segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Hoje no Congresso


Garibaldi conversa com ministro da Previdência sobre solução para reajuste de aposentadorias

O presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, disse nesta segunda-feira (24), ao chegar ao Congresso Nacional, que o ministro da Previdência Social, José Pimentel, veio ao Senado a seu pedido, para conversar sobre os projetos que beneficiam os aposentados e deverão ser votados ainda esta semana pela Câmara dos Deputados.
- É apenas uma conversa que pedi com o ministro, porque, como eu não tenho tido condições de acompanhar todas as reuniões, tenho que me inteirar melhor - afirmou Garibaldi, em entrevista aos jornalistas na porta do gabinete da Presidência do Senado.
Garibaldi também anunciou que haverá uma mesa-redonda com a presença do presidente e do relator da
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), respectivamente deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) e senador Delcídio Amaral (PT-MS), juntamente com o ministro e dos senadores ligados com o tema "que vêm comparecendo a todas as reuniões". Citou, entre eles, o autor de duas das três propostas de interesse dos aposentados que estão em exame na Câmara dos Deputados, senador Paulo Paim (PT-RS), além dos senadores Mário Couto (PSDB-PA) e José Nery (PSOL-PA).
Leia mais...

Congresso Nacional enfrenta a pedofilia em diversas frentes

São 8 propostas para combater exploração sexual de crianças e adolescentes.

O combate à pedofilia e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por diversas frentes no Congresso Nacional. Duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) recentes sobre o assunto - uma mista, concluída em julho de 2004, e outra do Senado, ainda em atividade - apresentaram oito propostas que buscam aumentar a prevenção, endurecer a punição contra esses crimes e "humanizar" o processo judicial, protegendo as vítimas. Dessas, cinco estão no Senado, uma tramita na Câmara, uma virou lei e outra aguarda sanção presidencial. A proposta que está na Câmara é o Projeto de Lei
3772/08, do Senado, que prevê a prisão preventiva, em caso de urgência, de pessoa que responde a processo de extradição. O relator da CPI do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), explicou que o País já conta com legislação para a extradição de foragidos, mas não dispõe de regra para a prisão preventiva dos procurados. "O Brasil está se tornando um paraíso de pedófilos de outros países, pois, mesmo quando localizados aqui, não podem ser presos e acabam fugindo", argumentou Demóstenes. O senador ressalta que a mudança na lei vai permitir a prisão temporária do pedófilo, sem a possibilidade de medidas cautelares para sua soltura, "possibilitando aos órgãos competentes o tempo necessário para a extradição".
Leia mais...

Audiência pública debate autonomia do Banco Central

Reunião da
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na tarde desta quinta-feira (27) irá discutir dois projetos de lei do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) que tratam da autonomia e da estrutura do Banco Central (BC), além da implementação de alterações no Sistema Financeiro Nacional. A audiência pública foi pedida pelo relator das duas matérias - Projetos de Lei do Senado 72/07 e 102/07, que tramitam na CCJ e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) -, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). Deverão participar do debate o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o presidente do BC, Henrique Meirelles; o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega; e o ex-presidente do BC Armínio Fraga.
Leia mais...

Participantes de audiência pública na CDH defendem regularização de terras quilombolas

O Estado brasileiro deve assegurar às comunidades de descendentes de negros de antigos quilombos o direito sobre a terra que ocupam. A opinião foi manifestada nesta segunda-feira (24) pelos especialistas que formaram a primeira mesa da audiência pública promovida pela
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A atividade, coordenada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, integra ciclo de debates para celebrar o Mês da Consciência Negra, em referência à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.
Leia mais...

Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição

Nesta terça-feira (25), o Senado presta homenagem ao escritor
Machado de Assis na passagem do centenário de sua morte, ocorrida a 29 de setembro de 1908. Às 10h, o jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo será lembrado em sessão especial requerida pelo senador Marco Maciel (DEM-PE) com o apoio de outros senadores. Maciel também foi autor do projeto que instituiu 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis (Lei 11.522/07). Além da sessão especial, será aberta a exposição Machado Vive, no hall entre as Alas Tancredo Neves e Teotonio Vilela. No local, serão exibidos painéis com fotos e reproduções das obras do escritor, cedidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A abertura da mostra ocorrerá logo após a sessão e as peças poderão ser vistas até 16 de dezembro.
Leia mais...

Plenário poderá votar PEC dos Cartórios nesta semana

Cristiane BernardesA Câmara pode votar nesta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 471/05) dos Cartórios, conforme decisão do Colégio de Líderes na semana passada. A proposta concede a exploração dos serviços às pessoas que foram designadas antes da lei que estabelece concursos para o setor.A obrigatoriedade do concurso para tabelião e notário foi estabelecida pela Constituição, em 1988, mas a regra só foi regulamentada em 1994. Segundo a PEC, quem exerceu os serviços no período e continuar trabalhando até a promulgação da emenda terá o direito assegurado. Aqueles que entraram na atividade depois de 1994 poderão ser substituídos por meio de concurso.Em sua versão original, a proposta previa que todos aqueles que exercessem a função há mais de cinco anos na promulgação da emenda teriam o direito de continuar na atividade. O texto foi modificado na comissão especial que discutiu o assunto.
Leia mais...

Heráclito anuncia audiência pública com embaixador do Brasil no Equador

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) anunciou a realização de audiência pública na
Comissão de Relações Exteriores e Defesa nacional (CRE), nesta terça-feira (25), às 14h30, com o embaixador do Brasil no Equador, Antonino Marques Porto. Ele comentará a decisão do presidente daquele país, Rafael Correa, de recorrer a um tribunal de arbitragem para não pagar empréstimo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de uma usina hidrelétrica.
Leia mais...
PEC em pauta na CCJ amplia critérios para distribuição regional de recursos orçamentários

Os critérios de aplicação regionalizada das despesas do Orçamento da União e dos investimentos das empresas estatais devem levar em conta a população, a renda per capita, a expectativa de vida ao nascer, a mortalidade infantil e o grau de educação das populações. Esse é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC 71/05) encabeçada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que, depois de ter seu exame adiada na última reunião, volta à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (26).
Leia mais...

Governo terá que quebrar resistência da oposição para aprovar reforma tributária

A primeira etapa de votação da reforma tributária na Câmara já mostrou os sinais de como a aprovação da matéria no Plenário dependerá de intensas negociações. Os líderes da base aliada terão que quebrar as resistências ao substitutivo do deputado Sandro Mabel (PR-GO) à proposta de emenda à Constituição da reforma tributária. Na comissão especial, onde a matéria foi aprovada na madrugada de quarta para quinta-feira da semana passada, todos os partidos de oposição votaram contra o texto-base da reforma. Segundo o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), a expectativa é que a votação em primeiro turno ocorra dentro de 7 a 10 dias. Ele disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, agradeceu aos líderes, na quinta-feira, pela aprovação da matéria na comissão.
Leia mais...

Veta também:

CPI das ONGs discute agenda e vota requerimentos nesta terça-feira
Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014
CCT analisará flexibilização do horário da Voz do Brasil
CCJ pode decidir na quarta-feira sobre MP das Filantrópicas, diz Maciel
Suspensão da titulação de terras quilombolas beneficia os interesses da bancada ruralista, diz advogado
Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
CAS analisa emenda a projeto que cria o rastreamento de medicamentos pelo código de barras
Pensões deixadas por servidores aposentados até 2003 podem ter paridade com salários da ativa
Interlegis realiza fórum para treinar futuros prefeitos e vereadores
Orçamento: relator vê dificuldade para aumentar aposentadorias
Lideres da base aliada do governo reúnem-se nesta terça
Congresso Nacional enfrenta a pedofilia em diversas frentes
Agência Câmara inaugura noticiário em inglês e espanhol
Brasil sedia congresso internacional contra exploração infantil
CCJ - Câmara permite que Ministério Público mova ação por preconceito
Câmara aprova exigência de Bíblia em bibliotecas públicas
Trabalho regulamenta acordos entre Estado e filantropia religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar