segunda-feira, 12 de abril de 2010

Papaléo Paes: prioridade da população é a saúde

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) afirmou em discurso nesta segunda-feira (12) que a população brasileira já definiu a saúde como prioridade, numa referência à pesquisa realizada pelo Instituto Ibope entre 11 e 14 de setembro de 2009.
Segundo ele, os candidatos ao cargo de presidente da República e aos demais terão de levar a informação em conta durante o processo eleitoral. Na pesquisa, conforme o parlamentar, 59% dos entrevistados consideraram a melhoria do atendimento à saúde como a principal prioridade, à frente de itens como educação, emprego e segurança pública, independentemente de faixa etária, sexo ou classe social.
- Essa é a prioridade [saúde] que, por hora, a população elegeu. 59% [dos entrevistados] avaliam a atenção à saúde como deficitária. Esse é o grande recado e o grande desafio que serão cobrados no pleito de outubro. Isso está muito claro - avaliou.
Papaléo disse o resultado da pesquisa mostra que a população brasileira saiu de um patamar em que buscava a sobrevivência para outro em que a principal demanda é a qualidade de vida. Segundo ele, a prioridade dos candidatos deverá recair sobre a universalização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos benefícios pagos pela Previdência Social.

Demandas sociais

Papaléo Paes considera prioritário financiamento e universalização do SUS, e uma operacionalização eficiente nas três esferas de governo - federal, estadual e municipal. Cabe à União, ressaltou, cuidar de sua correta distribuição; aos estados gerir os órgãos mais gerais e complexos; e aos municípios zelar pelo atendimento hospitalar e assistência ambulatorial.
O senador citou como exemplos de melhorias necessárias no sistema público de saúde a rapidez no atendimento e na realização das consultas; a provisão de equipamentos e de funcionários; remuneração adequada dos profissionais de saúde; a qualificação profissional; melhor de estrutura hospitalar; e maior transparência, com o combate à corrupção e desvio de recursos. Salientou também a necessidade de regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursos à saúde.

José Serra

Papaléo também disse ter estado presente, em Brasília, no último sábado (10), no lançamento da pré-candidatura do ex-governador de São Paulo, José Serra, à Presidência da República. O senador chamou de "belíssima festa democrática" e a contrapôs à reunião da ex-ministra da Casa Civil e também pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, e do presidente Lula com centrais sindicais em São Paulo, em que teria havido, disse, "insultos e deboches".
- [Isto] me desagrada. Podemos fazer o bom combate, o bom confronto, sem precisar subestimar ninguém - protestou. Papaléo sugeriu que Dilma abandone a atual postura simpática que, segundo ele, "extrapolou para o deboche".

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar