sexta-feira, 16 de abril de 2010

Geovani Borges destaca descoberta na Região Norte do 'maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo'


O senador Geovani Borges (PMDB-AP) registrou em Plenário, nesta sexta-feira (16), a descoberta de aquífero nomeado como Alter do Chão, reservatório com 4,37 milhões de quilômetros quadrados e espessura de 545 metros. Conforme o senador, esse seria o maior reservatório subterrâneo de águas doces do mundo e sua identificação resultou do trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do Pará.
- A descoberta precisa ser celebrada como prova das potencialidades da Região Norte, ainda insuficientemente lembrada nos planos turísticos e científicos do Brasil - comentou.
Batizado de Alter do Chão numa referência à localidade de mesmo nome em Santarém (PA), o aqüífero agora identificado com um único grande reservatório se localiza sob áreas dos estados do Amapá, Pará e Amazonas. De acordo com o senador, suas dimensões ainda não foram conclusivamente mapeadas, mas os dados coletados ao longo de 30 anos já permitem assegurar que é maior que o aqüífero Guarani - de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com 70% de sua área no centro-sudoeste do Brasil e o restante distribuídos entre a Argentina, Uruguai e Paraguai.
As informações trazidas pelo senador são do geólogo Milton Matta, professor da Universidade Federal do Pará. Pelas pesquisas, ele disse ser possível afirmar que sai do aquífero toda a água que abastece Santarém e quase a totalidade de Manaus, a capital do Amazonas.
Geovani Borges observou que a ONU considera a água como a "seiva" do planeta. Porém, apenas 0,007% do total estão disponíveis para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas que habitam a terra. Como disse, esse fato desperta "angústia" nos que pensam no futuro.
- Deus é de fato generoso com este País. As ameaças se erguem, os problemas acenam e, mesmo assim, ainda somos agraciados com a descoberta que aqui hoje saudamos - salientou.

Justiça Federal

No pronunciamento, ele informou ainda que a bancada federal do seu estado conseguiu garantir recursos no valor de R$ 35 milhões para a construção da sede da Justiça Federal do Amapá. No prédio, serão instaladas seis varas de Justiça. Também registrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acabou de aprovar a instalação de uma vara federal no município de Oiapoque e outra em Laranjal do Jarí, ambos no estado. Ele louvou a medida, mas apelou para a concessão de mais uma vara para a capital.
O senador também aproveitou para saudar a Companhia de Eletricidade do Amapá pela iniciativa de treinamento para capacitar técnicos de operação que trabalham com o óleo utilizado na produção de energia. Em parceria com a Petrobrás, como afirmou, o treinamento permitirá que os técnicos atuem com maior conhecimento e segurança.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar