quinta-feira, 15 de abril de 2010

Região Norte terá banda larga em todos os municípios até dezembro

Alto custo dos impostos na região, no entanto, encarecem a instalação e inviabilizam consumo

Brizza Cavalcante
Jovino (E): "Os impostos praticados na região encarecem a instalação e inviabilizam o consumo".

A região Norte terá serviço de banda larga disponível nas sedes de todos os seus municípios até dezembro deste ano. Segundo o gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Jovino Francisco Filho, as metas estão sendo cumpridas, mas os impostos praticados na região — que em alguns lugares chegam a 60% do valor das tarifas — encarecem a instalação e inviabilizam o consumo por parte da população. Jovino participou hoje de audiência pública na Comissão da Amazônia para discutir os serviços de internet e de telefonia fixa e móvel nos estados do Amazonas e do Amapá.

"O alto custo da região Norte é consequência da falta de infraestrutura de backbone ótico [rede terrestre de cabos de fibra ótica] para dar vazão às altas taxas de transmissão", disse.

Segundo o representante da Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel), Luiz de Melo Jr., nos últimos nove anos as operadoras de telefonia móvel investiram R$ 66,6 bilhões no País. Ele afirmou que, até 2016, 60% dos municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes terão acesso à banda larga.

Telefonia

A autora do requerimento para a realização da audiência, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), afirmou que é preciso que se tomem providências urgentes para ligar as localidades mais distantes aos serviços de telefonia e banda larga. Capiberibe disse ainda que, mais que instalar telefones, é preciso que as operadoras garantam seu funcionamento para que as comunidades não fiquem ilhadas. "O isolamento continua, ele existe, apesar de haver um contrato entre o Ministério das Telecomunicações, a Anatel e as operadoras."

O crescimento no uso de telefonia celular no Amazonas foi de 117,08% entre 2005 e 2010. No mesmo período, o Amapá registrou crescimento de 91,77%. No Amapá, foi registrada no ano passado uma média de 82 acessos por 100 habitantes. No Amazonas, a média ficou em 102 acessos.

O assessor da Associação Brasileira das Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo (Abrafix) Edvaldo Miron afirmou que 67% da meta de instalação de telefonia fixa nas escolas foram cumpridos.

Agência Câmara/Karla Alessandra


Veja também:

Governo não atuará sozinho na expansão da banda larga, diz técnico
Governo e operadoras divergem em relação a plano de banda larga
Entidades de defesa do consumidor pedem banda larga pública
Ciência e Tecnologia vai priorizar Plano Nacional de Banda Larga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar