quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Municípios do Jari passam a ser interligados também por estrada

Obra melhora o escoamento da produção agrícola e as viagens entre Laranjal e Vitória

Uma estrada está sendo aberta entre os municípios de Laranjal e Vitória, no vale do Jari. A obra, na verdade, já está concluída, devendo ser entregue ao tráfego neste fim de semana, em chão batido, sem asfalto.
A construção da estrada é uma iniciativa do senador Gilvam Borges e dos prefeitos Barbudo Sarraf (Laranjal do Jari) e Luiz Beirão (Vitória do Jari) com ajuda do empresariado do vale do Jari e comunitários.
De acordo com o prefeito Luiz Beirão, esse é um sonho antigo dos moradores da região. "Nós sempre esperamos pelo dia de ver essa estrada aberta. E agora com o apoio do senador Gilvam isso está virando realidade. Ela é muito importante porque vai ligar esses dois municípios e facilitar a vida dos moradores. O trabalho é muito grande, mas nós temos o apoio das empresas da região, de políticos e vamos terminar até o fim desta semana", disse o gestor de Vitória do Jari.
Para o prefeito Barbudo Sarraf a obra vai melhorar muito o escoamento da produção agrícola e a viagem entre os dois municípios. "Nós nos juntamos ao senador Gilvam e ao prefeito Beirão porque sabemos da dificuldade que os agricultores e o povo que moram nessa região enfrentam. Já tínhamos o desejo de fazer isso, mas faltavam recursos e agora o senador Gilvam vem mostrar que em parceria das duas prefeituras e com empresários do vale do Jari é possível mobilizar os equipamentos e os recursos necessários. Então esse é um momento histórico para a região", enfatizou Barbudo.
O senador Gilvam Borges, que passou a semana toda na região, diz que a obra é estratégica para o desenvolvimento da região. "As estradas trazem o desenvolvimento. Elas são os caminhos que levam ao futuro melhor. A região do vale do Jari é rica e precisa de uma estrada ligando os municípios de Laranjal e Vitória. A nossa contribuição é estar presente e dar o apoio que os prefeitos estavam precisando para começar a obra. A participação dos empresários e da comunidade também é muito importante. Só mesmo com essa união de todos é que a gente consegue alcançar os grandes feitos e essa estrada é um feito que vai ficar na história, pela sua importância", declarou o senador do Amapá.
A comunidade dos dois municípios já sente os reflexos positivos do trabalho. "A gente nem acredita, porque esperamos muito por essa estrada e agora estamos vendo que ela foi feita em poucos dias. Então agradecemos ao senador Gilvam Borges, ao prefeito Beirão e ao prefeito Barbudo, por eles terem se unido para ajudar o povo", disse a agricultora Sebastiana Silva, que mora na comunidade de Arapiranga há 40 anos.


Antes – No local onde foi aberta a estrada existia apenas um caminho cortado por pequenos rios. Os carros não podiam usar a rota por causa do mato alto e da pista muito estreita. Apenas alguns agricultores da região conheciam o caminho. Os atoleiros e os rios impossibilitavam o escoamento da produção agrícola da região.


Hoje – Máquinas foram cedidas pelas empresas locais e trabalhadores se ofereceram para fazer o serviço voluntariamente. Foi feita a limpeza da área. Em seguida, jogadas carradas de aterro, e depois veio o serviço de terraplenagem. Pontes de madeira foram erguidas sobre os rios para possibilitar a passagem dos carros. Mesmo à noite o trabalho não parou. O resultado é o sonho da estrada que agora vira realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar