Momento para se experimentar (Valor Econômico)
Monumento à arrogância tecnocrática (Jornal do Brasil)
Monumento à arrogância tecnocrática (Gazeta Mercantil)
O governo precisa ter juízo (Folha de S. Paulo)
O paradoxo da valorização do dólar, apesar da crise (Valor Econômico)
O Supremo e o AI-5 (O Globo)
O Supremo e o AI-5, 40 anos depois (O Estado de S. Paulo)
Obama e a finança no bico do corvo (Folha de S. Paulo)
Roupa nova ao velho idioma (Correio Braziliense)
Tarso Genro vive no passado (Folha de S. Paulo)
Três heróis da Justiça (Folha de S. Paulo)
Uma rosa amarela (Jornal do Brasil)
Uma rosa amarela (Folha de S. Paulo)

COLUNAS

A esmo e a granel (Folha de S. Paulo - Jânio de Freitas)
A peleja para sustentar o crescimento (Valor Econômico - Brasil)
Andando em círculos (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Band-Aid na crise (Correio Braziliense - Brasil S.A)
Brasil terá sétima recessão em 20 anos, diz MB (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Como em Gaza, mas resistindo (Folha de S. Paulo - Eliane Cantanhede)
Crise na América e Europa (Correio Braziliense - Ari Cunha)
Deflação pede corte mais fundo na Selic (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
Elos da economia (O Globo - Panorama Econômico)
Força, Neguinho! (O Globo - Ancelmo Gois)
Ideologia italiana (Folha de S. Paulo - Painel)
Lições de mancadas (O Globo - Luiz Garcia)
Lula encarna cineasta e chora pela mãe (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)
Medo de sereno (Correio Braziliense - Brasília-DF)
Na presença da adversidade (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
O espectro que não ronda o Brasil (Valor Econômico - Política)
Um dígito (O Globo - Panorama Político)
Índice segue NY para o bem e para o mal (Valor Econômico - De olho na bolsa)
À mesa alagoana, o paladar do Senado (Jornal do Brasil - Informe JB)

ECONOMIA

"Itália pode não gostar, mas tem que respeitar" (Gazeta Mercantil)
Acordo deve dobrar vendas venezuelanas (Folha de S. Paulo)
Agenda cheia (Valor Econômico)
Agressiva, Credicard chega a 6 milhões de cartões (Valor Econômico)
Aliviado, escritor planeja retomar segundo romance (Gazeta Mercantil)
Allianz cresce em grandes riscos e quer ser líder no seguro garantia (Valor Econômico)
Amorim atribui decisão sobre Battisti a poder "parajudicial" (Gazeta Mercantil)
Anatel investiga teles por não cumprirem meta (Folha de S. Paulo)
Anatel processa Oi e Telefônica por banda larga (O Estado de S. Paulo)
Após ação da PF, rede Casa & Vídeo pode demitir 3.000 (Folha de S. Paulo)
ArcelorMittal suspenderá contrato de 1.300 (Folha de S. Paulo)
Aviso prévio indenizado terá de pagar INSS (Folha de S. Paulo)
Aviso prévio pagará INSS (Correio Braziliense)
Ação do BicBanco sobe com rumor de venda (Valor Econômico)
BB financia 37,5% mais na safra atual (Gazeta Mercantil)
BC europeu corta juro para 2% ao ano (O Globo)
BC lucra mais de R$ 100 bi com câmbio (O Estado de S. Paulo)
BC quer nova lei para liquidações (Valor Econômico)
Bolsa de SP reage a pacote de Obama e sobe 3,1% (Folha de S. Paulo)
Bolsa de SP vira e fecha em alta de 3% (O Globo)
Bolsa deve rever regras do Novo Mercado neste ano (Valor Econômico)
Bradesco e BicBanco negociam (O Estado de S. Paulo)
Brasil e Bolívia fecham acordo para garantir fornecimento de gás (Folha de S. Paulo)
Braskem volta a pensar na Bolívia (Valor Econômico)
Citi perde fatia de mercado no país (Valor Econômico)
Citi é pressionado a vender ativos e encolhe no Brasil (Valor Econômico)
Classe média sentirá mais os efeitos da crise (Folha de S. Paulo)
Collor, Itamar e FH negociaram acordos (O Globo)
Como gastar R$ 301,58 a menos (Correio Braziliense)
Corte na taxa de juro pode chegar a 1,5 ponto (Correio Braziliense)
Cresce rumor de novas descobertas na Bacia de Santos (Valor Econômico)
Crise aumenta pedidos de seguro-desemprego (Correio Braziliense)
Crise chega ao Vale do São Francisco (Valor Econômico)
Crise muda atividade bancária, diz estudo (Valor Econômico)
CVM alerta sobre oferta irregular da Investverde (Valor Econômico)
Declaração de Lupi irrita Lula (O Globo)
DEM contesta aquisição do BB (O Estado de S. Paulo)
Desemprego na indústria é o mais preocupa o governo (Valor Econômico)
Emprego: negociação é suspensa por 10 dias (O Globo)
Estiagem prejudica planos de avanço de cooperativas do PR (Valor Econômico)
Exportações se concentram em dez cidades; SP é líder (Folha de S. Paulo)
Extradições causam conflitos entre países (Gazeta Mercantil)
FAT: crédito só para quem criar postos (O Globo)
Foco é construção de imóvel de até R$ 100 mil (O Estado de S. Paulo)
Força recua e suspende por dez dias as negociações com a Fiesp (Gazeta Mercantil)
Força Sindical interrompe negociações com a Fiesp (Gazeta Mercantil)
Força Sindical suspende negociação com Fiesp (Folha de S. Paulo)
Gasolina é até 59% mais cara (O Estado de S. Paulo)
Governo 'taxa' aviso prévio e encarece demissões (O Estado de S. Paulo)
Governo adia leilão de concessão de duas ferrovias (Valor Econômico)
Governo adia leilão de ferrovias Leonardo Goy (O Estado de S. Paulo)
Governo Obama terá US$1,17 tri contra a crise (O Globo)
Governo repassa R$ 5 bilhões para empréstimos via BNDES (Folha de S. Paulo)
Inadimplência cresce 8% em 2008 e 12,8% em dezembro (Folha de S. Paulo)
Inadimplência cresceu 8% em 2008 (O Globo)
Inflação e recessão levam BCE a cortar juros (Valor Econômico)
Italianos ampliam críticas ao Brasil (Jornal do Brasil)
Itália sugere "padrão legal" ao G-7 (Valor Econômico)
Lucro do JPMorgan recua 76%, mas fica acima das previsões (Valor Econômico)
Lula admite demissão mais alta desde 1999 (Folha de S. Paulo)
Lula admite que demissões dobraram em dezembro (Jornal do Brasil)
Lula discutirá acordo bilateral com Chávez (Folha de S. Paulo)
Lula e centrais reúnem-se na segunda-feira (Gazeta Mercantil)
Lula vai à China para atrair capital (O Estado de S. Paulo)
Magneti Marelli demite 480; Volks vai dispensar 150 (Folha de S. Paulo)
Magneti Marelli demite 800 no ABC e MG (Valor Econômico)
MDIC prevê piora no cenário de exportações (Gazeta Mercantil)
Medidas de apoio à indústria de MG (Gazeta Mercantil)
Nova ajuda a bancos puxa bolsa nos EUA (Valor Econômico)
O poder “parajudicial” de Tarso (Gazeta Mercantil)
Oi e Telefônica descumprem meta de internet para escolas (Valor Econômico)
ONU sugere ao Brasil cortar juros e gastar mais (Valor Econômico)
Opep prevê demanda menor e cotação recua (Gazeta Mercantil)
País perdeu 600 mil empregos, admite Lula (O Estado de S. Paulo)
Países pobres transferiram US$ 933 bi aos ricos em 2008 (Valor Econômico)
Petrobras alega preço alto e cancela construção de P-61 (Valor Econômico)
Petrobras cancela licitação de 2 plataformas (O Globo)
Petrobras cancela licitação para plataforma (Folha de S. Paulo)
Peugeot renova férias coletivas de 2,6 mil no Rio (O Globo)
PIS/Cofins sofre restrição e afeta exportador (Valor Econômico)
Preços: IGP-10 registra em janeiro a maior deflação desde 1993 (Folha de S. Paulo)
Produção de álcool tem aumento de 21,4% (O Estado de S. Paulo)
Projeto que reduz jornada pára na Câmara (Valor Econômico)
Pré-sal pouco muda cálculo de reservas (O Estado de S. Paulo)
Repsol acha petróleo em Santos (O Estado de S. Paulo)
RI assume missão de reter investidores (Gazeta Mercantil)
Saneamento básico será acelerado (Gazeta Mercantil)

POLÍTICA

'Estou aliviado', diz Battisti; advogados pedem sua soltura (O Globo)
'Estou profundamente perplexo', diz criminalista (O Estado de S. Paulo)
A lista de chamada sai do armário (Jornal do Brasil)
Advogados pedem ao Supremo liberação imediata (Jornal do Brasil)
Alternativas para salvar empregos (Jornal do Brasil)
Apoio à candidatura Dilma define posição de Lula na disputa por Mesas (Valor Econômico)
Arruda veta folga em dia de aniversário (Correio Braziliense)
Battisti quer voltar a ser escritor (O Estado de S. Paulo)
Centrais ameaçam paralisar empresas (O Estado de S. Paulo)
Centrais suspendem negociações (Correio Braziliense)
Chávez faz 'homenagem' à Odebrecht (O Estado de S. Paulo)
Concessão de asilo a italiano foi correta, diz Lula (Valor Econômico)
Crise entre Brasil e Itália se agrava (Jornal do Brasil)
Curta - Valério libertado (Valor Econômico)
Defesa de delegado quer esperar perícia (O Estado de S. Paulo)
Defesa espera que STF libere hoje o refugiado (Gazeta Mercantil)
Delegado espionou advogado de Daniel Dantas (O Estado de S. Paulo)
Em casa, Sarney recebe visita de Dilma (O Estado de S. Paulo)
Ex-aliado de Yeda vira secretário de petista (O Estado de S. Paulo)
Ficha de políticos é irrelevante para 13% (O Estado de S. Paulo)
Italiano é réu em ação por uso de documento falso no Brasil (Folha de S. Paulo)
Livre para grampear (Correio Braziliense)
Lula desiste de apoiar fim da reeleição e mandato de 5 anos (Folha de S. Paulo)
Lula quer pacote contra demissões (Correio Braziliense)
Luta pelo comando do Senado contamina eleição da Câmara (O Estado de S. Paulo)
MEC anula, na Justiça, vestibular 2009 da Unig (O Globo)
Ministro devolve cargo a deputados (O Estado de S. Paulo)
Ministro italiano ameaça se acorrentar diante de embaixada (O Globo)
Para Lula, dar refúgio a extremista foi ato 'soberano' (O Estado de S. Paulo)
Para senador italiano, Tarso disse "umas cretinices" (Folha de S. Paulo)
País deve ter dois novos adidos militares (O Estado de S. Paulo)
Presidente sai em defesa de asilo a terrorista italiano (Folha de S. Paulo)
Procuradora critica Mendes por soltar Valério (O Estado de S. Paulo)
R$ 2,5 milhões para trocar as cadeiras (Correio Braziliense)
Rede pública de ensino básico perdeu meio milhão de matrículas em 2008 (O Globo)
Refúgio a italiano opõe Lula e Amorin (O Globo)
Sarkozy pediu intervenção de Lula, diz Suplicy (Gazeta Mercantil)
Sarney busca retomar interlocução (Valor Econômico)
Serra ataca Lula ao anunciar obras (O Estado de S. Paulo)
Serra diz não concordar com decisão de Tarso (Folha de S. Paulo)
Sindilegis monta contra-ataque (Correio Braziliense)
Tarso se precipitou, avaliam ex-ministros da Justiça (O Estado de S. Paulo)
TRE cassa 1 prefeito e mais 10 correm risco (O Estado de S. Paulo)
Tucanos evitam criticar Yeda por compra de jato (O Globo)
Um bom exemplo (Correio Braziliense)
Viúva de jornalista terá proteção do Estado (Folha de S. Paulo)
À espera do efeito Sarney (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar