segunda-feira, 19 de abril de 2010

Governo Federal começa a distribuição de laptops do programa "Um Computador por Aluno"


Durante esta semana as 300 escolas da rede pública, de todo o país, que irão participar do programa Um Computador por Aluno (UCA) começam a receber os laptops. No primeiro lote serão distribuídos 33.765 máquinas para 85 escolas em dez estados até 13 de maio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até o final de 2010 serão entregues 150 mil computadores.
As secretarias estaduais de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foram os responsáveis pela escolha das escolas que farão parte do programa. Cada escola teve a obrigação de definir, de acordo com o projeto pedagógico vigente, a forma como os alunos serão os computadores em sala de aula. De acordo com o MEC, os equipamentos possuem um dispositivo de segurança que desativa o computador caso ele permaneça muito tempo fora da escola. A garantia dos laptops é válida por um ano. Cada computador do UCA saiu por R$ 550. O MEC investiu no programa, aproximadamente, R$ 82 milhões. A capacidade de memória da máquina e de 512 megabytes , e possui bateria com autonomia mínima de três horas.

Internet nas escolas

Nas escolas da rede municipal do Amapá, internet e novos computadores já começaram a ser instalados. O programa “Banda Larga nas Escolas”, que tem como objetivo informatizar todos os colégios da rede pública de ensino até o final de 2010. No Estado a Secretaria de Educação, junto com as escolas, estão providenciando as bancadas, sistema elétrico, cadeiras, e as demais instalações necessárias para receber os computadores enviados pelo Ministério da Educação (MEC). Em Macapá, o Projeto Nacional de Informática na Educação (Proinfo), é quem tem tornado esta realidade visível nas escolas da cidade. Cerca de 15 das 55 escolas municipais, da região urbana de Macapá, já possuem o moldem da operadora que fornecerá o serviço da banda larga, mas apenas 13 estão adequadas para receberem as máquinas. (Ruanne Lima)

A Gazeta

Um comentário:

  1. Ultimo comentario sobre o Amapa.
    Said Barbosa. Vamos Melhorar?

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar