segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Senado Federal

Papaléo homenageia professora Ruth Cardoso

O senador
Papaleo Páes (PSDB-AP) prestou uma homenagem em Plenário, nesta segunda-feira (24), à professora Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, falecida em junho deste ano.

Ao relembrar a trajetória acadêmica de Ruth Cardoso, Papaléo destacou o estudo realizado por ela, em suas dissertações de mestrado e de doutoramento, sobre a imigração japonesa para São Paulo. Ele mencionou também o papel pioneiro da intelectual na percepção da emergência dos movimentos sociais que abrigavam diversidades, como de feministas, étnico-raciais e de orientação sexual.
Papaléo destacou as pesquisas importantes realizadas por Ruth Cardoso em favelas brasileiras, a partir do início da década de 1970, que modernizaram as abordagens no campo da antropologia urbana.
- Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso foi dessas pessoas incomuns que - pela absoluta retidão de sua conduta, por sua inquestionável dedicação ao bem comum - conquistam o respeito e o apreço de todos aqueles que chegam a com elas travar conhecimento, sejam estes chefes ou subordinados, correligionários ou adversários políticos, dignitários ou anônimos - disse.
Papaléo citou ainda a importante contribuição de Ruth Cardoso, durante os dois mandatos de Fernando Henrique, no campo das políticas sociais: Ruth Cardoso foi a idealizadora, lembrou o senador, do Programa Comunidade Solidária, que propôs um novo caminho para o combate à pobreza e a para a redução das desigualdades sociais.

Livro

Papaléo anunciou ainda a realização de recital de lançamento do livro Meu Canto Conta, de autoria da maestrina Arnely Schulz, nesta terça-feira (25), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar