quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Efemérides


Dia de Santa Inês
Dia Internacional das Religiões
1734 - Toma posse no comando da Praça de Macapá, Bernardo Pereira de Barreto, que havia se retirado para Portugal em 1723, depois de haver exercido o cargo de governador do Grão-Pará. (Baena, Antonio – Compêndio das Eras da Província do Pará, Belém, 1976).
1807 - Morre em Lisboa (Portugal), Fernando da Costa Ataíde Teive, ex-governador do Pará e militar bastante atuante na defesa da região do Amapá, no período colonial. Foi na administração dele que deu-se a inauguração da Fortaleza de São José de Macapá.
1901 - O governador do Pará Paes de Carvalho assina decreto incorporando ao território paraense a região antes contestada do Amapá, baseado na decisão arbitral de Berna. O respaldo do Governo Federal na acontece um mês depois (25 fevereiro), através de um decreto assinado pelo presidente Campos Sales.
1938 – Nasce em Oiapoque, o jornalista e escritor Hélio Guarany Pennafort, filho de Rocque de Souza Pennafort e Cezerlina Guarany Pennafort. Funcionário público, exerceu vários cargos da administração do ex-Território Federal do Amapá e do Estado do Amapá. Esteve sempre atuante na atividade jornalística, publicando regularmente artigos e reportagens, onde relatava suas vivências com os caboclos do interior, para onde geralmente se diria nos finais de semana. É membro da Academia Amapaense de Letras, da Associação Amapaense de Escritores (APES) e do Conselho Estadual de Cultura. Faleceu em São Paulo, no dia 19 de fevereiro de 2001. Obras: Microreportagem (1982), Um pedaço fotopoético do Amapá (1983), Entrevista ao Leitor (1982), Estórias do Amapá (1984), Os Heróis da Ribanceira (1986), Amapaisagens (1992), Barcellos, Sintese de Dois Governos (1994).
1956 - Macapá sedia o II Congresso Médico da Amazônia, de 21 a 23 de janeiro, no Cine Territorial, com a participação de 80 congressistas representantes da Região Norte.
1958 – Falece em acidente aéreo, o primeiro deputado eleito pelo Territorio do Amapá, Coaracy Nunes, juntamente cm o seu suplente, o promotor da Comarca de Macapá, Hildemar Pimentel Maia e o piloto Hamilton Silva.1960 – Um bairro de Santana recebe o nome de Vila Maia, em homenagem ao promotor de Justiça Hildemar Pimentel Maia, falecido em 1958, vítima de desastre aéreo ocorrido em 21 de janeiro d e 1958.
1963 - Falece em Macapá o professor José Barroso Tostes.1985 - Pelo decreto estadual nº 5, é criada a Reserva Ambiental do Parazinho, situada no arquipélago do Bailique. A área é atualmente administrada pela Sema (Secretaria de Estão do Meio Ambiente), em parceria com o Centro de Quelônios da Amazônia (Cenaqua/Ibama), e tem por objetivo a preservação integral e permanente dos recursos naturais do local, proibindo a utilização, perseguição, caça, captura de qualquer espécie da fauna e flora, exceto quando se tratar de atividades científicas, culturais e educacionais. Com uma área de aproximadamente 111 hectares, a ilha também é utilizada pela tartaruga amazônica (Podocnemis expansa), como seu principal ponto de desova e reprodução no Estado do Pará. A preservação da tartaruga amazônida na Ilha do Parazinho iniciou-se em 1981, quando os técnicos do projeto Quelônios da Amazônia observaram a ocorrência de desova e conseqüente perda da mesma, em função da amplitude de maré na ilha, que chega a ficar totalmente submersa durante as marés mais altas do ano.
1993 – O presidente da República Itamar Franco assina decreto aprovando a nova estrutura organizacional da Suframa que fica com o encargo de gerenciar a ALCMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar