segunda-feira, 12 de abril de 2010

Começa no Amapá a campanha de prevenção ao escalpelamento

(Pedro de Paula) – Começou nesse fim de semana, no Amapá, a campanha de prevenção aos acidentes com escalpelamento e instalação da proteção no eixo e volante das embarcações, conforme determina a Lei federal 11.970/2009, da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). Depois de Belém e Breves, no Pará, as ações agora estão concentradas em Macapá e Santana, mas a deputada Janete já pediu que a Marinha a estenda para outros municípios do amapaenses.
Além da Lei 11.970/2009, que a deputada Janete Capiberibe apresentou na Câmara dos Deputados, a pedido da Associação das Vítimas de Escalpelamento, a socialista defende uma política mais ampla para a navegação segura na Amazônia que prevê a criação de uma linha de crédito especial para os pequenos estaleiros e a implantação de escolas de navegação fluvial em cada um dos estados amazônidas.
Em Macapá e Santana, serão realizadas ações de inscrição, capacitação e instalação da proteção no eixo e volante das embarcações em momentos e locais diferentes. Neste fim de semana, a Marinha do Brasil está no Arquipélago do Bailique, onde realiza curso para capacitar o Batalhão Ambiental e voluntários com técnicas para instalar a proteção nos barcos ribeirinhos. A Marinha do Brasil também vai oferecer o curso de condutor aquaviário aos donos de embarcações. Os que cumprirem a carga horária e forem aprovados receberão a habilitação da Marinha em até 30 dias. Dias 15 e 16 a Marinha vai capacitar voluntários e membros do Batalhão Ambiental no pier da Capitania de Santana.
Proteção – Do dia 23 ao dia 30, as campanhas vão atender os locais para instalar a proteção no eixo e volante dos barcos são o pier da Capitania de Santana e o Igarapé das Mulheres. Ao mesmo tempo, os donos dos barcos podem registrá-los na Marinha do Brasil. A Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento do Amapá está cadastrando embarcações na Capitania, no Porto de Santana, no Igarapé Fortaleza, no Igarapé das Mulheres, Pedrinhas e Canal do Jandiá para que recebam a carenagem.
Dia 26 de abril, às 17h, na Capitania dos Portos de Santana, a Marinha do Brasil e entidades parceiras realizarão evento para divulgar as campanhas preventivas à imprensa estadual e sensibilizar novos parceiros para que as ações possam prosseguir.
Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar