quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bala Rocha participa de Audiência Pública sobre o Oiapoque


Os combates ocorridos há um mês no Rio Oiapoque, na fronteira entre Guiana Francesa e Brasil, ainda repercutem no Congresso Nacional. Audiência pública, realizada na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - CREDN da Câmara dos Deputados, deu prosseguimento aos debates sobre o conflito. O deputado federal Bala Rocha (PDT/AP) participou da reunião e advertiu que o diálogo tem que ser aprofundado entre a população e o governo, e fez um alerta sobre a inauguração da ponte que vai ligar os dois países, prevista o final do ano. “Ao invés de termos um clima festivo, poderemos ter uma situação, no mínimo, constrangedora. A população está insatisfeita com o quadro atual”, asseverou o parlamentar.
Participaram da reunião o General Araújo, do Ministério da Defesa; a Ministra Luiza Lopes, do Itamaraty; Cristoph Jaster, do Parque Nacional Montanha do Tumucumaque, Kelly Bonack, do Parque Nacional do Cabo Orange, e o deputado estadual Paulo José, além dos deputados federais Dalva Figueredo (PT-AP), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Jurandil Juarez.(PMDB-AP).
A despeito das críticas que o Exército Brasileiro é rigoroso em demasia com os brasileiros que seguem para Ilha Bela e Vila Brasil, o General Araújo afirmou que “a atividade do Exército é somente contra o garimpo ilegal e crimes ambientais. A população tem que se sentir protegido”.
O fator econômico, ponto defendido por Bala Rocha como fundamental para a resolução do conflito, foi lembrada pelos representantes dos parques, Cristoph e Kelly. “Temos que inserir a população no desenvolvimento sustentável da região. Um dos projetos é criar centros de recepção de turistas no parque do Tumucumaque”, anunciaram.
Por fim, a ministra Luiza deu um panorama da situação diplomática que envolve os dois países. “O problema é estruturante, temos que pensar o porquê do brasileiro cruzar a fronteira. Temos que propor melhores condições aqui no Brasil, para que isso não ocorra”, concluiu a ministra. Ela adiantou que o Governo Federal criou um grupo interministerial, que vai estudar o assunto de modo global, e propor medidas para solucionar o embate, idéia proposta por Bala Rocha.


Acompanhe:

http://www.sebastiaobalarocha.com.br/

http://twitter.com/info_balarocha

http://parlatube.com.br/sebastiaobalarocha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar