terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vale do Jari e Mazagão

Senador Gilvam Borges se reúne com lideranças políticas e comunitárias do Vale do Jari

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) continua percorrendo o Amapá. Na quinta e sexta-feiras da semana passada, esteve no sul do Estado, visitando Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Mazagão. Além de encontrar várias lide-ranças políticas da região e tratar de assuntos como liberação de recursos federais, o senador teve a oportunidade de conversar com os moradores e conhecer de perto as principais dificuldades enfrentadas por eles.

Vitória do Jari – Em vitória do Jari, a juventude fez festa pra receber o senador que foi ao município a convite do prefeito Luiz Beirão (PMDB-AP). Acompanhado pelos deputados estaduais Meire Serrão (PMDB) e Manoel Mandi (PV), Gilvam constatou a difícil situação em que o município se encontra por causa dos desmandos e do descaso praticados pelo prefeito anterior e anunciou que a bancada já alocou mais de 20 milhões de reais para o município.
“O prefeito Beirão vai contar com nosso apoio para reconstruir a cidade de Vitória do Jari. A Bancada já fez uma emenda de mais de 20 milhões de reais para cá e esse dinheiro já está em fase de liberação”, disse o senador.
Para o prefeito Luiz Beirão, a ajuda vem em boa hora. “Nós vamos fazer vitória voltar a crescer e melhorar a qualidade de vida da população. O povo agradece ao senador e fica muito feliz de saber que pode contar com esse apoio”, enfatizou.

Munguba – Do outro lado rio Jari, no distrito de Munguba, o senador e comitiva conversaram com os diretores da Jari Celulose e da Cadam. As duas empresas são as principais geradoras de empregos da região, mas têm feito grande número de demissões nos últimos tempos. Na reunião com a Cadam, o resultado foi positivo. A empresa se mostrou preocupada com a situação, mas tranqüilizou os amapaenses informando que não vão ocorrer demissões que muitos investimentos serão feitos ainda este ano. Já na reunião com a Jari Celulose as notícias não foram nada animadoras. A empresa vai reduzir a produção, o que significa ainda mais demissões.
De acordo com o deputado Manoel Mandi, a situação é preocupante. “Agora estamos sabendo o que as empresas pretendem fazer, resta saber o que nós vamos fazer para amenizar essa situação, mas tenho certeza que com a união de todos vamos achar uma solução como já fizemos em anos anteriores”, declarou o parlamentar que li-dera uma comissão que discute os reflexos da crise financeira mundial no Vale do Jari. A deputada Meyre Serrão se mostrou preocupada com a situação, mas ainda assim otimista. “Sei que nós vamos encontrar uma solução para esse problema. São muitos pais de família que dependem desses empregos e que agora estão desempregados, mas nós estamos trabalhando e vamos encontrar uma alternativa para isso”, disse a parlamentar.
Já no distrito de Monte Dourado, ainda no estado do Pará a comitiva amapaense visitou o hospital do distrito, a convite do vice-prefeito de Almeirim Ivanildo Sarraf. O hospital não tem a menor condição de funcionamento e isso está fazendo com que os paraenses tenham que buscar atendimento em Laranjal do Jari, acarretando um estrangulamento da saúde no lado do Amapá. Para o senador Gilvam Borges, é possível resolver a situação com uma parceria entre os dois estados e o governo federal. “A bancada vai colocar recursos para a reforma e reequipamento do hospital. Agora nós vamos buscar integrar os governo do Amapá e do Pará nesse projeto e eu tenho certeza que isso é possível”, declarou o senador.

Laranjal do Jari – Em Laranjal do Jari, Gilvam esteve em reunião com empresários e trabalhadores que estão preocupados com os problemas que a crise financeira mundial está trazendo para a região. De acordo com o sindicato dos trabalhadores da Celulose, o Sintracel, mais de mil postos de trabalhos já foram perdidos e isso está trazendo sérios problemas para a região. Na reunião, o senador e dois parlamentares amapaenses colocaram o resultado das conversas com as empresas e traçaram um plano de trabalho para os próximos dias.
Na manhã seguinte Gilvam teve audiência com a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardozo. O senador exigiu da prefeita explicações sobre a paralização da construção da ponte sobre o rio Jari. Antes do encontro Gilvam disse que daria um ultimato a prefeita e que caso não recebesse uma resposta convincente iria pedir uma intervenção fe-deral na obra. Mas pelos menos, por enquanto essa medida está descartada. “A prefeita disse que a obra está parada por que o mi-nistério da integração ainda não liberou os recursos e que está com dificuldades em Brasília, então estou me colocando a disposição da prefeitura de Laranjal do Jarí. Vou ao ministério da integração saber o que está acontecendo, se for lá o problema, vou destravar o processo, e se o problema for com a prefeitura, resolvo do mesmo jeito, mas terei que ser um pouco mais duro. Vou ter que pedir uma intervenção federal na obra, mas uma coisa é certa: a obra vai ser concluída com ou sem a participação da prefeitura”, concluiu.
Antes de embarcar para Macapá o senador recebeu uma comitiva de empresários que foram afetados pelo último incêndio que aconteceu em Laranjal. O parlamentar e o grupo de laranjal combinaram novo encontro para o retorno do senador que está marcado para o dia 20 de fevereiro, quando acontece uma audiência publica que vai tratar dos principais problemas da região.

Mazagão: Marmitão pede recursos para asfaltamento

O último ponto de visita foi o município de Mazagão que festejava 239 anos da fundação da vila de Mazagão Velho. Lá o senador conversou com o prefeito Jose Carlos Marmitão (PDT-AP), que pediu ao senador emprenho de recursos para o asfaltamento do município. Os dois chegaram juntos ao local onde acontecia a festa e foram saudados pela população. Ontem o senador percorreu os municípios de Calçoene, Amapá e Pracuuba.

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar