segunda-feira, 12 de abril de 2010

Acompanhado por membros da bancada federal, Roberto Góes falou sobre retomada das obras do Hospital Metropolitano com Temporão

A deputada Dalva Figueredo (PT-AP) acompanhou na quinta-feira (8) reunião do prefeito de Macapá, Roberto Góes, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para tratar da retomada das obras do Hospital Metropolitano. O senador Papaléo Paes e o deputado David Alcolumbre também participaram da reunião. Devido a impasses técnicos que impediram a continuidade das obras do hospital, reiniciadas esta semana, a prefeitura solicitou a reformulação do Plano de trabalho dos convênios 3.875/02 e 1.479/03 e a liberação de aproximadamente R$ 1,2 milhão referente à correção desses convênios assinados com o ministério. De acordo com a prefeitura, após o repasse desse recurso e conclusão do Hospital Metropolitano, o ministério e o Fundo Nacional de Saúde “poderão considerar o atingimento do objeto e objetivo dos convênios, com benefício claro e explícito para a população de todo o estado do Amapá”.

Deputada Dalva busca melhorias para a saúde do amapaense

Desde 2008 a deputada Dalva Figueiredo realiza articulações no Ministério da Saúde, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais e nas secretarias municipal e estadual para liberar recursos destinados à melhoria do atendimento da saúde no estado. A parlamentar realizou várias reuniões no Ministério da Saúde a partir de junho de 2008 com a então secretária de Atenção Básica Gisele Bahia e com o coordenador de Urgência e Emergência Clóer Véscia, onde foram tratadas as pendências para a continuidade das obras do Hospital do Câncer, hoje Hospital Metropolitano, e dos serviços do SAMU no estado. Na ocasião ficou definida a retomada das obras do hospital e a renovação da frota de ambulâncias, sendo as demandas efetivadas assim que o governo do estado e a prefeitura de Macapá cumprissem com as diligências solicitadas pela coordenação de Urgência e Emergência do ministério. Para a deputada, esse contato com o ministério e demais órgãos é de extrema importância, “porque irá favorecer a saúde de Macapá e do restante do estado, de forma há melhorar a qualidade de vida da população”. Na última semana, por exemplo, Dalva se reuniu com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, onde solicitou a liberação da emenda de R$ 15 milhões, valor acordado pela bancada federal em dezembro de 2009 para estruturação de unidades de atenção especializada em saúde. A parlamentar ainda possui emendas para atender projetos de criação de unidades de Pronto-Atendimento, Farmácia Popular e reforma do Hospital Alberto Lima. Paralisadas há seis anos decorrente de supostas irregularidades na execução do projeto, as obras do Hospital Metropolitano foram retomadas nesta terça-feira, 07 de abril, pela prefeitura de Macapá. A unidade hospitalar terá 90 leitos e terá como público maior a população da zona norte de Macapá.

Debate buscará solução para conflito com a Guiana Francesa

A Comissão da Amazônia realizará audiência pública esta semana para discutir o conflito entre brasileiros e franceses na área de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. A proposta, apresentada à comissão pela deputada Dalva Figueredo (PT-AP), visa ouvir autoridades nacionais para tentar sanar os embates na região. A audiência está marcada para esta terça-feira, 13, às 14h, no plenário 15 da Câmara dos Deputados.

Fonte: Gabinete da dep. Dalva Figueredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar