segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coluna

Acertou o Brasil

A cobertura internacional das investigações sobre a queda do avião da Air France na Costa do Brasil chegou a colocar em xeque a credibilidade dos militares brasileiros ao não se confirmarem serem do Air Bus acidentado as primeiras peças encontradas. Mas ontem veio a confirmação e os primeiros corpos foram resgatados da água.

Culto ao Barão

Os diplomatas possuem um patrono: o Barão do Rio Branco. Em Macapá, duas servidoras do Itamaraty visitaram vários pontos turísticos da cidade e ficaram impressionadas como o Barão ganhou reconhecimento também por aqui. Praça, escola, busto e, é claro um marco histórico, este em Oiapoque, por sua atuação no contestado Brasil-França.

Coisa nossa

Vai aqui mais uma dica sobre como devemos todos valorizar o nosso Amapá. Nesta época do ano, o balneário do Curiaú está transbordando de tanta beleza. Tem um restaurante, simples mas com um boa chefe de cozinha, o Caduforno, que é um convite à boa vida. Praia particular de água fria, muito vento e sobra. Quer mais?

Independente

O prefeito de Santana, Antônio Nogueira (PT) apareceu no horário eleitoral semana passada pregando ser de oposição no Estado. Depois disse que a forma do seu partido fazer política é tudo o que o Amapá precisa para crescer. Disse ainda que Santana é modelo em educação. Para uns, é discurso de candidato a governador, com o PSB junto.

DIZER O QUÊ?

Pelos quatro cantos do Amapá a gente tem notícia de festejos tradicionais que nesceram do seio das comunidades mais tradicionais, como acontece em Itaubal do Piririm, onde o culto ao padroeiro São Sebastião é algo marcante. Esta imagem, produzida pelo fotógrafo amapaense Johnny Sena, mostra bem como o evento é tocante e com forte apelo cultural.

Tese do Feijão

O deputado federal Antônio Feijão (PSDB/AP) apresentou ontem no rádio, uma tese sobre o aumento do contingente de imigrantes na Guiana Francesa. É que na mesma proporção o Suriname registrou mais estrangeiros por lá. Para Feijão, foi o aumento do rigor das autoridades francesas, levando os clandestinos a “migrar” para o vizinho guianense.

Outra do Feijão

A secretária estadual do Turismo, Célia Brazão, chegou atrasada ao nosso Conexão Brasília de ontem na Rádio Antena 1 FM. Disse que estava num programa de tv ao vivo em que seu amigo João Alvarenga (Sebrae/AP) cozinhava arroz de carreteiro. Foi então que o deputado Feijão saiu com essa: - Eu não vou lá porque eles costumam cozinhar o feijão! (...) Disse o parlamentar, para risos dos colegas de estúdio.

Rolando a emoção

O apresentador Faustão diria isso se visse o deputado Paulo José (PR) avaliando o que tinha representado o encontro internacional de Oiapoque que PJ coordenou. Com os olhos marejados, o experiente parlamentar amapaense agradeceu um a um os parceiros que tornaram o evento realidade e procurou tranquilizar os parentes de brasileiros no exterior.

Dicas do Itamaraty


Esta semana vamos ajudar a difundir os serviços consulares a brasileiros no exterior. Em caso de perda do passaporte, o titular deverá dirigir-se à polícia local e solicitar a expedição de um Boletim de Ocorrência. Com ele, pode solicitar a autoridade consular brasileira um novo documento de viagem. Carteira de identidade ou de motorista poderão ser obtidos apenas no Brasil.
Cleber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar