segunda-feira, 19 de abril de 2010

Opinião, Notícia e Humor


MANCHETES DO DIA

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora a noite)

O GLOBO
COMPANHIAS PRESSIONAM PARA REABRIR ESPAÇO AÉREO

Metade dos voos deve ser liberada hoje, mas nuvem persiste. As principais companhias aéreas pressionam as autoridades europeias para retomar os voos, paralisados há cinco dias. Elas alegam que testes realizados ontem não detectaram perigo para os aviões. Meteorologistas, porém, advertem que a nuvem de cinzas afeta grande parte da Europa. Autoridades preveem que 50% dos voos devem ser liberados hoje. Mas aeroportos como os de Londres e Paris continuam fechados. (págs. 1 e 21)

FOLHA DE S. PAULO
GOVERNO INSVESTIGA SUPOSTA FRAUDE NAS VERBAS DO TURISMO

PF apura suspeita de que políticos recebiam propina para indicar os eventos que seriam feitos com recurso público A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União investigam suposta fraude em que políticos associados a organizações não-governamentais são suspeitos de usar dinheiro do Ministério do Turismo para fazer festas, informam Dimmi Amora e Fernanda Odilla. Levantamento feito pela Folha mostra que, entre as 50 ONGs que mais receberam recursos do Turismo para eventos entre 2007 e 2009, 26 têm relação com políticos e partidos. Há suspeita de pagamento de propina para que as festas recebessem verbas públicas. Dos recursos para festas em 2010, 95% foram destinados para eventos que os parlamentares incluíram no Orçamento. No primeiro governo do presidente Lula, o gasto com festas foi de R$ 116,5 milhões. Nos últimos três anos, o valor saltou para R$ 601,2 milhões. (págs. 1 e A4)

O ESTADO DE S. PAULO
PT E PSDB ACIRRAM A DISPUTA NA JUSTIÇA

Guerra de representações a tribunais reforça status da coordenação jurídica das campanhas. Antes mesmo do início oficial da campanha presidencial, PT e PSDB já protagonizam uma guerra de representações à Justiça, que reforçou o status dos coordenadores jurídicos nas campanhas. "Um erro do marqueteiro causa um dano grande. Do advogado, pode ser fatal", diz o especialista em direito eleitoral Eduardo Nobre. A oposição, que entrou com 12 representações no Tribunal Superior Eleitoral contra o PT, o presidente Lula e sua candidata, Dilma Rousseff, aumentou a ofensiva nos últimos dias, questionando até o instituto de pesquisa Sensus. O PT centrou forças na Justiça Eleitoral paulista, base de José Serra. No mês passado, conseguiu suspender a veiculação de uma propaganda do PSDB. (págs. 1 e Nacional A4)



Em um evento que reuniu ontem cerca de 6 mil pessoas no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, o ex-governador Anthony Garotinho foi aclamado como pré-candidato do Partido da República (PR) ao governo do estado do Rio de Janeiro. Também ficou decidido que o deputado federal pastor Manoel Ferreira será o candidato da sigla ao Senado. Os republicanos deixaram em suspenso o apoio oficial à pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT). (págs. 1 e Cidade A13)

CORREIO BRAZILIENSE
MP INVESTIGARÁ MORTE DO MANÍACO DE LUZIÂNIA

A Procuradoria-Geral de Goiás designou dois promotores do estado para acompanhar as apurações sobre o enforcamento de Ademar Jesus da Silva, assassino confesso de seis adolescentes em Luziânia. Ademar foi encontrado, ontem, em sua cela em uma delegacia de Goiânia. Policiais tratam o caso como suicídio. (págs. 1, 25 e 26)


VALOR ECONÔMICO
GOVERNO QUER AUTOCONTROLE OU NOVA LEI PARA OS CARTÕES

Preocupado com o que considera abusos das operadoras de cartões de crédito, o governo vai dar um ultimato aos bancos e empresas. Se não apresentarem uma proposta de autorregulamentação para o setor até o dia 30, o Ministério da Justiça enviará projeto de lei ao Congresso com normas mais rígidas para a cobrança de tarifas dos consumidores. O endurecimento com as operadoras de cartões foi definido pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva. Ele teme que os 30 milhões de consumidores que passaram a utilizar cartões desde 2002 se transformem em pagadores de dívidas. Teme-se que, por causa das tarifas abusivas, em vez de o país ter avanço no consumo com o parcelamento nos cartões, possa ocorrer uma retração e até endividamento, principalmente na classe C. (págs. 1 e C1)


VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar