quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hoje no Congresso

Garibaldi recomenda fim do caos fundiário na Amazônia

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, entende que o primeiro passo para que o Brasil encontre uma solução para os problemas da Amazônia é acabar com o caos fundiário existente na região. Ele fez essa recomendação ao participar, na manhã desta terça-feira (25), do seminário internacional O Desafio da Regularização Fundiária da Amazônia, uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e do Banco Mundial (Bird). Ao discursar, na abertura do evento, Garibaldi Alves afirmou que a Amazônia hoje é foco das atenções do mundo inteiro, dada a sua importância para a vida do planeta. Na opinião do senador, a regularização fundiária é ponto de partida para o equacionamento dos problemas ali existentes, sobretudo os que se referem à exploração predatória da floresta.
Leia mais...

Câmara aprova o fim do trancamento da pauta pelas MPs

O Plenário aprovou, nesta terça-feira, o substitutivo de comissão especial à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 511/06, que altera as regras de tramitação das medidas provisórias. A principal mudança é o fim do trancamento da pauta do Plenário pelas MPs. Nesta quarta-feira (26), às 10 horas, começará a análise dos destaques para votação em separado (
DVS). O texto principal da PEC foi aprovado por 363 votos a 50.O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, considerou a votação como uma vitória do Parlamento. "O resultado mostra que existe uma percepção generalizada da necessidade de alterar o trâmite das MPs. Há um consenso de que elas interferem na capacidade do Poder Legislativo de definir a sua pauta", afirmou. Chinaglia disse esperar que até o fim deste ano a Câmara conclua a votação da PEC. Ele pretende trabalhar para que haja uma redução do número de destaques apresentados. Além de acabar com o trancamento, o substitutivo do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) encarrega as comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado de avaliarem se a MP atende aos requisitos da Constituição. Atualmente, isso cabe a uma comissão mista que raramente é instalada. Na prática, é nomeado um relator que emite parecer tanto sobre esse aspecto quanto sobre o mérito da MP.
Leia mais...
Aprovadas emendas à MP 440/08, que concede reajuste salarial a diversas carreiras de servidores públicos

O Plenário aprovou nesta terça-feira (25) duas emendas ao Projeto de Lei de Conversão
(PLV) 27/08, oriundo da Medida Provisória (MP) 440/08, que concedeu reajuste salarial a diversas carreiras consideradas típicas de Estado, além da estruturação de planos de cargos na administração pública federal. Ao todo, foram apresentadas 14 emendas à proposta, que agora retorna à análise da Câmara dos Deputados. Ao final da votação, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, foi cumprimentado por um grupo de servidores públicos que acompanhavam a discussão da matéria, que teve como relator-revisor o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O texto básico da medida provisória já havia sido aprovado pelos senadores no último dia 19. De autoria do próprio Raupp, a primeira emenda aprovada adiciona dispositivo à MP 440/08, dando nova redação ao inciso II do artigo 10 da Lei 11.457/07, que dispõe sobre a administração tributária federal e promoveu a transformação dos cargos dos técnicos da Receita Federal para analista tributário. A Secretaria da Receita Federal do Brasil é oriunda da fusão da Secretaria da Receita Previdenciária com a Secretaria da Receita Federal.
Leia mais...
Embaixador do Brasil diz que atitude do Equador "não é o caminho para países amigos"

Em audiência pública nesta terça-feira (25) na
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o embaixador do Brasil no Equador, Antonino Marques Porto e Santos, disse considerar correta a decisão do governo brasileiro de convocá-lo para a consulta sobre a recente atitude do governo equatoriano de questionar a dívida para construção da Usina Hidrelétrica San Francisco naquele país. A construção da usina foi feita pela empreiteira e construtura brasileira Norberto Odebrecht e contou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A CRE também aprovou convite ao diretor de Assuntos Internacionais da Odebrecht para falar sobre o impasse aos senadores.
Leia mais...

Senado cria comissão para acompanhar calamidade em Santa Catarina

O Senado aprovou nesta terça-feira (25) a criação de uma Comissão Temporária Externa a fim de averiguar a situação do estado de Santa Catarina, atendendo a requerimento apresentado pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC). Após a visita ao estado, a comissão encaminhará sugestão de medidas para minorar os efeitos da situação de calamidade pública decorrente das chuvas ocorridas nas últimas duas semanas.
Leia mais...
Garibaldi defende substituição de MP das Filantrópicas por projeto de lei já em tramitação na Câmara

Permaneceu o impasse na reunião de líderes partidários com o presidente do Senado Federal, senador Garibaldi Alves Filho, sobre o encaminhamento a ser dado à Medida Provisória (MP) 446, conhecida como MP das Filantrópicas. A MP foi devolvida por Garibaldi para o Executivo. Um recurso apresentado pelo líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), contra a decisão de Garibaldi, aguarda votação na
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Os líderes partidários, no entanto, chegaram a um acordo de que esse requerimento não será analisado antes que se chegue a um consenso. O presidente do Senado, em entrevista à imprensa pouco antes de entrar em Plenário, defendeu a substituição da MP por projeto de lei sobre o assunto que já tramita na Câmara dos Deputados. Ele disse que iria falar ainda nesta terça-feira (25) com o presidente daquela Casa, deputado Arlindo Chinaglia, sobre essa possibilidade.
Leia mais...

Comissão da Câmara avalia projeto que legaliza posse de lotes em favelas

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza hoje audiência pública sobre o registro de posse no cartório de títulos e documentos junto aos moradores das comunidades carentes.O debate foi proposto pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ). Segundo ele, é importante que a Câmara se informe sobre o projeto-piloto de iniciativa do 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, que tem o objetivo de legalizar a posse de terras em comunidades carentes. A iniciativa começou no Cantagalo, onde cerca de 300 registros de posse já foram efetivados. O documento de posse é o primeiro documento legal que torna possível ao morador de um imóvel na favela entrar na Justiça para ter direito à propriedade. De posse da escritura do imóvel, o morador pode se beneficiar também do usucapião urbano, previsto o Estatuto da Cidade.
Leia mais...

Veja também:

Líderes entram em acordo para aprovação do projeto que cria figura do microempresário individual
CAE cria mecanismo para dar maior proteção à indústria brasileira
Aprovado para a CVM, Yazbek defende combinação de auto-regulamentação e controles do Estado sobre mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar