sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Senado Federal

Sarney comemora 100 anos de Claude Lévi-Strauss

Os cem anos do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, completados nesta sexta-feira (28), foram comemorados pelo senador José Sarney (PMDB-AP), em discurso da tribuna do Plenário. Para o parlamentar, que pediu voto de congratulações pela passagem do centenário, trata-se de uma data da maior importância para a cultura mundial, pois Lévi-Strauss, como assinalou, é um grande nome da cultura francesa, da história da cultura brasileira e do humanismo universal.
- Claude Lévi-Strauss, sem sombra de dúvida, teve nas Ciências Humanas o impacto de Marx, Freud, Darwin, equivalente nas Ciências Exatas a Einstein e Newton. Para ele, o Collège de France criou a cadeira de Antropologia Social. Em qualquer lugar do mundo, é reverenciado - afirmou o senador e ex-presidente da República.
Em seu pronunciamento, José Sarney lembrou que Lévi-Strauss descobriu o Brasil no final de 1935, quando se tornou professor de Sociologia na Universidade de São Paulo. Escreveu o livro Tristes Trópicos, a partir de suas viagens pelo Brasil, e, em 2005, numa entrevista ao Le Monde, disse que o Brasil representava a experiência mais importante de sua vida.
- Não foi o Brasil que lhe abriu as portas para sua descoberta, mas foi no Brasil que ela se deu. E Tristes Trópicos está cheio de observações sobre o Brasil, da mais aguda compreensão do Brasil. Tornou-se um livro necessário para se entender o Brasil - garantiu José Sarney, para quem o país ficou associado ao "trabalho científico excepcional do grande mestre" na área da Antropologia Estrutural.
O senador afirmou ainda que tem orgulho de ser considerado amigo de Lévi-Strauss, a quem considera " um presente ao nosso tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar