quarta-feira, 28 de abril de 2010

Produtores rurais pedem a Sarney apoio ao combate às invasões no campo


O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (28), a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), acompanhada de comitiva de produtores rurais. Eles vieram pedir apoio ao presidente do Congresso Nacional aprovação do Plano Nacional de Combate às Invasões, encaminhado este mês ao Ministério da Justiça pela CNA.
Em manifestação no gramado em frente ao Congresso Nacional, realizada esta manhã, cerca de 1300 produtores rurais estenderam uma grande bandeira com a frase "Queremos Paz no Campo, não invasões". Os manifestantes também abraçaram simbolicamente o Congresso Nacional para pedir apoio aos parlamentares ao combate às invasões. O ato faz parte da campanha "Vamos Tirar o Brasil do Vermelho - Invasão é Crime", promovida pela CNA.
José Sarney disse ser favorável à reforma agrária e, por isso, em seu mandato como presidente da República, criou o Ministério da Reforma Agrária para resolver os conflitos no campo. No entanto disse ser contrário a invasões às propriedades.
- Não podemos permitir ilegalidade, agressão e violência à propriedade - disse José Sarney, ao avaliar que a execução de uma campanha de paz no campo certamente vai receber apoio dos parlamentares.
Kátia Abreu disse que há 13 anos acontecem invasões anunciadas previamente pela imprensa, sem que o Estado tome providências. Ela ressaltou que movimentos invasores manipulam pessoas que buscam emprego e terra e as induz a cometerem crime.
- Não é mais possível 13 anos de anúncio de crime publicamente na televisão e jornais - crime anunciado e não combatido. E estamos no campo, silenciosos, há 13 anos sendo agredidos por criminosos que se vestem com a roupa de um movimento social, tentando, inclusive desmoralizar os movimentos sociais - disse Kátia Abreu.
Kátia Abreu informou ainda que o agronegócio contribui com 40% das exportações brasileiras. Ela atribuiu a fácil superação da crise financeira mundial pelo Brasil às reservas superavitárias geradas pelo setor e pediu que o direito à propriedade, previsto na Constituição seja respeitado.
- Estamos pedindo apenas que a lei seja cumprida. Queremos que a Constituição Federal e o Código Penal possam valer. E pedir ao Congresso Nacional e ao presidente Sarney que possa ajudar a pacificar o campo brasileiro, combatendo as invasões de terra - disse a senadora.

Iara Farias Borges / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar