quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor (?)



Anderson Michel da Silva, 29 anos, foi assassinado com uma terçadada que lhe atingiu o pescoço. O crime ocorreu por volta das 7h30 da manhã de ontem, 21, quando a vítima foi atingida em frente a seu apartamento localizado em uma vila situada a rua Londrina, 663, bairro Infraero II. De acordo com o que foi informado aos policiais, o homicídio fora praticado por Antonio Pedro de Souza, 56, o “Ceará”. A polícia foi informada de que o crime ocorrera por motivo passional.


Como forma de diminuir os efeitos da crise no Amapá, o governo do Estado resolveu prorrogar até o dia 31 de julho desse ano, as reduções de ICMS. A medida já foi publicada no Diário Oficial do último dia 15. O ICMS (Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal. Sua regulamentação constitucional está prevista na Lei Complementar 87/1996 (a chamada " Lei Kandir" ), alterada posteriormente pelas Leis Complementares 92/97, 99/99 e 102/2000.

A GAZETA
PREFEITOS TERÃO QUE CORTAR DESPESAS

Em continuidade a um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a semana passada na baixada Acre no bairro Pacoval, a equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecente (DTE), comandada pelo delegado Sidney Leite, apreendeu na última terçafeira (20), por volta das 7 h da noite o traficante Uziel Santos dos Santos, de 26 anos. Depois de muitas investigações a polícia conseguiu chegar até o traficante que há bastante tempo atuava naquela área. Com ele os agentes apreenderam 68 papelotes de pasta de cocaína. No momento em que os agentes efetuaram o flagrante Uziel estava na casa da irmã de sua cunhada.


O GLOBO
BC ANUNCIA CORTE E BANCOS JÁ REDUZEM JUROS

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros em um ponto percentual, para 12,75% ao ano, dentro das expectativas mais otimistas do mercado. A decisão mostrou uma divisão entre os diretores do BC: cinco votaram a favor da queda de um ponto, enquanto três membros queriam apenas 0,75. Foi o primeiro corte desde setembro de 2007. Apesar disso, o Brasil continua com a maior taxa real (descontada a inflação) de juros do mundo. Logo após o anúncio, grandes bancos públicos e privados decidiram divulgar redução em suas taxas de empréstimo.


FOLHA DE SÃO PAULO
JURO CAI 1 PONTO; BC INDICA MAIS CORTES

O Banco Central anunciou redução de um ponto percentual nos juros básicos da economia, que a partir de hoje passam para 12,75%. A instituição sinalizou ainda mais cortes para os próximos meses. Foi a maior redução de uma única vez desde novembro de 2003. Foi também o primeiro corte da taxa Selic promovido pelo Copom desde setembro de 2007.

O ESTADO DE S. PAULO
JUROS TÊM MAIOR CORTE EM 5 ANOS

No corte de juros mais agressivo dos últimos cinco anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) baixou em 1 ponto porcentual a taxa básica da economia (Selic), para 12,75% ao ano. A última vez em que o BC reduzira a Selic nessa magnitude foi em dezembro de 2003. A decisão pegou a maioria dos analistas de surpresa, uma vez que a aposta majoritária do mercado era em um corte de 0,75 ponto. Apesar disso, o Brasil manteve a liderança do ranking mundial do juro real (que desconta a inflação projetada para os 12 meses seguintes), com taxa de 7,6% ao ano. Em segundo lugar está a Hungria, com 5,8% e, em terceiro, a Argentina, com 5,1%.

JORNAL DO BRASIL
PANCADA NOS JUROS

A nota divulgada no início da noite de ontem, logo após o anúncio da decisão, deixa clara a disposição dos membros do comitê de prosseguir no movimento de redução da taxa, nas próximas reuniões. "Avaliando as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, neste momento, reduzir a taxa Selic para 12,75% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela redução da taxa Selic em 0,75 p.b.", informa a autoridade monetária, que prossegue: "Com isso, o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros, sem prejuízo para o cumprimento da meta para a inflação."

VALOR ECONÔMICO
BC REDUZ JURO EM 1 PONTO E DESCARTA CORTES

Em decisão que surpreendeu parte do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou ontem a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, reduzindo a Selic de 13,75% para 12,75% ao ano. A medida dividiu a diretoria do Banco Central: dos oito votos, três optaram por baixar apenas 0,75 ponto percentual. Em comunicado divulgado logo após a reunião, o comitê procurou limitar uma eventual onda de otimismo no mercado financeiro ao afirmar que o corte decidido ontem representa uma "parte relevante" do movimento de queda que pretende fazer na taxa básica de juros.

CORREIO BRAZILIENSE
JUROS CAEM PARA SALVAR EMPREGOS

A forte deterioração da atividade econômica no país — com a produção industrial despencando e o desemprego em alta — levou ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a reduzir em um ponto percentual, de 13,75% para 12,75% ao ano, a taxa básica de juros (Selic). Foi a maior baixa mensal desde dezembro de 2003 e a primeira nos últimos 12 meses. A redução foi sacramentada por cinco dos oito diretores do BC, que optaram por uma postura mais agressiva diante do expressivo recuo nas projeções de inflação para este ano. Em dezembro passado, quando o Copom cogitou derrubar os juros, o mercado estimava um índice de 5,2%. Agora, as apostas caminham rapidamente para o centro da meta perseguida pelo BC, de 4,5%. Três diretores votaram pela queda de 0,75 ponto.

GAZETA MERCANTIL
DECISÃO DO COPOM FORÇA BANCOS A REDUZIR JUROS

O corte de 1 ponto percentual, que não era aplicado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central desde dezembro de 2003, na taxa básica de juros ontem confirmou o desvio do foco de atenções da autoridade monetária para o desaquecimento econômico. Números da produção industrial e desemprego, tal como indicadores de preço no atacado, reforçaram a suspeita de que nem a variação cambial fará pressão relevante sobre os preços domésticos diante do cenário de recessão global. Com a inflação se mostrando sob controle, o BC trocou um esperado ciclo longo e suave de cortes por um curto e agressivo. Assim como o mercado, o comitê ficou dividido sobre a magnitude do corte - cinco membros votaram por 1 ponto e três por 0,75. Em nota, o BC destacou que realizou de imediato "parte relevante do movimento para a taxa básica".


No corte de juros mais agressivo em mais de cinco anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou no início da noite de ontem a redução de um ponto percentual na taxa básica da economia, para 12,75% ao ano. A última vez em que o Banco Central (BC) cortou a Selic nessa magnitude foi em dezembro de 2003. A decisão pegou a maioria dos analistas de surpresa, já que o mercado trabalhava com redução menor, de 0,75 ponto. Em comunicado divulgado após a decisão, os diretores do BC afirmam que "o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros". Segundo o texto, o corte de um ponto não trará "prejuízo para o cumprimento da meta para a inflação".


DESTAQUES

A ofensiva de Sarney

O senador José Sarney (PMDB-AP) vai para cima dos tucanos hoje. O PSDB é o partido mais disputado na eleição para a Presidência do Senado. Com 13 parlamentares, a legenda ainda não fechou posição e é cortejada também por Tião Viana (PT-AC). Sarney aposta na negociação com os senadores do partido. Sabe que o acordo com o PMDB está mais próximo. Os tucanos avaliam que o peemedebista tem mais chances de vencer a briga e isso pode pesar na hora de decidir o apoio. Hoje, o líder Arthur Virgílio (AM) e o senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), devem se encontrar com Sarney. Os dois também podem reunir-se com Tião Viana.
Leia mais...

Tribunal Regional Eleitoral marca julgamentos para este mês
A Gazeta

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) retoma na próxima semana o julgamento de processos das eleições municipais de outubro do ano passado. Serão quatro julgamentos neste mês de janeiro. A primeira sessão de 2009 está marcada para segundafeira 26, mas três processos polêmicos, envolvendo os prefeitos Roberto Góes (Macapá), Euricélia Cardoso (Laranjal do Jari) e o ex-deputado estadual Fran Júnior só entram na pauta de fevereiro. Na sessão de segundafeira os juízes do Tribunal Regional Eleitoral irão apreciar dois processos de prestação de contas do PMDB, referentes aos exercícios de 2006 e 2007. No dia seguinte será julgado recurso de reconsideração da Editora Gráfica Diário do Amapá contra Rosemiro Rocha, que perdeu a eleição para a prefeitura de Santana. O jornal foi condenado a pagar multa por não cumprir decisão judicial de publicar direito de resposta.
Leia mais...

Senador José Sarney entra em campo para disputar a Presidência do Congresso Nacional, no voto
Diário do Amapá

Após assumir sua candidatura à Presidência do Senado, José Sarney (PMDB-AP) deu início anteontem às articulações para acomodar Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) em algum posto importante na Casa e enfraquecer a candidatura de Tião Viana (AC), que insiste em enfrentá-lo no plenário. Caberá a Renan Calheiros (PMDB-AL), articulador da candidatura peemedebista no Senado, fazer as costuras para acomodar Garibaldi quando este deixar a Presidência do Senado. A prioridade é fazê-lo presidente de uma comissão importante, como a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Renan assume a liderança da sigla na Casa em fevereiro. Sarney acertou com Garibaldi a realização de um almoço com a bancada do PMDB a fim de oficializar sua candidatura. A conversa entre os dois ocorreu após Sarney deixar o Palácio do Planalto, segunda-feira, quando se encontrou com o presidente Lula. "O encontro será entre terça e quarta-feira da semana que vem. Não vou criar obstáculo. Depois desta conversa com o PMDB, estarei disposto a renunciar à candidatura", afirmou Garibaldi.
Leia mais...

Senado vota projeto que combate lavagem de dinheiro
Diário do Amapá

Os senadores poderão votar nas primeiras sessões deliberativas deste ano - que têm início no dia três do mês que vem - substitutivo a projeto de lei do Senado (PLS) 323/07 que torna mais eficientes as medidas cautelares de seqüestro de bens de proveniência ilícita e estabelece o pagamento de fiança para os crimes de lavagem de dinheiro. A matéria, aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), está em fase de interposição de recurso na Mesa da Casa. De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a proposta dá nova redação ao Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) e à Lei 9.613/98, que dispõe sobre crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, prevenção da utilização do sistema financeiro para ilícitos e criação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Leia mais...

Obama manda fechar Guantánamo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba, nesta quinta-feira. Ele também ordenou a revisão de tribunais militares de suspeitos de terrorismo e o fim dos métodos mais duros de interrogação.

Entre as ações previstas no decreto de Obama está a criação de uma força-tareda que terá 30 dias para recomendar políticas para o tratamento de suspeitos de terrorismo que foram presos no futuro. O principal ponto é definir onde essas pessoas seriam presas, já que Guantánamo será fechada. Na quarta-feira, um rascunho da possível ordem executiva de Obama circulou em Washington. Segundo o documento, o novo presidente queria fechar o centro de detenção e "libertar ou transferir os prisioneiros para seus países de origem, para o sistema prisional americano ou para um terceiro país". "O centro de detenção de Guantánamo, para os indivíduos cobertos por esta ordem, deve ser fechado assim que possível, e não mais que um ano após a data desta odem", dizia o rascunho, segundo a agência de notícias Reuters.
Leia mais...

Sobre o assunto, veja também:
· Editorial do NYT:
Os primeiros passos para o fechamento de Guantánamo
·
Obama pede suspensão de julgamentos em Guantánamo

Acadêmicos amapaenses participaram do Projeto Rondon

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O Projeto desenvolve atividades voluntárias de universitários e buscando interar esses estudantes da realidade do País, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades carentes. A cada semestre o Ministério da Defesa lança um edital relacionado a uma operação em algum lugar do país. O Amapá é um dos parceiros do projeto que será representado através de uma equipe de acadêmicos voluntários da Universidade Seama que atuaram na prestação de serviços em diferentes estados brasileiros.
Leia mais...

Helena Guerra recebe sindicalistas manifestantes
Diário do Amapá


A vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra, recebeu ontem em seu gabinete representantes das categorias de trabalhadores da saúde, vigilância e da Cooperativa de Transportes, para discutirem sobre as demissões que vêm acontecendo no município. O grupo fez manifestação em frente à Prefeitura, rapidamente suprimida assim que Helena pediu que uma comissão apresentasse a pauta das reivindicações. O prefeito Roberto Góes não estava no prédio da Prefeitura, pois se encontrava discutindo estratégias para o combate à dengue, no Palácio do Setentrião. Os trabalhadores da saúde, os vigilantes, cooperativas de transporte e representantes, das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) foram recebidos pela vice-prefeita.
Leia mais...

Barreiras finalmente são fixadas para viabilizar desvio na ponte Sérgio Arruda

A ativação do desvio da ponte Sérgio Arruda, divisória entre os bairros Pacoval e São Lázaro, deverá ocorrer nos próximos dias. O que leva a essa conclusão são os trabalhos de instalação dos blocos de concreto na Rua Tancredo Neves, mais precisamente nas proximidades da cabeceira da ponte, tendo apoio da mãodeobra da Secretaria Estadual de Transportes (Setrap) e de máquinas pesadas. Há um ano essa situação se encontra pendente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Humanístico (Semdurh).
Leia mais...

Unifap realizará processo seletivo na próxima semana

Para o ano letivo de 2009 a Universidade Federal do Amapá (Unifap) ofertará no vestibulinho apenas 20 vagas para os candidatos diplomados que pretendem ingressar em outro curso e ter uma nova formação. Ano passado foram disponibilizadas 126 vagas. Esta redução foi considerada positiva pela pró reitoria da universidade. “O numero de vagas é significante, pois só assim será possível o número maior de alunos de o ensino médio ingressar na universidade. Vagas ociosas são sempre sinônimo de prejuízo para a universidade”, afirma Eliane Superti. Segundo a Pró reitora, para o preenchimento das vagas será realizado uma seleção especial baseada no regimento interno da instituição. A partir dos dias 19 e 23 de janeiro será divulgado o edital e as inscrições serão feitas pela internet através do site www.unifap.br/depsec a partir do dia 26 e terminará dia 30. Eliane Superti lembra que a seleção é para quem já é formado no ensino superior. “Oferecemos uma relação de opções de cursos que estão com vagas ociosas e só poderão se inscrever quem já é formado”, lembra a pró reitora.
Leia mais...

Ex-prefeito de Vitória do Jarí é denunciado ao MPF
Jornal do Dia

Há mais de 50 dias longe do município, o ex-prefeito de Vitória do Jarí, Adelson Figueiredo, está sendo denunciado pelo atual, Luis Beirão (PSDB) aos Ministérios Públicos, federal e estadual, por improbidade administrativa. A denúncia, segundo Beirão, é porque Adelson não recolheu os encargos sociais ao INSS, além de ter retirado todo o dinheiro do Fundeb e não ter efetuado o pagamento de professores, merendeiras, serventes, vigilantes e outros trabalhadores de escolas do Estado e do Município. " A gente acredita na Justiça, por isso é que estamos recorrendo aos Ministérios Públicos" , justificou.
Leia mais...

Coluna “Gazetilha”
A Gazeta
colunagazetilha@hotmail.com

• Pensando naquilo

Antônio Feijão (PSDB) não vê a hora de assumir, interinamente, o lugar de Davi Alcolumbre (DEM) na Câmara Federal. O que muita gente pergunta e estranha é porque quer tanto assumir um mandato que não é seu, e que, a qualquer hora pode ter que devolve-lo, e abrir mão do controle da Sema e do Imap onde ele poderia montar uma boa base para voltar a ter seu próprio mandato de deputado federal.

• Dormindo com o inimigo

O senador Gilvam Borges (PMDB) tem dito que se não houver lugar pra ele no chapão formado a partir da base do governo Waldez, ele pode se juntar a Capi. Será?

• Senha

Os telefones de serviços, com acesso a interurbano, da secretaria de Saúde agora possuem senha. Só os responsáveis podem liberar o serviço de interurbano. Estavam abusando e levando as contas à estratosfera.

• Acredite se puder

O descalabro no uso do telefone da SESA com ligações interurbanas chegou ao ponto da conta mensal bater a casa dos R$ 150 mil, dinheiro que daria para comprar carretas de medicamentos.

• Crise no Jarí

O governador em exercício Pedro Paulo vai se encontrar com o presidente do grupo Orsa, exportador de madeira certificada, para pedir que uma venda uma cota produto aos moveleiros que atuam na região e que sofrem com a escassez de matéria prima. É uma forma de promover geração de emprego para diminuir o impacto das demissões que ocorrem na Jarcel e Cadam.
Gazetilha

Operadora de telefonia móvel tem 30 dias para se regularizar, diz Justiça
Diário do Amapá


Os promotores de justiça Ivana Cei e André Araújo, respondendo pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Macapá (Prodecon), editaram a Recomendação nº 002/2009 à Operadora TIM S/A, com o objetivo de regularizar todos os serviços e deficiências de telefonia oferecidas pela empresa. A Recomendação partiu de denúncias trazidas pelos consumidores à Promotoria de Macapá, de que os serviços de telefonia móvel ofertados pela operadora no Estado estão apresentando deficiências, comprometendo seu uso eficiente e regular. Com isso, o Ministério Público Estadual recomenda à operadora que, no prazo máximo de trinta dias, regularize os serviços, oferecendo acesso regular e contínuo à sua rede, sanando os problemas de dificuldades na efetivação de chamadas, envio de mensagens, cobertura e velocidade do serviço de internet móvel, dentre outros denunciados na Promotoria.
Leia mais...

Festival Hip-Hop no meio do mundo reunirá profissionais do Brasil e exterior
Diário do Amapá


Para mostrar a importância social do Hip- Hop, a Companhia Macapá Break promoverá no Ginásio Avertino Ramos, no período de 23 a 25 deste mês, o festival "Hip-Hop no Meio do Mundo - IV Festival Internacional". O evento reunirá dançarinos do Brasil e exterior. A batalha no meio do mundo, já contabiliza vinte e uma inscrições de grupos dos mais variados lugares do país, alem da Guiana Francesa e Argentina. A competição terá premiação de até 5.9 mil reais. O evento internacional que ocorre no meio do mundo contará com a presença do B. Boy do Grupo Estilo, da Cidade de Belém (PA). Edivaldo Videira, o "Guinho B. Boy" é um dos organizadores do evento, e comenta que a intenção é mostrar de uma forma transparente e clara, os cinco elementos do Hip-Hop e o verdadeiro papel social que ele representa pra juventude amapaense.
Leia mais...

Ação do governo acaba com “Currutela” no Pacoval

Um trabalho conjunto de três secretarias estaduais, de Desenvolvimento Rural (SDR), do Trabalho Empreendedorismo (Sete) e da Infra-estrutura, decretou o fim da feirinha instalada de forma desordenada, conhecida por " Currutela" , no trevo que fica próximo a ponte Sergio Arruda e da antiga Feira do Produtor, no bairro do Pacoval. O local, de bastante movimentação de pedestres, estava prejudicando o tráfego de veículos que se deslocam do centro da cidade para a zona norte e vice-versa. Os feirantes estão sendo remanejados para o antigo prédio da Feira do Produtor, que passou por uma pequena reforma e agora vai servir paliativamente para abrigá-los.
Leia mais...

Torneio Nossa Gente marca retorno das atividades na PMAP
Jornal do Dia

O Torneio de Natação Nossa Gente, realizado em parceira pelo Jornal do Dia e Peixinhos Voadores será realizado no dia 7 de fevereiro e marca o retorno das aulas do projeto da Polícia Militar. O coordenador do projeto, Sebastião Mota está ansioso porque existe previsão de crescimento do esporte. Serão mais de 500 participantes, além de familiares que acreditam no desenvolvimento da natação amapaense. O comandante da Polícia Militar, Cel. Gastão Calandrini é um dos responsáveis pelo sucesso no trabalho e aproveitou para referenciar que este é um projeto social com aval do governador Waldez Góes
Leia mais...

Situação do transporte público segue sem solução

Se o poder público municipal quiser realmente melhorar as condições do transporte coletivo em Macapá, até o início do ano letivo, vai ter que redobrar o esforço que vem fazendo. Enquanto que na administração anterior a culpa era da buraqueira no asfalto público, hoje o transporte clandestino leva a má fama. Ontem à tarde, uma nova reunião foi agendada entre os empresários de ônibus e a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), para dar continuidade às discussões das outras três reuniões anteriores.
Leia mais...
BLOG DO JORNAL DO DIA

Aniversário da Previdência

A Previdência Social do Brasil comemora no dia 24 os 86 anos de implantação. Sob o tema "Previdência Social - 86 anos: preteção para o trabalhador e sua família", uma vasta programação comemorativa será cumprida em todo o país. O evento será aberto oficialmente com um pronunciamento do ministro José Pimentel, em cadeia nacional de rádio e TV, no dia 25 (domingo).A gerência Executiva do INSS Macapá, também realizará eventos no Estado.Programação:26/01/09 - Café da Manhã , para os servidores e segurados, LOCAL : APS/MCP – AV: Ernestino Borges – Laguinho
HORA: 8:30hs – CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS SERVIDORES, ESTAGIÁRIOS, ETC
27/01/09 - Entrega dos Alimentos e Materiais arrecadados pela Gerência e APS, 8:00 às 12:00 Baixada do Kiar – Bairro: Perpétuo Socorro.29/01/09 - Ação do INSS – Centro de Recuperação MONTE MONTE TABOR.30/01/9 - Orientação e Divulgação dos Serviços Previdenciá-rios, no Terminal Rodoviário, de 8:00 às 14:00hs.

Sem entender???

Vou explicar só uma vez, tá!Para quem "não conseguiu entender" o slogan da nova logomarca da Prefeitura de Macapá "Cidade forte", ou não pensa ou se faz de inocente (pra não dizer outra coisa). "Cidade forte" sim! porque não?Se a prefeitura é responsável pelos chamados interiores, ou distritos, a história continua a mesma, pois não deixar de fazer parte das responsabilidades que cabem ao município de Macapá.Entendeu agora?

Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá

Já está tudo pronto para a largada da corrida mais tradicional do nosso Estado. Com a realização sob a responsabilidade da Prefeitura de Macapá e do Jornal do Dia, a Corrida Nossa Gente - Cidade de Macapá será realizada no dia 04 de fevereiro em comemoração aos 251 anos da cidade de Macapá e 22 anos de fundação do Jornal do Dia.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 23 de janeiro, próxima sexta-feira, na sede do Jornal do Dia, Comel e Sedel. A premiação será em dinheiro e troféu.

Frente de apoio às micro e pequenas empresas vai à Prefeitura
Diário do Amapá

Integrantes da Frente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas foram recebidos nessa terça-feira, 20, pelo prefeito de Macapá, Roberto Góes, na sede da Prefeitura de Macapá. Foram levar um anteprojeto para a elaboração de uma versão municipal para a Lei-Geral das Micro e Pequenas Empresas, um compromisso assumido por Góes, então candidato a prefeito, no ano passado. O grupo contou com a participação do deputado estadual Manoel Mandi – foto (PV), que lidera o movimento na Assembléia Legislativa, do vereador Ruzivan (PDT), além de integrantes da diretoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), como o superintendente João Carlos Alvarenga, a diretora Rosemary Fabião e a diretora técnica Maria D’Arc Marques.
Leia mais...

Governos estadual e municipal formam força-tarefa de combate à dengue
Diário do Amapá

Técnicos da saúde do Estado e do município de Macapá reuniram-se na Sala de Reuniões do Palácio do Setentrião para definição de estratégias de combate ao mosquito da dengue. A formação de uma força-tarefa para impedir o avanço da dengue, assim como a eliminação de focos da doença através de campa-nhas educativas e visitas programadas, fizeram parte do elenco de assuntos ligados à reunião. Para o governador Pedro Paulo, é necessário uma campanha em massa, unindo as estruturas do Estado e do Mmunicípio, com auxílio da população, para que diminua, cada vez mais, esse grande mal que assola todo o continente brasileiro, e em especial a região equatorial, por causa do avanço das chuvas do período invernoso.
Leia mais...

Mazagão completa 239 anos de história e cultura
Diário do Amapá


Mazagão vai completar, amanhã, 23 de janeiro, 239 anos de existência. Uma programação festiva, realizada pela Prefeitura do município, com parceria do governo do Estado, marcará o evento. As comemorações serão iniciadas a partir das 5 horas desta sexta-feira com alvorada festiva e queima de fogos. Às 7h30 haverá missa campal. Às 9 horas se dará o hasteamento das bandeiras do Brasil, Portugal, Marrocos, do Estado do Amapá e do município de Mazagão, com a participação da Banda Marcial do Exército que entoará o Hino Nacional Brasileiro. Haverá visita, a partir das 11h, a um stand cultural retratando a história de Mazagão Velho. Às 16 h terão início as festividades sócio-culturais, como marabaixo, batuque e outras atrações. Um dos pontos altos será o lançamento do 2º CD do grupo Raízes do Marabaixo, de Mazagão Velho, acompanhado das bandas Negro de Nós e Moara. Em seguida, haverá a abertura oficial do Carnaval do Povo, com a banda Placa. Perfil —Mazagão é um município pertencente ao Estado do Amapá, historicamente o segundo a ser criado (em 28 de novembro de 1890, pela Lei Estadual (do Pará) nº 226. Mas a vila de Mazagão existe desde 23 de janeiro de 1770 (Mazagão Ve-lho), pelo capitão Inácio de Alencar Moraes Sarmento, para abrigar famílias oriundas de Mazagão Africana (no Marrocos).
Área: 13.189,6 Km2. Altitude da sede: 9.,49m.
Limites: Santana, Porto Grande, Amapari, Laranjal e Vitória do Jarí.
Distância para a capital: 31 km.
População: 13.913 habitantes. (IBGE – 2005).
Divisão política: Distritos: Mazagão, Carvão e Mazagão Velho. Comunidades: Ajudante e Carvão.

Coluna “FROM”, com Luis Melo
Diário do Amapá

Lugar ao sol

Um descendo e outro subindo, Roberto Góes e Soares se cumprimentaram, ontem, nas escadarias do Setentrião. Aquele trocando a AL pela Prefeitura e esse último doidinho para ocupar posto dele como deputado estadual. Soares se considera bem mais próximo da marca do pênalti do que Nogueira e Fran Júnior, que também brigam pela vaga.

Canudo

Judoca desde pequenininho, professor universitário, adepto do naturalismo e ambientalista de carteirinha, presidente Rilton Amanajás(CVM) contabilizou mais um curso superior, ontem. Desta feita na área do direito e com diploma ostentado durante solenidade de formatura ocorrida no Choperia da Lagoa.

Apoio

Do PSDB nacional, com assento no Congresso, Papaléo não é o único com voto já dado como favas contadas em favor de Sarney, pela Presidência do Senado. Quase a bancada toda, que ante reticência do peemedebista em admitir candidato, estava cedendo aos encantos de Tião Viana, agora já revela forte tendência em apoiar Sarney — assegurado pelo próprio senador amapaense, em telefonema ao colunista, ontem.

Ombro amigo

Ex-presidente da República e atualmente senador pelo Amapá, Sarney ligou às 8 da manhã, ontem. Com votos de pesar ao colunista, pela morte do irmão Antônio Melo, 66, anteontem, em Franca (SP), onde morava com a família. Traslado do corpo ocorreu nesta madrugada e o enterro é à tarde de hoje, depois de velado na Capela São José, na Jovino Dinoá.

Pé na estrada

Ousado e serelepe, Gilvam Borges, pilotando uma legião de políticos e moradores da região, fez caminhada ontem a partir do Km 22, da AP-70, 22 quilômetros adentro, até Itaubal. Trecho exatamente por onde o asfalto ainda não passou, por absoluta falta de recursos. Com registro fotográfico, senador quer chamar a atenção das autoridades, em BSB, sobre necessidade de também investir nessa obra, apesar de estadual.
Leia mais...

Coluna “Leonai Garcia”
Diário do Amapá

E. C. Macapá, campeão de 1958

Agora são 45 biografias coletadas de jogadores que marcaram época no futebol amapaense. A fotografia de 1958 do Esporte Clube Macapá empolga. Aristeu, Amujaci, Mafra, Moringueira, Walter Nery, Avertino, Roxinho e outros.

Gilvam Borges e o ano 2010

Gilvam Borges caminha pelas estradas do interior. Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Itaubal do Piririm fazem parte do roteiro atual. Suas declarações, recentes, pela Antena 1, repercutiram em cheio perante a classe política. 2010 vem aí.

Barack Obama, presidente dos EUA

Barack Hussein Obama assumiu o poder. Agora é presidente dos Estados Unidos da América. O mundo espera dele atitudes capazes de reduzir o clima de guerra que toma conta do mundo. Claro que em regiões como o Oriente Médio, pouco poderá se fazer. Afinal, o radicalismo entre judeus e árabes não se resolve de maneira tão fácil. Sobre a relação com a América Latina, a expectativa é de que os países do continente tenham melhor tratamento.

Prefeitos confirmam queda no FPM e os impactos da crise econômica

Caso seja mantida a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) registrada até outubro passado, os prefeitos amapaenses não terão outra alternativa a não ser apertar os cintos, cortando gastos e reduzindo despesas. Como a receita dos municípios amapaenses é feita basicamente do FPM e não foi criado nenhum efeito compensatório após os recursos retirados pelo Governo Federal dos repasses constitucionais aos municípios, a queda pode ser um baque nas administrações. Em Ferreira Gomes o prefeito Valter Isaackson (PT), afirma que a arrecadação própria chega próximo de 10% do orçamento que é de R$ 6 milhões. Mesmo o município sendo beneficiado pelo pagamento de impostos feitos pela Eletronorte e Chanflora, para Valter o valor é muito pouco diante dos graves problemas que necessitam de solução urgente. “
Leia mais...

Presidente da Ameap defende compensação para municípios da Amazônia

Reeleito presidente da Associação dos municípios Amapaenses o prefeito Rildo Oliveira, defende o fortalecimento da entidade e uma proposta de compensação aos municípios amazônicos pelo governo federal. A proposta de compensação será apresentada diretamente ao presidente Luis Inácio Lula da Silva nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro. Para o prefeito o norte do Brasil precisa receber tratamento público diferenciado. “Temos a região mais preservada do país. Preservamos e não temos nenhuma contrapartida da União. Criam as reservas (ambientais) e os ribeirinhos sem ter de onde tirar o sustento são obrigados a vim para a cidade inchar as favelas “ sustenta o presidente da Asmeap.
Leia mais...

GEA combate desemprego no interior do Amapá

Governo do Amapá (GEA) anunciou desde o dia 19, um plano emergencial para atender os trabalhadores demitidos pela Mineradora Pedra Branca do Amapari (MPBA) moram nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca. A empresa dispensou centenas de profissionais no final de 2008, alegando que o custo operacional ultrapassou os lucros e afirmou descoberta uma nova mina em outro Estado.
Leia mais...

Coluna “Cláudio Humberto”
A Gazeta

Sarney pode ter 60 em 81 votos

A candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à Presidência do Senado já soma entre 55 e 60 votos de um total de 81 senadores. A estimativa é da cúpula do PMDB, que ontem mesmo já iniciou a campanha do ex-presidente. O presidente Lula disse a Sarney, durante o encontro de segunda-feira, que “jamais ficaria” contra sua candidatura. Lula agora tenta convencer Tião Viana (PT-AC) a desistir de uma surra anunciada.

Conversa mole

Quando dizia não aceitar sua candidatura à Presidência do Senado, José Sarney culpava sua mulher, d. Marly. Era conversa mole.

Incertezas

Garibaldi Alves almoçará com o PMDB na quarta (28) para anunciar sua desistência à reeleição, já que a legalidade da candidatura é incerta.

Caos no MTb

O setor de seguro-desemprego do Ministério do Trabalho parou. É que mais de cem funcionários não recebem salários desde dezembro.

Transnordestina

A ferrovia da integração nacional vai dar o primeiro passo para sair do papel. Dia 12, Lula anuncia em Salgueiro (PE) o início das obras.
Leia mais...

O assessor sim senhor
Por Édi Prado

Por definição clássica, o assessor é o assistente, adjunto, auxiliar; coadjutor; ajudante. Pessoa colocada como adjunto ou assistente ou participante de funções de outrem. Mas deve estar havendo a inversão de função. O assessor, talvez por desconhecer o significado da função, o princípio, ou não está preparado para o cargo, figura muitas vezes, como o personagem mais importante que o assessorado. E quase sempre é uma barreira de acesso ao assessorado. Na verdade o assessor está sendo o algoz que tira a liberdade e apaga os holofotes, para poder conduzir o assessorado em direção ao ostracismo, quando ele ainda é o ator principal. O assessor faz quase tudo o que não deveria e se esquece de preparar para cumprir com a função dele, que é o de assessorar, informar, subsidiar com informações inerentes às atividades profissionais dele. É quase como o dar o passe perfeito para o gol. A relação com a imprensa se complica ainda mais, porque ao esmerar-se em proteger o chefe cria tantas dificuldades que fica mais cômodo pautar outra pessoa.
Leia mais...

Polícia Federal prende envolvidos com fraudes em documentos de origem florestal


Macapá-AP: Investigação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Amapá (DELEMAPH), com vistas a investigar a notícia de lançamento fraudulento, no sistema DOF(Documento de Origem Florestal), de 10.695,209 m³ de madeira em tora comercial, por parte de servidor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Amapá, figurando como favorecida uma empresa madeireira localizada em Santana/AP, que, posteriormente, comercializou parte desse crédito a empresas madeireiras sediadas no Estado do Pará. Esclarecendo a quantidade de produto florestal em apreço, um caminhão transporta em média 25m³ de madeira. Assim, seriam necessários aproximadamente 400 (quatrocentos) caminhões para o transporte desse produto florestal, que, enfileirados, ilustrariam a importância da investigação.
Leia mais no Corrêa Neto...

Abacate da Pedreira beneficiada com atendimento de saúde


Ação de governo foi em comemoração à festividade religiosa que aconteceu no distrito

Em comemoração à festividade do padroeiro do distrito de Abacate da Pedreira, São Sebastião, a Secretaria de Estado da Saúde realizou, de 11 a 20 de janeiro, atendimento médico de emergência. Para o evento, a Sesa disponibilizou uma UTI móvel, médico, enfermeiro e paramédico. O festejo teve início dia 11, às 16 horas, com a instalação do mastro de São Sebastião, e um e a celebração de uma missa em homenagem ao santo padroeiro. No decorrer da semana, foram realizadas novenas, no horário de 19h30, em várias casas dos devotos ao São Sebastião. Além da programação religiosa, o evento contou com torneio de futebol, mini-maratona, ciclismo e cavalgada. Os organizadores do evento, Manoel Correa e a Maria do Carmo dão continuidade ao evento que vem sendo realizado a mais de 100 anos. “A comunidade sabe da importância de se manter viva nossa cultura, este é um momento muito especial para todos nós”, enfatizou Manoel Correa.
Leia mais...



VEJA TAMBÉM...

ARTIGOS

"Atual conjuntura", enredo para o Carnaval 2010 (Folha de S. Paulo)
"Prontos para liderar mais uma vez" (Folha de S. Paulo)
A bola agora está com os bancos (Folha de S. Paulo)
Ação decisiva contra a fome (Valor Econômico)
Cidade das metáforas (O Estado de S. Paulo)
Conversas ao lado da lareira (Folha de S. Paulo)
Câncer de próstata: nem sempre temível? (Folha de S. Paulo)
De revolucionários a barnabés (O Estado de S. Paulo)
Enfrentando a crise como oportunidade (Valor Econômico)
O país com problemas de saúde (Correio Braziliense)
O silêncio de Obama (O Estado de S. Paulo)
Os políticos e os tribunais (Jornal do Brasil)
Por trás do vestido amarelo (Correio Braziliense)
Taxa de juros no Brasil: um caso de política (Valor Econômico)

COLUNAS

"Você está acima de qualquer partido" (Jornal do Brasil - Informe JB)
A auto-regulação caiu de moda (Valor Econômico - Brasil)
A festa acabou (Folha de S. Paulo - Eliane Cantanhede)
Abdib defende prêmio pela manutenção de empregos (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Advertências puxam juro futuro para cima (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
Ainda os símbolos (O Globo - Merval Pereira)
As festas americanas e os nossos deveres (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
Basta a Sasha (Folha de S. Paulo - Clóvis Rossi)
BNDES socorrerá Petrobras com até R$20 bi (O Globo - Ancelmo Gois)
Contramão (Folha de S. Paulo - Painel)
Copom ajuda se EUA não atrapalharem (Valor Econômico - De olho na bolsa)
Fé e confiança nos EUA (Correio Braziliense - Ari Cunha)
Jogo de xadrez no escuro (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Mais cabeças, mais direitos (Folha de S. Paulo - Jânio de Freitas)
Mais do que os juros (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
Monumento à obsolescência (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Mãos dadas (Jornal do Brasil)
Nota dez (Folha de S. Paulo - Carlos Heitor Cony)
Não é marola, Lula (Correio Braziliense - Brasília-DF)
Para Lula ver (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)
Primeira hora (O Globo - Panorama Econômico)
Pré-sal (O Globo - Panorama Político)
Um bode expiatório conveniente à Itália (Valor Econômico - Política)
Volta ao futuro (Correio Braziliense - Brasil S.A)

ECONOMIA

''Há espaço para reduzir o juro para 10% ou 11%'' (O Estado de S. Paulo)
''Não podemos esperar 45 dias por um novo corte'' (O Estado de S. Paulo)
Acesso a material de construção mais fácil (Jornal de Brasília)
Ampla: conta de luz deverá recuar 1,22% (O Globo)
Aposta de analistas era de corte de 0,75 ponto (O Estado de S. Paulo)
Após 77 anos de liderança, GM perde posto para a Toyota (O Estado de S. Paulo)
Após Copom, juros bancários caem (O Estado de S. Paulo)
Bancos 'morrem' sem ir ao 'hospital' (Valor Econômico)
Bancos anunciam redução de juro para consumidores e empresas (Folha de S. Paulo)
Bancos cortam juros mas spread amplo limita o alívio para clientes (Valor Econômico)
Bancos reduzem juros de linhas de crédito, mas repasse não será integral (O Globo)
Bancos são multados em quase R$ 3 mi por propaganda enganosa (Folha de S. Paulo)
Bancos são multados em R$ 2,8 mi (O Estado de S. Paulo)
Benefício em 30 minutos (Correio Braziliense)
Bolsas têm forte alta em Wall Street (Valor Econômico)
Bovespa sobe 3,41% com menos tensão no exterior (Folha de S. Paulo)
Brasil pesquisa alga como combustível (Valor Econômico)
Centrais fazem ato por redução da taxa de juros (Folha de S. Paulo)
Centrais sindicais fazem protestos em 12 capitais (O Estado de S. Paulo)
Cenário exige queda progressiva dos juros (Jornal do Brasil)
Compulsório para comprar material de construção (O Globo)
Comunicado tenta influenciar as expectativas (Valor Econômico)
Conselho vai fiscalizar quem recebe empréstimo via FAT e FGTS e demite, diz Lupi (Valor Econômico)
Contra os juros, a favor do emprego (Valor Econômico)
Copom dividido corta a taxa Selic em 1 ponto (Valor Econômico)
Crédito para comprar material de construção (Correio Braziliense)
Curta - Saída de dólares (Valor Econômico)
Curtas - Mercado de capitais (Valor Econômico)
Curtas - Parada prolongada (Valor Econômico)
Davos quer frear ''ganância mundial'' (O Estado de S. Paulo)
DEM quer analisar ajuda do BNDES à Votorantim (O Estado de S. Paulo)
Déficit da Previdência cai pela 1ª vez em 13 anos (O Globo)
Déficit da Previdência registra a 1ª queda desde 1995 (Folha de S. Paulo)
Déficit da Previdência Social cai 24% e fica em 1,25% do PIB no ano passado (Valor Econômico)
Déficit da Previdência tem a maior queda em 13 anos (Jornal do Brasil)
Déficit do INSS cai pela primeira vez desde 1995 (O Estado de S. Paulo)
Economia brasileira terá avanço muito lento neste ano, diz FMI (Folha de S. Paulo)
Efeito no PIB só deve vir no fim do ano (O Globo)
Empresários e centrais pedem agora menos spread (O Estado de S. Paulo)
Estímulo a material de construção (O Estado de S. Paulo)
Exxon descobre petróleo no pré-sal (O Estado de S. Paulo)
Exxon é 1ª empresa privada a achar petróleo no pré-sal (Folha de S. Paulo)
Fiat coloca 800 em férias coletivas (Correio Braziliense)
Fiat coloca 800 em férias coletivas (O Estado de S. Paulo)
Fiat dá férias coletivas para 800 trabalhadores (Valor Econômico)
Fiesp pede a Gilmar Mendes atenção do Supremo às disputas tributárias (Valor Econômico)
Forma de apresentar informação pode fazer diferença (Valor Econômico)
Fusão VCP-Aracruz será alvo de ONGs (Valor Econômico)
Ganho de minoritários da Aracruz pode mudar (Valor Econômico)
Governo faz jogo de empurra (Folha de S. Paulo)
Governo Obama defende mudar a ajuda aos bancos (Folha de S. Paulo)
Ibram contratará 424 servidores (Correio Braziliense)
Ibram terá 425 cargos concursados (Jornal de Brasília)
Indústria de eletroeletrônicos demite 3.000 (Folha de S. Paulo)
Indústria e sindicatos aprovam corte, embora "tardio" (Folha de S. Paulo)
Indústria e varejo têm estoque alto (Valor Econômico)
Indústrias também estão estocadas (Valor Econômico)
INSS amplia benefícios com aprovação rápida (Folha de S. Paulo)
Instituições financeiras baixam taxas (Jornal do Brasil)
Instituto de museus (O Dia)
Itaú Corretora reforça home broker (Valor Econômico)
Juros respaldam corte da Selic de 1 pp (O Estado de S. Paulo)
ustiça multa bancos por propaganda enganosa (Jornal do Brasil)
Leilão de rodovias federais na BA tem deságio de 21% (Folha de S. Paulo)
Lições que Aécio, Belluzzo e Muricy Ramalho aprenderam com os chefes (Valor Econômico)
Lula comemora decisão do Copom (O Estado de S. Paulo)
Lula se reúne com representantes de bancos públicos para tratar de juros (Folha de S. Paulo)
Lupi ataca montadoras (Correio Braziliense)
Lupi vê sinais de melhora no emprego em janeiro (Folha de S. Paulo)
Mais um pacote de socorro em gestação (Valor Econômico)
Material de construção terá acesso ao microcrédito (Valor Econômico)
Material de construção terá incentivo (Folha de S. Paulo)
Minoritário votará na adesão ao Novo Mercado (Valor Econômico)
Minoritários da Aracruz devem perder com venda (Folha de S. Paulo)
Missão brasileira com 90 empresários vai prospectar negócios no Norte da África (Valor Econômico)
Nos EUA, "petróleo verde" atrai apostas de Bill Gates (Valor Econômico)
O sumo de todos os sumos, em cinco frases (Valor Econômico)
Oscilação castigada (Valor Econômico)
Pacote de estímulo será apresentado a Lula hoje (Jornal do Brasil)
Pacote vai dar R$ 100 bi a empresas, via BNDES (O Estado de S. Paulo)
PANCADA NOS JUROS (Jornal do Brasil)
Para BC, queda da inflação permitiu corte maior da taxa (O Estado de S. Paulo)


POLÍTICA

Com bloco de apenas 27 votos, Viana depende do apoio do PSDB (O Estado de S. Paulo)
Corrida para apagar incêndio (Correio Braziliense)
Disputa entre Aécio e Serra já preocupa PSDB (O Globo)
Em protesto, Itália ameaça chamar seu embaixador (O Globo)
Filho do senador é alvo de inquérito (O Estado de S. Paulo)
Fórum de Belém terá ato de apoio a Tarso e Battisti (O Globo)
Grupo de Aécio vê jogada de Serra e defende prévias (O Estado de S. Paulo)
Holanda retém carga importada pelo Brasil (O Globo)
Itália estuda chamar seu embaixador (O Estado de S. Paulo)
Justiça dá a aluna da rede privada direito ao ProUni (Folha de S. Paulo)
Lula chama ex-prefeitos para ajudar a viabilizar Dilma (Valor Econômico)
Lula descarta proposta de recriar câmaras setoriais (Valor Econômico)
Líderes se unem contra intolerância religiosa (O Globo)
Maioria de gastos com cartão da TV Brasil são em saques (Folha de S. Paulo)
Mangabeira critica foco do Bolsa Família (O Globo)
Marcelo Aguiar vai para o GDF (Correio Braziliense)
Ministra adia entrada na cena internacional (Valor Econômico)
MST diz que crise favorece reforma (Folha de S. Paulo)
Newtão conta os seus cifrões (Correio Braziliense)
Para Moreira Franco, PMDB na Câmara e Senado é a melhor solução para Lula (Valor Econômico)
PDT abandona o bloquinho e fica com Temer (Folha de S. Paulo)
PDT anuncia adesão a Temer (Correio Braziliense)
PDT obedece a Planalto e vai de Tião e Temer (O Globo)
Pimentel vai mesmo presidir conselho (O Estado de S. Paulo)
Por Serra, oposição apoia Sarney no Senado (Folha de S. Paulo)
Procuradoria vai denunciar militares por sequestros (Folha de S. Paulo)
Quando dinheiro não é problema (O Globo)
Rede de computadores do governo federal registra 87 ataques virtuais por hora (Folha de S. Paulo)
STF deve questionar se cabe ao governo definir crime político (Folha de S. Paulo)
STF pode colocar Lula em saia justa, diz especialista (Folha de S. Paulo)
Temer pede garantias contra 'traições' de aliados (Valor Econômico)
Vaz de Lima pode ser líder do governo (O Estado de S. Paulo)
Área de plantio de cana será aumentada (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar