quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor


Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

MANCHETES DO DIA

O governo do Estado vai constituir um grupo de trabalho para averiguar o que leva a Mineração Pedra Branca do Amapari (MPBA) a fazer demissões em massa de pessoal e vir agindo como se vai abandonar a lavra de ouro no oeste do Amapá. A informação foi dada ontem, em entrevista no rádio, pelo secretário estadual do meio ambiente, Antônio Feijão, antecipando que o grupo de trabalho governamental atuará com base em relatório de comissão que deverá ser formada já na próxima segunda-feira. Na entrevista, o secretário Feijão deixou clara a suspeita de que a MPBA vai abandonar a região do Amapari por insolvência financeira e por incapacidade de capitalizar dinheiro nas bolsas internacionais.

O Partido da República (PR) ingressou na última segunda-feira (12), com uma ação pedindo no Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do artigo do Código Eleitoral que define o quociente eleitoral. A sigla solicita, ainda, que seja adotado um outro sistema eleitoral, como por exemplo, o voto distrital. O processo, denominado Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), solicita a suspensão imediata da vigência do parágrafo 2º do artigo 109 do Código Eleitoral até o final do julgamento do processo. Esse parágrafo é o que define o quociente eleitoral como cláusula de exclusão. "Só poderão concorrer à distribuição dos lugares os partidos e coligações que tiverem obtido quociente eleitoral", diz o parágrafo do artigo 109, alvo do questionamento do PR.

As operadoras do serviço de serviço de telefone celular no Estado não aceitaram a proposta do Ministério Público do Amapá (MP/AP), apresentada pelo promotor de Justiça André Luiz Dias Araújo, para que os usuários tivessem pudessem restituir os aparelhos e receber o dinheiro de volta quando o serviço não for prestado adequadamente. A manifestação das empresas foi feita ontem (12) durante uma reunião realizada na sede do MP com a presença de representantes da Oi, Tim, Vivo e também da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os representantes das operadoras alegaram que obedecem a procedimentos próprios e, portanto, teriam dificuldade para aceitar a proposta do Ministério Público. Para o MP/AP, os clientes do Estado deveriam ter até 30 dias após a compra do aparelho para devolver o produto e ter o dinheiro de volta caso o serviços prestado não sejam satisfatório. “O consumidor local paga pelo mesmo serviço prestado ao consumidor de Recife, Brasília ou Rio de Janeiro, porém a qualidade desse serviço não é a mesma” , declarou o promotor aos presentes na reunião. Apenas a Claro não enviou representante.

O GLOBO
ACORDO EM SP REDUZ JORNADA E SALÁRIO PARA EVITAR DEMISSÃO

representantes da indústria, do comércio e da agricultura - foi selado ontem para redução de jornada e de salários. Pelo lado dos trabalhadores, estavam a Força Sindical e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), que representam seis milhões de assalariados em São Paulo. O objetivo é evitar demissões diante do agravamento da crise mundial. Os detalhes devem ser fechados nos próximos dias. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se recusou a participar da reunião porque não aprova uma negociação única para todos os setores num modelo de acordo "guarda-chuva".

FOLHA DE SÃO PAULO

O nível de emprego na indústria brasileira caiu 0,6% entre outubro e novembro passados, segundo o IBGE, na série livre de influências sazonais. Foi o pior desempenho do indicador desde outubro de 2003, quando o país estava em recessão. De acordo com o IBGE, caiu também o número de horas pagas, reflexo de férias coletivas não-programadas. Afetado pela crise, o emprego na indústria não resistiu a dois meses consecutivos de queda na produção: cedeu 0,6% de outubro para novembro na série livre de influências sazonais, segundo o IBGE. Foi o pior desempenho desde outubro de 2003 (-0,7%), quando o país estava em recessão. Em outubro, o indicador havia recuado apenas 0,1%, variação tida como estável pelo IBGE.

A futura secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, defendeu ontem o uso do "poder inteligente"(smart power, na expressão em inglês), a volta da diplomacia e a cooperação com aliados como focos principais da política externa do presidente Barack Obama, sinalizando uma ruptura com o unilateralismo belicoso que caracterizou o governo de George W. Bush. Para combater as ameaças e desfrutar das oportunidades em um mundo interdependente, observou a senadora, "diplomacia é um trabalho duro, mas quando trabalhamos duramente, a diplomacia funciona".

O Rio vai receber, até o fim do mês, recursos suficientes para a construção da linha 4 do metrô (Ipanema - Barra da Tijuca) e do Corredor T5 (Barra - Madureira - Penha), além da ampliação da Via Light até a Linha Vermelha e da ligação metroviária entre Niterói e São Gonçalo. O pacote de obras foi apresentado à chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que liberará o dinheiro por meio do PAC Mobilidade. A verba, porém, só sairá depois do anúncio das cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo - a presença do Rio é tida como certa.

VALOR ECONÔMICO
CUSTO DO TRABALHO SOBE E SINALIZA MAIS DEMISSÕES

A queda na produção industrial em novembro superior à desaceleração dos custos com folha de pagamento provocou um salto no custo unitário do trabalho. O indicador, que mede a evolução do salário real descontada a produtividade, apresentou aumento de 10,9% no penúltimo mês do ano, comparado a igual período do ano anterior, a maior da série produzida pela Tendências Consultoria Integrada, que teve início em dezembro de 2001. Em relação a outubro, houve aumento de 2,6% no custo unitário do trabalho, feitos os ajustes sazonais.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu recuar e anular o pagamento da gratificação extra de até R$ 1,8 mil mensais que seria repassada a servidores com pós-graduação — o privilégio era extensivo àqueles que ocupam cargo de chefe, independentemente do nível de escolaridade. O adeus à bolsa-chefia dos funcionários já era discutido nos bastidores pelos parlamentares, mas a gota d’água veio ontem com a irritação do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

GAZETA MERCANTIL
QUEDA NAS VENDAS DE VEÍCULOS ACIRRA CONCORRÊNCIA EM SEGUROS

As principais seguradoras do País estão revisando as contas e as estratégias comerciais para o segmento de automóveis este ano em conseqüência das projeções desanimadoras sobre o desempenho da indústria automotiva brasileira. Preocupados com a perspectiva de desaceleração da produção e das vendas de veículos novos, vários executivos do setor disseram à Gazeta Mercantil que a disputa por novas apólices do segmento será ainda mais acirrada no período.



DESTAQUES DE HOJE

Amapá não tem registro de trabalho escravo
Jornal do Dia


Diferente do estado do Pará, que lidera o ranking nacional de casos de trabalho escravo, o Amapá não figura na relação que vem sendo publicada por entidades especializadas há cerca de três anos. Isso, apesar da proximidade com o vizinho estado, especialmente pelo arquipélago do Marajó, onde existem muitas fabricas de palmito, alvos da maioria das denuncias de irregularidades na área trabalhista. Ontem, em entrevista ao Jornal do Dia, o auditor fiscal da superintendência regional do Trabalho e Emprego, João Batista Brandão, disse que o órgão recebe denuncias a respeito do assunto, porém, quando é verificado in loco " não é constatado o fato" . Ele adiantou que denuncias são feitas quase que semanalmente, " mas não há evidência, ou seja, a caracterização do trabalho escravo no Amapá" , tranqüilizou.
Leia mais...

Caixa/AP aguarda confirmação para ampliar valor do financiamento de imóveis
Jornal do Dia

Caixa Econômica amapaense aguarda confirmação para ampliar valor do financiamento de imóveis. Com o intuito de tentar evitar uma queda repentina no crescimento, o governo está montando um pacote habitacional que poderá aumentar o valor dos imóveis a serem financiados pelo Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS). Tal possibilidade deixou o grupo econômico dividido entre a necessidade de incitar a construção civil com medidas destinadas à classe média ou se concentrar nos segmentos de renda mais baixa. Indecisões à parte, o certo é que o aumento deverá ocorrer.
Leia mais...

Comunidade do Rio Bacaba comemora progresso
Jornal do Dia

Falta pouco para que a comunidade que reside no Rio Bacaba, pertencente ao distrito da Pedreira, receba do Governo do Estado, o prédio da escola que começou a ser construída no local. Além de um local para ministrar as aulas das mais de 30 crianças matriculadas, outro benefício adquiro foi a construção de passarelas com 1178 metros de madeira para que os moradores pudessem se locomover. De acordo com Francinelma da Silva, que atualmente dirige a Escola Estadual Bacaba, que conta com o ensino da 1ª a 4ª série, não são só os alunos que vão respirar aliviados quando em fevereiro o governador Waldez Góes e sua equipe confirmarem a entrega do prédio. "
Leia mais...

Governador Waldez Góes se reúne com gestores
Diário do Amapá


O governador Waldez Góes se reuniu ontem com todos os gestores do governo no auditório da Escola de Administração Pública (EAP). A renião prossegue hoje. No primeiro dia do encontro os secretários especiais de governo fi-zeram uma avaliação do exercício de 2008. Para o Secretário Especial de Gestão Joel Rodrigues, o Amapá avançou muito na economia e arrecadação e hoje obteve equilíbrio econômico próprio, esbarrando apenas na inadimplência de alguns setores, que deixam de receber recursos pro não estarem com suas contas em dia. “Temos que adotar medidas que possam atualizar a saúde financeira de todos os setores do Governo, só assim poderemos obter mais recursos através de grandes convênios”, disse Joel.
Leia mais...

De olho na cidade - Helio Nogueira
A Gazeta


Na justiça

Só depende de uma decisão da Justiça a retirada dos invasores do conjunto residencial Parque dos Buritis. São trinta e seis casas populares, construídas com verbas do ministério das Cidades, ainda na administração de João Henrique Pimentel. As residências, ainda em fase de conclusão, foram ocupadas por famílias carentes e supostamente sem-teto. Aproveitaram-se do momento político vivido durante o processo eleitoral de outubro. No intervalo do primeiro para o segundo turno, tomaram conta das casas e de lá recusam-se a sair. Enquanto isso, a Secretária de Assistência Social, Héssia Souza, mantém sob sua guarda a relação das famílias carentes que ganharam o direito de ocupar as moradias de 30 metros quadrados de área, divididos em quarto, sala conjugada com cozinha e banheiro.

Segurança máxima

Os alicerces de um novo presídio de segurança máxima já estão prontos. Os recursos, provenientes da Secretaria Nacional de Justiça, do ministério da Justiça, estão sendo liberados pela superintendência da Caixa Econômica do Amapá a cada etapa concluída. O novo presídio, que está sendo edificado por trás do Instituto Penitenciário, terá 200 celas com piso e paredes em concreto armado, lâminas de aço e barras de ferro. Será a primeira casa de detenção sem paredes da região Norte. Três cercas em telas de aço dificultarão a fuga de detentos de alta periculosidade. A previsão de conclusão das obras é para os próximos dois anos.
Leia mais...

Moradores da área de ressaca da avenida Guaranis no Buritizal pedem ajuda ao poder público
A Gazeta


São poucas as avenidas que ainda não foram asfaltadas no trecho entre a Rua Santos Dumont e o conjunto residencial Laurindo Banha no bairro Buritizal. A avenida Guaranis é um exemplo. A falta de atenção por parte do poder público gera insatisfação junto aos moradores que precisaram enfrentar a realidade que aflige o local. O tráfego de crianças é constante naquele perímetro e segundo os próprios moradores, a promessa de aterrarem o local vem de muitos anos atrás. Eles dizem não saber mais o que fazer para resolver o problema.
Leia mais...

Agentes de endemias intensificam visitas de combate a dengue na capital
A Gazeta


Desde segunda feira (12), 170 agentes de endemias estão espalhados pela cidade. Eles são responsáveis pelo Levantamento de Índice Rápido Amostral (Lira), que é feito em cidades com mais de 100 mil habitantes. O trabalho é realizado de dois em dois meses com o objetivo de fazer a fiscalização e orientar as pessoas de como se evitar a dengue. O coordenador do Programa de Combate a Dengue, Jaciguara Alencar, diz que o estudo ajuda a identificar os bairros com maior possibilidade de infestação da doença. “O nosso trabalho é contínuo, o tratamento terminou sexta feira (9).
Leia mais...

Coluna “Gazetilha”
A Gazeta

colunagazetilha@hotmail.com

• Cuíra

Quem conhece e convive com Antonio Feijão diz que ele está louco para assumir o lugar de Davi Alcolumbre na Câmara Federal. Mas há quem diga que o dono da cadeira repensa a possibilidade de deixar as vantagens da Câmara, em Brasília, para descascar abacaxi na secretaria de obras, em Macapá.

• Lixo

Dois políticos proeminentes estariam à frente do mais novo e rentável empreendimento em nossa capital: uma indústria de processamento e reciclagem de lixo. A fábrica também vai produzir adubo orgânico a partir do lixo doméstico.

• Acumulando riqueza

Outra dupla de políticos, sendo um muito conhecido e poderoso e outro nem tanto assim, mas empreendedor já colocou em funcionamento a indústria de produção de seixo e de brita. Para obter este último produto os operários usam de dinamite para explodir as pedras, belas pedras, do rio Araguari, próximo a Porto Grande. Que se dane o meio ambiente.


• Malária

Com o aumento da intensidade das chuvas, cresce o movimento no Centro de Doenças Tropicais em Macapá. Novos casos de malária são notificados, principalmente nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca.

• Saúde indígena

A Funasa acaba de enviar 16 técnicos para uma ação de combate à malária na aldeia de Kumarumã. Lá moram nada menos do que 1.800 índios ameaçados com o recrudescimento da doença.

• Combate à dengue

Lançado em São Paulo, o Proden um medicamento, fitoterápico, que combate aos males provocados pela Dengue. O melhor é que os primeiros testes farmacológicos foram realizados no laboratório da Unifap, um dos melhores da America Latina, cujo reitor, o magnífico José Tavares é farmacólogo. Parabéns.
Leia mais...

Coluna Cláudio Humberto
A Gazeta


É oficial: Bolsa-Família vicia o cidadão

Após relutar muito, o governo federal decidiu oferecer aos beneficiados do Bolsa-Família a “porta de saída” do programa: cursos de qualificação que os prepare para o mercado e lhes assegure empregos e vida digna. Mas a iniciativa é um fracasso: das 400 mil cartas de convite enviadas até agora, apenas 6 mil “bolseiros” aceitaram a oferta. Os demais preferem o desemprego ou o subemprego, mas com “bolsa-esmola”.

Gonzagão avisou

Da música “Vozes da Seca”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas: “Esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

Curral cercado

A idéia era qualificar o “bolseiro” e cortar a bolsa um mês após ele estar empregado. Mas o prazo foi estendido para 24 meses, a próxima eleição.

Iniciativa

O programa de qualificação profissional dos “bolseiros” foi proposto pela Casa Civil aos ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho.

Resistência

O Ministério do Desenvolvimento Social resiste à “porta de saída” para o Bolsa-Família. O programa beneficia 58 milhões de brasileiros/eleitores.
Leia mais...

Ex-prefeito prepara relatório para Tribunal
A Gazeta

O ex-prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), disse ontem (13) estar concluindo seu relatório de gestão para encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Câmara Municipal de Macapá. Ele afirmou estar dentro do prazo estabelecido na lei, que vence no mês de março. Caberá ao TCE o parecer técnico pela aprovação ou rejeição das contas. João Henrique informou ter executado R$ 360 milhões do orçamento do ano passado, fixado em R$ 352 milhões. Isso mostra ter ocorrido excesso de arrecadação. Segundo o ex-prefeito, a divisão do orçamento do município deixa muito pouco dinheiro para investimentos, daí a necessidade de ação política para convênios com o Estado e com órgãos do governo federal, além das emendas parlamentares.
Leia mais...

Área de proteção ambiental sujeita a degradação no Curiaú
A Gazeta

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), por meio do setor de Gestão da Unidade de Conservação, tem efetuado o monitoramento da Área de Proteção Ambiental do Curiaú (APA) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (IMAP), Batalhão Ambiental e Ministério Público. As ações de fiscalização têm sido motivadas por freqüentes denúncias de moradores preocupados com invasões e queimadas ocorridas na APA. O trabalho consiste em monitorar as atividades degradadas e repassar a maneira correta do uso racional de conservação do espaço. Assim, busca-se evitar maiores destruições no meio ambiente daquele local. A secretaria reconhece a necessidade de mostrar à comunidade a necessidade de não se modificar as residências e os empreendimentos que já existente na APA. Essas ações vêm ocorrendo desde o ano passado. O segundo passo será a notificação dos infratores. A Sema, inclusive, já tem um cronograma de fiscalização, visando coibir as invasões e o desmatamento, visto que há denúncias de pessoas que estão incentivando a invasão da APA.
Leia mais...

Blog do Jornal do Dia


Estas foram enviadas hoje de manhã pela Liba:

BLOCO MANCHA NEGRA FAZ PARCERIA COM A UNIVERSIDADE

Batido o martelo na dobradinho Mancha Negra e Boêmios do Laguinho. Bateria Pororoca foi quem acompanhou Tayson Tiassú na gravação do samba de empolgação do bloco, que vai homenagear o samba.Dobradinha esticada para o carnavalesco Rodrigo Siqueira. É dele a responsabilidade de criar e confeccionar, alegoria, estandarte, harmonia e a nova logo do bloco.

BAILE DA MUSA SERÁ NO SESC ARAXÁ

Será dia 31 no Sesc Araxá, o baile de carnaval que vai eleger a Musa da Liba/Carnaval 2009. Serão 11 candidatas que representarão os blocos filiados a Liba. Para coordenar o concurso, a LIBA contratou o carnavalesco Rodrigo Siqueira, que será responsável pela passarela e coreografia do desfile.O sambista carioca Paulinho Mocidade será outra atração do evento.

XERFAN É PICA PAU


Com o tema " DA BOLA PRA AVENIDA UM XEF NO JOGO DA VIDA", o bloco Pica Pau Boleiro vai prestar uma justa homenagem a Xerfan, cidadão Zona Sul que é a cara do carnaval amapaense. Contando um pouco da história desse amapaense de coração, o Pica Pau está programando um ziriguidum do babado para lançar sua música e apresentar seu abadá. Xerfan tem acompanhado de pertinho todo o processo de criação e produção das fantasias e alegoria do bloco.

MIXAGEM

CD com as 11 músicas de empolgação dos blocos da LIBA já estão no forno. Últimos ajustes estão sendo colocados para que na próxima semana o CD já esteja disponível para a comunidade do carnaval. Presidente Pereirinha garante que esse CD será um dos mais bem produzidos pela Liga, vai ter fotografias dos blocos no encarte e a capa e contracapa terá imagem dos campeões de 2008.

Denúncia

Chegou a informação de que várias pessoas estão utilizando a Justiça do Trabalho para ganhar dinheiro. Inventam histórias, fraudam provas, arrumam testemunhas falsas. No meio de tanta “maracutaia”, os juízes acabam sendo vítimas junto com donos de empresas, pois passam a acreditar e dão ganho de causa para estes pilantras.

É notícia. O orçamento do Ministério da Educação aumentou em R$ 9 bilhões – o maior da história. Depois de tanto se falar que o melhor remédio para o fim da violência seria a educação, em 2009, o Governo Federal injeta 40,5 bilhões no orçamento do MEC, o que quer dizer 9 bi a mais do que o ano passado. A verba servirá para immplementar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e na ajuda extra aos outros estados para renovação e expansão do ensino médio, das universidades federais – como o caso da Unifap, que duplicou suas vagas e ainda está com a execução de abertura de novos campus.

Prefeitura Municipal de Macapá repassa R$ 1 milhão à construtora da Vila do Mucajá
Diário do Amapá


A Prefeitura Muni-cipal de Macapá (PMM) fez nessa terça-feira, 13, o repasse de R$ 1,047 milhão à construtora Dan-Herbert, responsável pela obra de cons-trução dos 37 blocos de apartamentos da Vila do Mucajá. Com isso, a expectativa agora é da imediata retomada das obras que deverão empregar pelo menos quinhentos trabalhadores até sua conclusão, prevista para novembro do próximo ano. Segundo o secretário municipal de Finanças da PMM, Allan Sales, do total de R$ 1.047.000,00 repassados ontem à construtora, R$ 285 mil foram arcados pela própria Prefeitura. “Essa é a contrapartida que o município tem que repassar a cada vez que o interveniente financeiro da obra, a Caixa Econômica Federal, paga uma parcela do convênio”, explicou o gestor da Senfi.
Leia mais...

Quilombolas fazem planejamento para 2009
Diário do Amapá

Representantes das comunidades quilombolas do Estado do Amapá estarão fazendo planejamento das suas ações para o ano de 2009, amanhã, dia 15 de janeiro, às 14h no auditório da Escola Azevedo Costa. A Coordenação das Comunidades Quilombolas do Amapá (Conaq- AP0 já estevereunida no último dia 9 de janeiro, no auditório da Escola Esta-dual Azevedo Costa. A reunião teve a parti-cipação representantes da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro), Casa da Cidadania-Ministério Público e Coordenação da Igualdade Racial do Município de Macapá.
Leia mais...

Coluna “FROM”
Diário do Amapá

Preferido


Quem continua com a bola cheia, quase estourando os pontos, é Sarney.
Atualmente sob uma enxurrada de paparicos para que volte a assumir a Presidência do Senado.
Com o presidente Lula pilotando claque dos que o querem ali.

Baixaria

No vale-tudo da política, não faltaram maldosos com presente de grego para sucessores, nas prefeituras. Caso do baiano José Laudano Santos, de Almadina, que encontrou no gabinete uma cobra-coral venenosa bem embaixo de sua cadeira. Presente menos cruel, porém de puro mau-gosto, já ocorreu logo ali, em Santana, onde o prefeito que assumia, num passado nem tão distante assim, deu de cara com um monte de cocô bem no centro da mesa principal do gabinete que ele ocuparia. Pediu reserva sobre o autor da façanha.

Procura-se

Em Ferreira Gomes, já se fala na emissão de um mandado de busca e apreensão ao ex-prefeito Adiel Ferreira. Para maiores explicações sobre paradeiro dos móveis do gabinete mais cobiçado do município — que o prefeito eleito teve que ocupar sem ter sequer onde sentar.

Premonição

O sinal de alerta geral que a MPBA fez soar não se resume às centenas de demissões já consumadas. A empresa, que já retirou todo o “filé mignon” do ouro das minas de Pedra Branca, na verdade está apressando os passos para ir embora. Prevê um PhD em extração mineral, o geólogo Feijão.

É preciso respeito

Não se pode discordar da saída melancólica do ex-prefeito JH, pelo estado em que deixou a cidade, da metade do segundo mandato pra cá. Agora execrá-lo impiedosamente, com propósito de até conduzi-lo ao cadafalso, aí já é overdose com efeito de nitroglicerina pura — sendo ele, no pessoal, um cidadão de boa índole, coração maior do que o corpo e uma pessoa que sempre respeitou a todos, inclusive os adversários políticos. Portanto, mais devagar com o andor, colegas.

Decisão


Semana que vem é decisiva: presidente Lula e a bancada de senadores do PMDB se reunirão para bater o martelo com relação ao nome do futuro presidente do Senado. Com certeza o senador José Sarney vai ser a bola da vez. Só depende dele.
leia mais...


Casa de Apoio Marco Zero precisa de assistência

Diário do Amapá


Após inspeção na Casa de Apoio Marco Zero, em julho e novembro de 2008, as promotoras de justiça substitutas Fábia Nilci Santana e Neuza Rodrigues, em exercício na Promotoria de Justiça da Cidadania da Comarca de Macapá, editaram a Recomendação nº 013/2008 à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), objetivando solucionar problemas identificados, que ofendem os direitos humanos dos usuários e profissionais daquela casa de apoio. A Casa de Apoio Marco Zero está sediada no Estado do Pará, na cidade de Belém, e é mantida pelo Governo do Amapá, com o objetivo principal de oferecer hospedagem, alimentação e transporte aos pacientes oriundos do Amapá (sem referência familiar em Belém, que estejam em tratamento de saúde e inscritos no Programa de Tratamento Fora de Domicílio), proporcionando-lhes apoio de profissionais habilitados e o atendimento humanizado.
Leia mais...

Sucessão no Senado Federal deve ser definida semana que vem
Diário do Amapá


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a bancada de senadores do PMDB se reunirão na se-mana que vem para tratar da eleição para a Presidência do Senado, informou nessa terça-feira uma fonte do Palácio do Planalto. A decisão foi tomada durante a reunião da coordenação política do go-verno. Atualmente, o Executivo tem apoiado a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC). O ou-tro candidato declarado é Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que tenta a reeleição. No entanto, o ex-pre-sidente da República e do Senado, José Sarney – foto (PMDB-AP), que vi-nha dizendo que só seria candidato se seu nome fosse objeto de consenso dos colegas, pode anunciar a sua disposição de retornar à cadeira mais importante do Congresso. Garibaldi já disse que abandonaria a disputa em favor de Sarney, se a bancada do PMDB pedisse. A expectativa era que Lula e Sarney se encontrassem ainda nesta semana. A assessoria de imprensa do senador, no entanto, informou que ele está gripado.
Leia mais...

VEJA TAMBÉM...

ARTIGOS

A crise como possibilidade de um projeto nacional de desenvolvimento (Valor Econômico)
A fantasia escondida no fundo do Atlântico (Gazeta Mercantil)
A lógica nebulosa nas decisões do Banco Central (Valor Econômico)
A política está de volta (Valor Econômico)
Coincidências (Folha de S. Paulo)
Defensoria Pública, três anos (O Estado de S. Paulo)
Empregos por decreto (Folha de S. Paulo)
Entre os verbos de Lamy e os juros do Copom (Gazeta Mercantil)
Imediatismo e temperança na atividade das agências regulatórias (Gazeta Mercantil)
Inevitável ajuste de Estados e municípios (O Estado de S. Paulo)
Investimento + flexibilidade (Folha de S. Paulo)
Lembrai-vos de 1943! (O Estado de S. Paulo)
O desafio da universidade pública brasileira (Folha de S. Paulo)
O presidente e a mídia (Correio Braziliense)
O sagrado direito ao silêncio (Correio Braziliense)
Operação simbólica (Folha de S. Paulo)
Procura-se intermediário (Correio Braziliense)


COLUNAS

A fantasia repousa no fundo do mar (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
A rua vai livrar-se do tour da choldra (Jornal do Brasil - Informe JB)
A volta de quem não foi (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Atrás do prejuízo (Correio Braziliense - Brasil S.A)
CPI do Votorantim (O Globo - Panorama Político)
Efeito cascata (Folha de S. Paulo - Painel)
Fabricantes de móveis também preveem desaceleração no 1ºtri (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Hora incerta (O Globo - Panorama Econômico)
Ibovespa patina com volatilidade alta (Valor Econômico - De olho na bolsa)
Ideias não fazem plástica (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Modelo do BC põe IPCA abaixo da meta (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
No fio do bigode (Correio Braziliense - Brasília-DF)
O ensaio geral de um novo modelo (Valor Econômico - Política)
O mérito do recuo (Folha de S. Paulo - Fernando Rodrigues)
O risco de crescimento zero em 2009 (Valor Econômico - Brasil)
Obama não é Roosevelt, nem Lincoln (O Globo - Élio Gaspari)
Reação conservadora (O Globo - Merval Pereira)

ECONOMIA

'O Lula vai conseguir segurar essa crise' (O Estado de S. Paulo)
1º trimestre será termômetro para o ano, avalia Lula (Folha de S. Paulo)
100 vagas para técnicos de laboratório na Saúde (Correio Braziliense)
ADEUS, BOLSA-CHEFIA (Correio Braziliense)
Agenda de reivindicação (Jornal de Brasília)
Anistiados de volta ao cargo (Jornal de Brasília)
APM Terminals planeja investir até US$ 700 milhões no Porto de Santos (Valor Econômico)
Argentina: inflação oficial fica em 7,2% (O Globo)
Banco eleva investimentos na América Latina e Caribe (Gazeta Mercantil)
BB lança linha para pequeno exportador (Valor Econômico)
BC retoma hoje leilões para comércio exterior (Valor Econômico)
Bernanke afirma que estímulo fiscal não basta (O Globo)
BG vai investir mais de US$ 4 bi no campo de Tupi (Jornal do Brasil)
Bolsas fecham sem tendência definida em Nova York (Valor Econômico)
Brasileiro é um dos mais otimistas em relação à crise, mostra estudo (O Estado de S. Paulo)
Braços cruzados na GM (O Globo)
Caixa anuncia mudanças na Mega-Sena e em outras loterias (Folha de S. Paulo)
Call centers desrespeitam clientes (Jornal do Brasil)
Cargill encara nova licitação para conservar área no porto de Santos (Valor Econômico)
Chineses voltam às compras, mas preço está quase 40% mais baixo (Valor Econômico)
Com exportação maior, Petrobras ainda terá déficit (O Globo)
Comércio exterior chinês tem maior queda desde 99 (Folha de S. Paulo)
Crise adia expansão internacional (Valor Econômico)
Crise e preços reduzem em 20% o consumo industrial de gás natural (Valor Econômico)
Curtas - Nota fiscal paulista (Valor Econômico)
Curtas - Petróleo tem leve alta (Valor Econômico)
Decasséguis: Japão cria comitê de ajuda a imigrantes desempregados (Folha de S. Paulo)
Demissões aumentam pressão sobre Fazenda (O Estado de S. Paulo)
Diplomacia: Visto para Argentina passa a ser permanente (Folha de S. Paulo)
Dólar sobe 1,35% e retoma patamar de R$ 2,30 (Gazeta Mercantil)
Dólar sobe para R$ 2,327 mesmo com atuação do BC (Folha de S. Paulo)
Dólar valorizado faz empresas repassarem preços aos clientes (Valor Econômico)
Déficit do Brasil com a China aumenta 80% (Folha de S. Paulo)
Em economia livre, Brasil cai para 105º (O Globo)
Em MG, demissões totalizam 6,7 mil; Volks e ArcelorMittal anunciam PDV (Valor Econômico)
Emprego industrial em queda (Correio Braziliense)
Emprego no setor industrial registra maior queda desde outubro de 2003 (Valor Econômico)
Emprego tem a maior queda desde 2003 (O Estado de S. Paulo)
Emprego tem a maior queda em 5 anos na indústria (O Estado de S. Paulo)
Empresas de transporte e TV a cabo falham em pontos básicos (Jornal do Brasil)
Paraná eleva a estimativa de perdas causadas pela seca na safra de grãos (Valor Econômico)
País é o 2º melhor mercado do mundo (Correio Braziliense)
Petrobras bate recorde de exportação em dezembro (Folha de S. Paulo)
Petrobras diz que atual preço do barril é insustentável (Gazeta Mercantil)
Petrobras investe para baixar enxofre mas MPF investiga atraso no Proconve (Valor Econômico)
Petrobras tem exportação recorde (Jornal do Brasil)
Petrobras: exportação maior, mas déficit no ano (O Globo)
Planalto prepara mais cortes de impostos das empresas (Folha de S. Paulo)
Plano de saúde poderá ser trocado sem carência (Folha de S. Paulo)
Previsão: Fórum de Davos vê risco de séria crise fiscal em países ricos (Folha de S. Paulo)
Preço do gás deve cair mais de 8% no Rio de Janeiro (Jornal do Brasil)
Produtividade da indústria recua 3,5% em novembro (Gazeta Mercantil)
Pronaf financia fábrica de leite em pó em SC (Valor Econômico)
Protesto contra demissões para GM (O Estado de S. Paulo)
Punição para o desemprego (Jornal do Brasil)
RBS vende parcela em Banco da China (Valor Econômico)
Receita esclarece regras de pagamento do IOF (Valor Econômico)
Recorde na exportação de barris de petróleo (Correio Braziliense)
Renda fixa ganha com juro menor (Valor Econômico)
Salários registram queda de 2,7%, diz IBGE (Gazeta Mercantil)
Segurança escolar (Correio Braziliense)
Sem crédito, fornecedor da Petrobrás 'perde' sonda (O Estado de S. Paulo)
Setor ainda precisa se tornar mais profissional (Jornal do Brasil)
Setor financeiro pode precisar de novo socorro, diz Bernanke (Folha de S. Paulo)
Sobra de gás no Brasil afeta Bolívia (Valor Econômico)
Superávit sobrevive às barreiras comerciais (Gazeta Mercantil)

POLÍTICA

"Sou mais experiente, mais maduro" (Jornal do Brasil)
"Vamos separar disputa e gestão" (Jornal do Brasil)
Após renúncia, Renan vira líder do PMDB (O Globo)
Avalanche: Tribunal nega liberdade a Valério, que recorre ao STF (Folha de S. Paulo)
Aécio reage com ironia a críticas de Patrus contra o governo de Minas (Gazeta Mercantil)
BG vai investir US$ 4 bilhões no pré-sal (Gazeta Mercantil)
Briga pela liderança abre divisão no PSDB (O Estado de S. Paulo)
Caem benefícios para servidor do Congresso (Gazeta Mercantil)
Chinaglia cancela ampliação de benefícios a servidores (Valor Econômico)
Chinaglia deixa para sucessor decisão sobre plano de saúde (Jornal do Brasil)
Contra tendência, UnB mantém seus gastos com cartão (Folha de S. Paulo)
Câmara recua sobre benefícios a servidores (Folha de S. Paulo)
Câmara tenta dar fim a "coronelismo eletrônico" (Gazeta Mercantil)
Duas receitas para a sucessão no Senado (Correio Braziliense)
Egoísmo coletivo (Folha de S. Paulo)
Ex-cabos sem indenização (Correio Braziliense)
Ex-vereador toma posse na Assembleia (O Estado de S. Paulo)
Garibaldi e Viana tentam constranger Planalto contra candidatura de Sarney (O Globo)
Garotinho perde espaço no PMDB e busca novo partido (O Estado de S. Paulo)
GDF tem êxito em votações (Correio Braziliense)
Governo concede asilo político a Cesare Battisti (O Globo)
Governo pode impor condições para liberar recursos, diz Lupi (Gazeta Mercantil)
Governo trabalha com a possibilidade de o PMDB presidir Câmara e Senado (Valor Econômico)
Governos agilizam concessão de visto (Gazeta Mercantil)
Justiça arquiva pedido para investigar morte de Herzog (Folha de S. Paulo)
Juíza arquiva caso Herzog, que julga prescrito (O Estado de S. Paulo)
Kassab reduz congelamento em R$ 1,4 bilhão (Valor Econômico)
Lula avaliza e PMDB articula com Sarney (Jornal do Brasil)
Lula e Sarney discutem eleição (Gazeta Mercantil)
Lula inaugura trecho da interoceânica (Gazeta Mercantil)
Marcos Valério apela a Gilmar Mendes por liberdade (Jornal do Brasil)
Mesa desiste de plano de saúde e gratificação (O Estado de S. Paulo)
Minc cobra de Mangabeira agilidade para o Plano Amazônia Sustentável (O Globo)
Minc discute plano com Mangabeira (Gazeta Mercantil)
Ministro quer punir empresa que demitir (O Estado de S. Paulo)
MP 449 já tem emendas sobre IPI (Valor Econômico)
Múcio: plástica ‘arrumou’ Dilma (Correio Braziliense)
Petista busca ''pacto'' com Garibaldi (O Estado de S. Paulo)
Plástica de Dilma dá o que falar em Brasília (O Globo)
PMDB pressiona Lula a ''rifar'' Tião Viana (O Estado de S. Paulo)
Por Dilma-2010, Lula articula apoio a Sarney (Folha de S. Paulo)
Prefeitos de cidades pequenas admitem dificuldades com projetos de moradia (O Globo)
Pressionada, Câmara recua de novos gastos (O Globo)
Questão indígena: Líder indígena é assassinada em fazenda sob demarcação em MT (Folha de S. Paulo)
Reunião entre Fiesp e Força acaba sem acordo (Gazeta Mercantil)
Reunião tumultuada (Correio Braziliense)
Sede com heliponto (Correio Braziliense)
Tarso decide dar refúgio político a italiano (O Estado de S. Paulo)
Temer diz que tem mais apoio do que esperava (Folha de S. Paulo)
TRF rejeita recurso e mantém Valério preso (O Estado de S. Paulo)
triplicar investimento em estradas (O Estado de S. Paulo)
Valério não obtém habeas corpus e continua preso (O Globo)
Valério vai ao Supremo (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar