quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto de Geovani Borges regulamenta tratamento cirúrgico da obesidade

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) pediu o apoio do Plenário, nesta terça-feira (6), a projeto de lei de sua autoria que regulamenta o tratamento cirúrgico da obesidade por um procedimento que, conforme disse, é reversível, não provoca mutilações e preserva a integridade do estômago, do intestino delgado e do cólon.
Denominado "derivação intestinal reversível restritiva Lazzarotto e Souza", esse procedimento permitiria ao paciente "ingerir os mesmos alimentos que comia antes da operação". Segundo Geovani Borges, o paciente não sofre prejuízos na absorção de proteínas, vitaminas e sais minerais. A sugestão para apresentação do projeto partiu da Associação Paranaense de Estudos sobre a Obesidade (Apeso).

"Epidemia"

O senador disse que a obesidade é um problema crescente de saúde pública, que atinge pessoas de todas as classes sociais. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 13% dos adultos brasileiros são obesos. Em 2006, esse índice era de 11,4%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), como assinalou, já reconhece a obesidade como doença multifatorial, com caráter epidêmico, atingindo, em todo o planeta, cerca de 400 milhões de pessoas, segundo estimativas.
O tratamento cirúrgico, segundo ele, tem obtido grande aceitação. Em 2001, informou, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 497 cirurgias bariátricas, número que aumentou para 3.195 em 2008.
Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar