terça-feira, 13 de abril de 2010

Opinião, Notícia e Humor


MANCHETES DO DIA

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora)

Removidos de áreas de risco terão aluguel até conjunto ser construído. Uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, o monumento do Cristo Redentor está isolado - assim como todo o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. Ao longo dos 42km de estradas que dão acesso à Floresta da Tijuca e ao Corcovado, ocorreram pelo menos 283 deslizamentos de terra, pedras e árvores devido às chuvas. As quedas de barreira atingiram também os trilhos do Trem do Corcovado, que está parado. Não há prazo para à reabertura da visitação ao monumento. Os trabalhos de reforma da estátua foram suspensos. As famílias removidas das áreas de risco no Rio receberão aluguel social e depois irão para o conjunto habitacional a ser construído no terreno do antigo presídio da Frei Caneca, no Estácio. (págs. 1 e 14 a 17)

FOLHA DE S. PAULO
HOMOSSEXUALISMO TEM LAÇO COM PEDOFILIA, DIZ VATICANO

Igreja passa a recomendar explicitamente que casos sejam levados à Justiça. Em reação a acusações de pedofilia, o Vaticano divulgou diretrizes internas nas quais recomenda denúncia à Justiça, e seu número 2 afirmou que o comportamento não está ligado ao celibato, e sim ao homossexualismo. "Muitos psiquiatras mostraram que não há laço entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram conexão entre homossexualidade e pedofilia", disse Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano. Após relatório da Igreja Católica na Irlanda, em 2009, apontar abusos de 15 mil crianças entre os anos 30 e 90, novas denúncias surgiram na Europa e nos EUA. Para teólogos, o celibato exacerba o problema. Em seu site, a Santa Sé passou a recomendar explicitamente que casos com suspeitas fundamentadas de pedofilia sejam levados aos tribunais civis, além de ser submetidos a investigação da própria igreja. (págs. 1 e A14)

O ESTADO DE S. PAULO
BRASIL DESAFIA PRESSÕES E GARANTE CRÉDITO AO IRÃ

Acordo de financiamento para exportações do País a Teerã deve ser fechado na visita de Lula, em maio. Em meio a pressões americanas para isolar o governo de Teerã, Brasil e Irã decidiram abrir linhas de crédito entre os dois países que financiem exportações brasileiras aos iranianos, relara o correspondente em Genebra, Jamil Chade. O entendimento foi negociado pelo ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) em visita a Teerã, com 80 empresários brasileiros, e deve ser assinado na viagem do presidente Lula ao Irã, em maio. Parte das exportações brasileiras para o Irã sai como venda para os Emirados Árabes e de lá é enviada a Teerã, reduzindo a visibilidade das empresas que negociam com os iranianos. (págs. 1 e Internacional A14)


JORNAL DO BRASIL
CIDADE GANHOU 279 FAVELAS COM CESAR

Em oito anos de administração Cesar Maia na preteitura, o Rio assistiu à expansão acelerada das construções irregulares e sem controle urbanístico. Foram 279 novas comunidades, a maioria em áreas de risco, levando o total a 1.020, segundo O IBGE. O crescimento fui inversamente proporcional ao investimento em prevenção, contenção e remoção: nos dois últimos mos de mandato, o então prefeito do DEM investiu R$ 6 milhões em obras. O atual, Eduardo Paes, tem previsão de aplicar R$ 17 milhões nos primeiros dois anos. (págs. 1 e Cidade A7)

CORREIO BRAZILIENSE
JUSTIÇA SOLTA ARRUDA

Mais magro e de barba, o ex-governador José Roberto Arruda deixou ontem a Superintendência da Polícia Federal (PF), às 17h20, e foi para a sua casa no Setor de Mansões Park Way, após 61 dias de prisão. No início da tarde, por oito votos a cinco, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu revogar a detenção de Arruda por obstrução da Justiça — ele foi acusado de tentar subornar uma das testemunhas no inquérito da Operação Caixa de Pandora — por entender que não há mais condições de o ex-chefe do Executivo local interferir nas investigações. Ao revogar o decreto da prisão, o STJ também libertou outros cinco denunciados pelo suposto crime de suborno, que estavam detidos no Complexo da Papuda. (págs. 1, 23 e 24)




VALOR ECONÔMICO
PÃO DE AÇÚCAR E CASAS BAHIA REVEEM FUSÃO

A fusão anunciada há quatro meses pelos então sorridentes empresários Abilio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, e Michael Klein, da Casas Bahia, que criou o maior grupo varejista do país, está sendo renegociada. Um dos pontos que a Casas Bahia quer rever é o prazo existente no acordo para que os Klein possam vender a sua participação na empresa criada com a fusão dos ativos. Pelo acordo de acionistas, os Klein ficam impedidos de vender as ações da nova empresa pelo período de um ano. Dentro de 12 a 48 meses, eles poderão vender 29% dos papéis que possuem. Entre 49 e 72 meses, a fatia disponível para negociação sobe para 49% e apenas a partir do 73º mês, ou seja, a partir de 2016, todos os papéis ficam desbloqueados. A questão é que eles querem se desfazer de uma parcela maior das ações num prazo mais curto. (págs. 1 e B1)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar