terça-feira, 20 de abril de 2010

Governador e bancada federal trabalhando...


Governador pede pressa para agilizar liberação de recursos para execução de obras contempladas por emendas de parlamentares

O governador Pedro Paulo Dias de Carvalho se reuniu na manhã dessa segunda-feira, 19, com os deputados da bancada federal. O encontro aconteceu durante café da manhã na sala de reuniões do Palácio do Setentrião. Na pauta o pedido de pressa na liberação de recursos para execução de obras contempladas por emenda de parlamentares.Dos oito deputados da bancada federal, a metade compareceu ao encontro: Evandro Milhomem, David Alcolumbre, Jurandil Juarez e Lucenira Pimentel, além dos secretários da Gestão, Joel Nogueira, de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Farias, e dos diretores da Caesa, Odival Monterrozo e da CEA, Josimar Peixoto. O objetivo do encontro com os parlamentares da bancada federal é identificar se existem pendências em relação a obras relacionadas a emendas de parlamentares ou de bancada.A intenção do governador Pedro Paulo Dias de Carvalho é evitar que o Estado seja prejudicado com a perda desses recursos. Os parlamentares foram informados pela equipe de governo de como andam os projetos e quais são as pendências.“É importante tomarmos conhecimento dessa real situação para que a bancada possa se articular junto ao governo federal e assim conseguir a liberação dos recursos”, disse Evandro Milhomem, deputado federal.Outro assunto discutido com a bancada federal foi o empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Os deputados foram informados sobre a criação do Plano de Emergência para que o Estado possa cumprir com todas as exigências feitas pelo Tesouro Nacional.Segundo a equipe de governo os pré-requisitos estão praticamente concluídos e devem ser encaminhados para análise do Tesouro Nacional. Se for aprovado, o Estado pode receber a autorização para assinar o contrato com o banco.

Aldeias indígenas serão beneficiadas com obras estruturantes


Como parte das comemorações pelo dia do Índio, a Secretaria Extraordinária de políticas para os Povos Indígenas(Sepi) e o Governo do Estado, realizaram ontem, no Palácio do Setentrião, uma reunião de trabalho envolvendo cerca de trinta lideranças indígenas do estado. Na oportunidade, após um café da manhã servido aos presentes, foram apresentados alguns projetos de infra estrutura em andamento pelo governo para execução em 2010.
O governador Pedro Paulo anunciou que o Programa Luz para todos chegará a sete aldeias que ainda não são atendidas pelo programa, bem como a obra de pavimentação da BR 156, no trecho entre o rio Tracajatuba e o município de Oiapoque que após explanação detalhada do projeto, aguarda liberação do recurso por parte do DNIT, orçado em R$ 7.933.467,96. Pedro Paulo destacou ainda a importância da estruturação das comunidades, levando a todas as etnias uma condição justa e progressista diante da evolução inevitável do progresso, em um estado em franco processo de expansão e crescimento, discursou o governador.
As aldeias que fazem parte do projeto são: Anuerá,Tukay,Samaúma,Curupi,Ywauká, Estrela, Ahumá, Caria e Piquiá , que deverão ser beneficiadas com obras de estruturação de relocamento, postos de saúde, escolas, rodovias e habitação. Uma das principais reivindicações do líderes indígenas tange a questão da falta de professores nas escolas das aldeias, onde chegaram a pedir no encontro com o governador, a capacitação de índios da própria comunidade para que possam prestar a função de educadores, beneficiando os próprios membros das etnias sem alterar e modificar demasiadamente suas características e tradições.
As comemorações iniciaram no município do Oiapoque com exposição e comercialização de artesanatos, exibição de rituais e danças indígenas no Museu Kuahí e continuaram em Macapá com atividades culturais, shows, exposição cultural.
De acordo com João Neves, a Sepi montou um estande no Superfácil do Oiapoque, para atender a população indígena, visando facilitar o acesso aos serviços nas ações do Governo do Estado voltado para os povos indígenas.
O secretário João neves explicou também que além das festividades, a data é um momento de reflexão e fortalecimento para todos os Povos Indígenas do Brasil, em especial os do Amapá, que, acreditam no apoio de Governo do Estado."Isso vai viabilizar o desenvolvimento auto-sustentável das comunidades indígenas", afirmou o gestor
O evento conta com a parceria do Núcleo de Educação Indígena (NEI), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Organizações e lideranças Indígenas.

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar