sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Presidência do Senado Federal


Papaléo é fiel ao Amapá e vota em Sarney

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), confirmou o apoio da bancada à candidatura do senador Tião Viana (PT-AC), na disputa com o senador José Sarney (PMDB-AP) pela Presidência da Casa. Por telefone, Arthur Virgílio disse, à Agência Senado, que a decisão se deveu ao fato de o candidato do PT ter prometido ao PSDB uma sociedade para "um amplo trabalho de limpeza" do Senado, revendo hábitos, costumes e o próprio funcionamento da Casa.
Fiel ao seu compromisso com o povo do Amapá, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) afirmou que votará no candidato do PMDB à Presidência do Senado, José Sarney (AP), embora seu partido tenha fechado questão no apoio ao candidato do PT, Tião Viana.
Em entrevista à Rádio Senado, Papaléo disse que pedirá dispensa para votar em Sarney por fidelidade ao seu estado, o Amapá.
- Não poderia privar meu estado do privilégio de estar representado na Presidência do Senado - disse.
Papaléo disse, ainda, que embora tenha muito respeito por Tião Viana, sua amizade com Sarney é de longa data. Ele revelou que, em conversas anteriores com Tião Viana, sempre adiantou que, se Sarney decidisse se candidatar, votaria nele por lealdade ao estado do Amapá.
Segundo Papaléo, durante a reunião da bancada do PSDB realizada na manhã de quarta-feira, com o objetivo de discutir o apoio do partido a um dos candidatos à Presidência do Senado, havia uma tendência pró-Sarney, embora os senadores não tenham chegado a um consenso. Ele disse, ainda, não ter sido informado, em detalhes, dos motivos que levaram o partido a mudar de opinião.
- De qualquer maneira, minha palavra já foi dada aos meus eleitores do Amapá: votaria no senador José Sarney, caso ele fosse candidato; não posso voltar atrás. Por isso, pedirei dispensa ao partido e tenho certeza de que serei liberado, da mesma forma que o senador João Tenório (AL) foi liberado para votar pelos interesses de Alagoas - explicou.
Papaléo acrescentou que Sarney é um senador "sério, leal e competente e certamente olhará com boa vontade e empenho os projetos e pleitos que são relevantes para o Amapá.
O senador disse, ainda, que sua maior preocupação em relação ao Senado é com a recuperação da imagem da Casa. Ele disse acreditar que, para fortalecer a democracia brasileira, o Senado não pode ficar atrelado aos interesses do Executivo.

Laura Fonseca / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar