sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Presidência do Senado Federal

Sarney quer dar celeridade na tramitação de projetos sobre mudanças climáticas

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, nesta quinta-feira (5), na sala de audiências da Presidência, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), acompanhada do deputado Colbert Martins (PMDB-BA). Eles pediram ao presidente celeridade na tramitação dos projetos que criam a Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC) e o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas (FNMC). Sarney se mostrou sensível à causa e prometeu empenho pessoal no sentido de viabilizar a votação destas matérias antes da Conferência de Copenhague.
Ideli disse acreditar no consenso entre os senadores para a aprovação desses projetos. A intenção da senadora é que eles virem leis antes da realização da COP-15, 15ª Conferência das Partes, a ser realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca), sobre mudanças climáticas.
No entendimento da senadora "chegar a Copenhague com novas políticas colocará o Brasil em posição de destaque mundial. Nós estamos convencidos de que a possibilidade existe, principalmente pelo compromisso do presidente Sarney de dar encaminhamento em caráter terminativo nos dois projetos, o que cria a Política Nacional de Mudanças Climáticas e o que cria o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas", afirmou.
Os objetivos da proposta que cria a PNMC são reduzir as emissões de gases e implementar medidas de adaptação às mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. A finalidade do FNMC será financiar iniciativas que reduzam os impactos do aquecimento global no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar