segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Opinião e Notícia

Segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Veja a seguir os destaques dos principais jornais de hoje. Se você não teve tempo para ler as notícias, clique nas manchetes ou nos links logo abaixo das matérias para lê-las. Publicaremos esta seleção do que há de melhor na imprensa do Amapá e do Brasil todos os dias.
Manchetes do Dia

Os jornais que estão expostos aqui são os que estão disponíveis e atualizados online.

PEDRO PAULO IGNORA PEC E DIZ QUE VAI PLEITEAR REELEIÇÃO EM 2010

O vice-governador e secretário de saúde, Pedro Paulo Dias, deixou implícito, ontem, que poderá concorrer à reeleição em 2010, no caso de ele assumir a administração estadual para que o governador Waldez Góes dispute uma das duas vagas que serão abertas no Senado da República. Pedro Paulo abordou o assunto ao ser procurado para falar sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) que tramita no Senado, obrigando prefeitos, go-vernadores e o Presidente da República a se afastarem dos respectivos cargos seis meses antes do pleito, se quiserem tentar a reeleição.

A GAZETA
NO CUMPRIMENTO DA LEI: CABO DA PM É MORTO COM TIRO NO CORAÇÃO
(“A Gazeta” não foi atualizada online nesta segunda-feira)
COM GOLEADA, FLAMENGO VOLTA AO G-4

Depois da pressão que foi feita em cima de Caio Júnior, o Flamengo se superou, e na goleada de hoje em cima do Palmeiras voltou para o G-4 e deixou bem claro que a esperança de conquistar o título continua mais viva do que nuca, faltando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão. Já o São Paulo continua na liderança com a vitória em cima do Figueirense, porém o Grêmio venceu do Coritiba e está a apenas dois pontos do líder.

Itália, Alemanha e Inglaterra vão anunciar nos próximos dias pacotes bilionários para tentar reanimar suas economias e tirá-las da recessão. O governo italiano de Silvio Berlusconi anunciou ontem que adotará medidas no valor total de US$ 100 bilhões. O Reino Unido anunciará um pacote de incentivos fiscais de Natal para as famílias mais pobres, enquanto a Alemanha prepara 50 bilhões de euros. Na última sexta-feira, a Comissão Européia revelou que a zona do euro entrou em sua primeira recessão desde que foi criada, enquanto o desemprego assusta milhares de europeus.

O GLOBO
G-20 VAI MONITORAR OPERAÇÕES DE 30 BANCOS

Acordo anunciado em Washington prevê monitoramento dos 30 maiores bancos do mundo. Entre as medidas aprovadas pelo G-20, que reúne os países ricos e os emergentes mais importantes, está o monitoramento dos 30 maiores bancos e financeiras do mundo, o que terá de ser implementado até 31 de março do próximo ano. A decisão foi tomada na reunião de Washington neste fim de semana.



FOLHA DE SÃO PAULO

Presidente eleito elogia reunião, mas moratória adotada pelos países em relação a medidas protecionistas é vista como limitadora. Compromisso estipulado pelos líderes mundiais deve conflitar com a intenção de Obama de salvar a indústria automobilística nos EUA. O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, viu como limitadora para seu primeiro ano de gestão a moratória de 12 meses em medidas protecionistas anunciada no sábado pelo G20 após reunião em Washington. A proposta é uma das 47 do documento final da cúpula.
OMC QUER CONCLUIR DOHA EM DEZEMBRO

A Organização Mundial do Comércio (OMC) quer convocar para a semana do dia 10 de dezembro uma conferência internacional para concluir um acordo comercial. A medida seria o primeiro fruto concreto da reunião do G-20 deste fim de semana em Washington. Mas o Mercosul não estará unido nisso. Brasil e Uruguai apóiam um acordo.

Bancos das montadoras vão recorrer novamente ao governo, em janeiro, na busca de mais linhas de crédito. Apesar de já ter sido contemplado com um pacote de ajuda de R$ 8 bilhões, do Banco do Brasil e Nossa Caixa, o setor automotivo considera o socorro insuficiente para sustentar a travessia da crise por mais de dois meses.
BANDIDOS NO CAMINHO DA ESCOLA

Ir e voltar para a escola sem ser assaltado já é encarado como sorte por alunos de colégios particulares das asas Norte e Sul. Em setembro, o Correio mostrou como a ocorrência desse tipo de crime é freqüente e assusta estudantes, pais e diretores das unidades de ensino. Na época, a Polícia Militar prometeu reforçar o policiamento nos arredores das escolas por tempo indeterminado. A sensação de insegurança, porém, continua dois meses depois, e um agravante torna o problema ainda mais sério: de lá para cá, em pelo menos três casos, alunos foram abordados por pessoas com arma de fogo, e não apenas com facas e canivetes.

VALOR ECONÔMICO
G-20 DÁ UM NOVO FÔLEGO À RODADA DOHA

A possibilidade de uma reunião ministerial na primeira quinzena de dezembro em Genebra, para nova tentativa de concluir até o fim do ano o acordo agrícola e industrial da Rodada Doha, está na agenda política internacional, no rastro da "instrução"" dada pelos chefes de governo e de Estado reunidos no sábado em Washington para combater a crise econômica global. Os 20 presidentes se comprometeram com a conclusão do esboço de acordo e disseram que, se houver problemas em Genebra, eles vão ser acionados para a barganha final.

GAZETA MERCANTIL
INDÚSTRIA E VAREJO NEGOCIAM COM PRAZO CADA VEZ MAIS CURTO

A instabilidade econômica alterou as práticas de negociação entre a indústria e o varejo neste fim de ano. As encomendas, tradicionalmente firmes, ocorrem agora mês a mês e, em alguns casos, semanalmente. As condições de preço são acertadas por curto período. "Todo mundo fica esperando para saber como o consumidor vai se comportar", diz Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Colunas, artigos e matérias interessantes do Amapá

Comunidade do sul do Amapá mobilizada para participar da 1ª Feira Agroextrativista da região
Jornal do Dia

Os preparativos para a 1ª Feira Agroextrativista do Vale do Jarí, que acontecerá no período de 3 a 7 de dezembro estão a todo vapor, a comunidade de Laranjal e Vitória do Jarí estão ansiosas para que a data chegue. Os trabalhos estão a todo vapor as máquinas de terraplenagem, que já estão preparando o terreno onde serão instalados os estandes, no Parque do Acrivajem. Sem esquecer de citar as seletivas para a escolha da rainha da Expovalejari que este ano está bastante disputada entre alas 15 representantes de entidades já estão inscritas no concurso, que selecionará a mais bela representante do Vale do Jarí logo na abertura do evento.
Leia mais...

Roberto Góes faz o primeiro gol da nova Arena de Futebol Society do Amapá, a Sbow de bola
Jornal do Dia

O futebol society está ganhando seu espaço na cidade e com investimentos como o de sábado passado, a tendência é aumentar cada vez mais. Foi inaugurada a primeira arena de esporte society coberta do Estado: a Show de Bola. O novo espaço contou com a presença do prefeito eleito, Roberto Góes, do advogado e ex-presidente da Cea, Arnaldo Santos, do deputado federal Davi Alcolumbre, do locutor Vado, da Rádio 101FM, do pagodeiro Charlinho e de várias feras do segmento social do Estado. Para marcar a inauguração um jogo entre os artistas foi realizado, com direito a gol de estréia de Roberto Góes, chutando de fora da área.
Leia mais...

Entorno do Cemitério de Santana recebe obras
Jornal do Dia

Aos poucos ruas de Santana começam a sofrer mudanças, aproveitando que período chuvoso ainda não começou a chegar naquele município. Um dos locais que vem recebendo atenção por parte do gestor municipal é a área de entorno do cemitério público no bairro Provedor, onde após muita sujeira, poeira e dor de cabeça, as obras começam a ganhar movimentação. Quando a época das chuvas chega, o primeiro problema detectado no local são as infiltrações que acabam com o muro do Cemitério, cujo alicerce já teria desabado em função desse problema. A Semcsu (Secretaria Municipal do Comércio e Serviços Urbanos) começou o trabalho de mão de obra e reforço da construção colocando meio fio, canteiro central, bancos e lixeiras padronizadas.
Leia mais...

Inscrições para ensino superior a distãncia foram prorrogadas
Jornal do Dia

Aquele que desejar fazer o vestibular a distância através do programa Universidade Aberta do Brasil, pólo de Santana, poderá realizar ainda suas inscrições pela internet. A data para quem deseja fazer os cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Saúde Pública terá até dezembro para fazer sua inscrição e concorrer as 100 vagas que são ofertadas para o município.
Leia mais...

PF comemora dia do policial federal no Amapá
Jornal do Dia

Ontem (16) foi o dia do policial federal, mas a data será comemorada hoje, quando em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal no Amapá, haverá uma programação com a participação de todos os servidores do órgão. O evento foi coordenado pelo Sinpofap (Sindicato dos Policiais Federais no Amapá) em parceria com a Adpf (Associação dos Delegados da Polícia Federal).
Leia mais...

Quem é pioneiro, desbravador, tem que ter consciência do sacrifício que está se impondo
Jornal do Dia

Alberto de Andrade Uchoa, é sociólogo e estatístico, com especialização em Educação para a América Latina, Metodologia Científica para o Ensino Superior, professor de Turismo. Especializado em Administração Escolar, Administração Profissional e Administração por Objetivos. Alberto Uchoa nasceu no dia 2 de abril de 1934, em Breves, no Estado do Pará e foi criado em Macapá desde os 10 anos de idade. Funcionário público federal, trabalhou no antigo Território Federal do Amapá, exercendo funções como técnico na Assessoria de Planejamento do Governo do Território. Foi o primeiro diretor do IETA (Instituto de Educação do Amapá), diretor da Divisão de Serviços Sociais, onde foi o organizador e primeiro diretor, foi diretor da Divisão de Estatística do Governo do Território, Secretário de Educação, Saúde e Serviços Sociais, Chefe de Gabinete do Governador, Diretor da TV Amapá, canal 6, empresário na área de comunicação como produtor de vídeos e de fotografias. Alberto Uchoa foi servidor público federal por 35 anos. Está no Amapá desde 1946, quando veio, como seu pai e toda a família para Macapá. A curto prazo pretende divulgar a fotografia como elemento de comunicação, elaborar cursos nessa área, de modo a possibilitar aos profissionais da fotografia uma renda suficiente para que viva com dignidade e possibilitando o desenvolvimento intelectual.
Leia a entrevista...

Ajuizada Ação Civil Pública contra vice-prefeito de Calçoene
Diário do Amapá


Ministério Público Estadual, por meio do promotor de justiça Alexandre Monteiro, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra o vice-prefeito e o diretor de tributos do município de Calçoene, em razão da prática de ato de improbidade administrativa. A Ação decorreu de um procedimento administrativo instaurado em 2005, no qual se apurava a cobrança ilegal da taxa de embarque de grude (produto retirado do peixe e embarcado para ou-tros países), que não tinha previsão em lei. Por outro lado, os valores arrecadados com a cobrança indevida não teriam ingressado na contabilidade municipal.
Leia mais...

Presidente Lula lança Projeto de Erradicação do Escalpelamento
Diário do Amapá

Visando ampliar as ações de combate ao escalpelamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta segunda-feira, 17, o Projeto Itinerante de Erradicação do Escalpelamento, no Palácio do Planalto, às 16h30min. A iniciativa é fruto de articulações do deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) junto a órgãos governamentais. "A população ribeirinha do Brasil tem o barco como principal meio de sobrevivência e transporte. As embarcações precárias, sem proteção nos motores, causam acidentes gravíssimos que o Brasil passou a conhecer e tratar. Estamos muito satisfeitos com as ações do presidente e de todos os envolvidos porque as propostas de políticas públicas para combater o problema estão acontecendo.", comemorou o parlamentar. A causa tem como coordenadores e principais incentivadores no Planalto o chefe de gabinete pessoal da Presidência da República Gilberto Carvalho e seu assessor Diogo de Sant' Ana.
Leia mais...

Coluna “Argumentos’, com Cléber Barbosa
Diário do Amapá

Novo Super-Fácil
Zenaide Dutra, que marcou época como diretora da Fortaleza de São José de Macapá, dando muita visibilidade ao monumento, assumiu o comando do Super-Fácil esta semana. Ela reconhece o trabalho da antecessora, Luzia Grunho e deve também deixar sua marca de competência e muita dedicação naquela vitrine do Governo Waldez.

R. Medelin se despede
A bem da verdade o saudoso Ralph Medelin, pioneiro da Estrada de Ferro do Amapá, sempre levou a vida com muita discrição e correção. Agora soubemos que sua viúva Madalena está tendo a dura tarefa de encerrar as atividades da firma dele, a R. Medelin, que nos últimos anos mantinha o velho trem em funcionamento. É a vida...

Uma história de amor
No trabalho de pesquisa para a publicação da biografia do fundador da Icomi, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, foi localizado um ex-mineiro em Serra do Navio que arrumou uma maneira original e apaixonada de manifestar o que a empresa representou. Pintou a logo na parede a palavra “Inesquecível”.

Homenagem ao vivo
Foi ontem durante o programa Conexão Brasília, na Antena 1 FM, que os ex-parceiros de Célia Brazão (Setur) renderam homenagens a ela. Alberto Góes e João Alvarenga foram só elogios à amiga e projetaram uma gestão de muitas vitórias da moça à frente da política do turismo. Nao vai ser por falta de apoio que a coisa vai ficar parada.

ABAV APROVOU
A nova titular da Secretaria de Turismo do Estado, nossa entrevistada deste domingo do Diário, fala que vai dividir com os parceiros o planejamento das ações do turismo no Amapá. A medida é muito bem vinda para a Associação Brasileira de Agências de Viagem no Amapá (Abav-AP), cuja presidente Rosângela Lima (foto) aprovou integralmente a escolha de Ana Célia Brazão.

Pedro Paulo no comando
Independente de estar ou não no exercício do cargo de governador, o vice Pedro Paulo Dias (PP) tem exigido muito da equipe de governo e dos parceiros na preparação da Expo-Vale, a feira de negócios do Vale do Jari. Querendo ou não, a região marcou uma vitória pessoal dele nas últimas eleições, quando ajudou a correligionária Euricélia (PP) a ser reeleita.

Mais rigor na CNH
O deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP) é autor de um projeto que prevê mais rigor para arenovação da Carteira de Habilitação. Os motoristas seriam obrigados a renovar o exame psicológico toda vez que fossem renovar suas carteiras. “Quem nunca passou por uma situação estressante no trânsito, defrontando-se com motoristas completamente descontrolados?” perguntou o deputado. Uma boa.

Intercâmbio esportivo
A diretora da Escola de Idiomas Daniele Miterand, a professora Leide Pinon, passou o final de semana com um grupo de autoridades francesas que vieram acertar detalhes da participação do Amapá nos Jogos InterGuianas, que serão abertos no próximo dia 28, em Kourou, na Guiana Francesa. Hildo Fonseca (Sedel) emplaca mais uma para o GEA.

O que ocorre com o Torres?
Ele é tido como um dos grandes auxiliares do governador Waldez Góes, ajudando muito na pasta dos Transportes. Mas o que especialmente os jornalistas reclamam do secretário Rodolfo Torres (Setrap) é o fato de ser muito difícil falar com ele, para uma simples entrevista. Esta semana as obras da BR foram retomadas e nem a turma da Secom conseguiu falar com ele.
Cléber Barbosa

Coluna “FROM”, com Luiz Melo
Diário do Amapá


No limite
Até Madre Tereza de Calcutá já sabia: “poder e imprensa nunca vão ter a mesma harmonia”. Principalmente quando o poder acha que imprensa é “aquela” atividade com a qual faz o que bem quiser e quando quiser.
Como se também não pagasse pessoal e impostos. O colunista, aqui, já está no limite e, como nunca teve pavio curto e nem “posou de puxa-saco”, vai acabar botando tudo o que tem pra fora. Logo, logo.

Ingratidão
Tudo bem que Lucas tenha contabilizado "sets" a favor nas eleições. Mas agora sair por aí criticando a imprensa, o colunista julga não estar procedendo com justeza - mesmo porque, no caso do DA, nunca se imprimiu uma linha sequer que viesse a prejudicar a candidatura dele. Ou já está encarnando o espírito Capiberiano?

Volta por cima
Sempre alegres e de bem com a vida, Fátima Pelaes e Dalva Figueiredo têm ligado para o colunista. Sem ranso e com gosto redobrado de voltar a emplacar como deputadas nas eleições de 2010.

Sinal vermelho
Pedro Dias, sem querer, acaba caindo na rede do Congresso Nacional - sobre pretensões de ir à reeleição para a governança, depois que assumir o trono de Waldez Góes. Se aprovada a emenda cons-titucional em trâmite que impõe condição de desincompatibilização de seis meses para qualquer executivo que esteja assumindo o Poder. Dias, em vingando a emenda, vai ter que governar o Amapá só por seis meses e sem pensar em reeleição.

Bola cheia
Sem rapapés e salamaleques, diretor da EMTU, Ronaldo Modesto, tem procurado fazer direitinho o seu dever de casa. Sem expor segundas intenções - leia-se, políticas, só leva sua equipe para sinalizar ruas e avenidas, à noite, para não causar constrangimentos. E o impacto que o povo sente, ao amanhecer, é muito mais positivo, porque já vê a rua em que mora devidamente sinalizada na horizontal - e mais segura para o pedestre no ir e vir do dia-a-dia.

Perigo
De repente, enfiar microfone na boca de quem quer que seja, mergulhado num poço de mágoas e com segundas intenções, é um risco iminente. Principalmente quando o alvo é um homem público, que pode não ter absolutamente nada com aquilo - mas que, por maldade, acaba sendo transformado num monstro travestido de anjinho. Caso do deputado Eider Pena, cuja honra foi exposta a partir do depoimento de uma pessoa nem tão confiável assim e que, na ocasião, inclusive estava sendo conduzida para o presídio.

Tecnicamente
Ida de Célia Brazão para a Setur não passou por nenhuma indicação política. Assinatura de recomendação teve, sim, a digital do secretário Alberto Góes, mas com base em "sets" que ela conquistou tecnicamente como diretora do Sebrae. O colunista gostou.

Alto-falante
Já não dá mais para esconder: secretária Ester de Paula, daquelas que não rejeitam trampo, sofre mesmo de "incontinência verbal". A mulher fala tanto pelos cotovelos que o colunista, também sócio da rádio Antena 1, já avalia disponibilizar um programa exclusivamente pra ela - senão é o próprio que acaba ficando desempregado.

Jubiloso
Presidente Jorge Amanajás (AL) não está nem um pouqui-nho aborrecido com essa emenda constitucional que obriga a desincompatibilização para executivos concorrerem à reeleição. Porque, em o sendo candidato, vai ter Pedro Dias mais colado nele na disputa pelo trono de Waldez Góes. E descartando possibilidade de uma junção com os capiberistas, como chegaram a trombetear por aí.

A favor
Asfaltamento da BR-156, no trecho Macapá-Jari, finalmente começa a se tornar realidade. Bancada federal está completamente unida com esse objetivo. Tanto que deputada federal Janete Capiberibe, até então arredia, começa a ciscar pra dentro. Ela indicou ao Orçamento da União para o ano que vem a bagatela de 50 milhões de reais para a obra.

Igualdade
Se proposta for aprovada no Congresso Nacional, disputas das eleições vão passar a ser no "vamos ver", por assim dizer. Ou seja: prefeitos, governadores e Presidente da República terão que deixar cargos seis meses antes das eleições para disputarem pleito. Assim fica mais justo, porque urnas serão encaradas por todos em igualdade de condições.

Rombo
Se não for conversa pra boi dormir, em 1 de janeiro de 2009 Roberto Góes pegará Prefeitura de Macapá, saneadíssima, conforme já garantiu João Henrique. Pelo menos com rombo muito menor do que ele (JH) recebeu do prefeito anterior. Sem motivo de preocupação, portanto.
From

“O desenvolvimento do turismo deve ser uma construção coletiva”, Ana Célia Brazão, nova secretária de turismo do Estado do Amapá
Diário do Amapá

Numa transição discreta, sem maiores alardes, a Secretaria Estadual do Turismo do Amapá passou por uma troca de comando, semana passada. Entrou Célia Brazão, a Celinha como é mais conhecida. Uma técnica de grande qualificação para a função, mas que também possui muito trânsito junto a pequenos e grandes empreendedores, o que pode facilitar sua gestão. Ela é consultora do Sebrae-AP há mais de dez anos e nos primeiros dias de trabalho recebeu em seu gabinete o editor de Turismo do Diário do Amapá, jornalista Cleber Barbosa, para apresentar um pouco de suas propostas para desenvolver o setor. Acompanhe a seguir os principais trechos da conversa.
Leia a entrevista...
Fundação Orsa reforça conselhos municipais e estaduais no Vale do Jari
Diário do Amapá


Disseminação de conhecimento teórico e técnico para a estruturação e a consolidação dos conselhos municipais e estaduais de direitos da criança e do adolescente, de assistência social e conselhos tutelares. Essa é uma das propostas da Fundação Orsa, empresa social do Grupo Orsa com atuação no Vale do Jari. Sua meta é proporcionar maior aptidão aos conselheiros locais para que possam identificar problemas, repassá-los aos órgãos competentes e acompanhar os casos até que sejam solucionados. Para que se formem políticas públicas que garantam qualidade ao trabalho dos conselheiros, a instituição prepara módulos de treinamento mensais ao longo do ano.
Leia mais...

Aulão-show do Desafio tranqüiliza alunos antes de vestibulares
Diário do Amapá


Como acontece todos os anos, às vésperas das tão esperadas provas das universidades federais e estaduais do Amapá, os professores do Pré - vestibular Desafio realizaram ontem, 15, o grande aulão show na unidade localizada no bairro do Renascer. O objetivo do encontro é promover aos alunos um momento de tranqüilidade, segurança e confiança. Os alunos receberam dos professores dicas de assuntos de temas atuais para a redação e de todas as matérias cobradas nos editais das provas. De acordo com a aluna Renata Silva, o momento do aulão é único, pois trabalha o equilíbrio psicológico, fazendo com que afaste o nervosismo na hora da prova. O pré-vestibular Desafio completou no dia 03 de agosto, 10 anos de existência. O nome Desafio foi escolhido pelo professor de Geografia Marco Antonio, o primeiro coordenador da instituição. Para ele, nesses 10 anos o Desafio conseguiu configurar-se como um dos mais importantes projetos de inclusão social existente no Amapá na área da Educação.
Leia mais...

Justiça impede empresário de construir obras em ressaca da Lagoa dos Índios
Diário do Amapá

Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, em face do município de Macapá e de Paulo Celso de Silva e Souza (Processo 11.912/2008), referente às irregularidades urbanísticas encontradas na área de ressaca da Lagoa dos Índios, o juiz de direito Ailton Marcelo Vidal, da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, concedeu parcialmente as liminares requeridas pelo MP. A decisão liminar determinou que o município de Macapá se abstenha de expedir alvará permitindo que o autor das irregularidades possa realizar obras na área de ressaca, sejam de que natureza for, ficando temporariamente sem efeito os alvarás anteriormente expedidos.
Leia mais...

A equipe do Jornal do Dia já iniciou os preparativos da programação de aniversário do jornal em fevereiro. Entre as atrações, o Prêmio Nossa Gente – Troféu Júlio Pereira já está sendo trabalhado por uma equipe de profissionais, que em breve vai anunciar os finalistas que estão concorrendo ao prêmio e que foram apontados por indicação da população de Macapá. Grandes empresas do Estado já mostram ansiedade e vontade de levar o troféu.

Notinhas

ConviteArnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, convidou o governador Waldez Góes, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa e o governador do Amazonas, Eduardo Braga, para visitarem a Califórnia e participar de um seminário em Los Angeles nos dias 18 e 19 de novembro. O objetivo do evento é estimular empresas californianas a investirem na preservação da floresta amazônica. Serão solicitados recursos para que sejam criados programas em defesa do meio ambiente no Brasil.

Fusão

O PPS e PSDB poderão se unir para a eleição de 2010. Tudo isso em decorrência da verticalização para as próximas eleições. O bloco político formado por PDT, PSB e Pc do B também poderá vir no mesmo caminho.Se ocorrer, vai ser engraçado ver Waldez Góes pedir votos para Capiberibe assumir o governo e Capiberibe pedir votos para Waldez entrar no Senado. É como dizia aquele ilustre político: Em política só não se vê boi voando, porque o resto...
Artigos de outros estados

escolha de Jandira (Jornal do Brasil)
Aids - a força dos números (O Estado de S. Paulo)
Após a crise, a governança terá de ser repensada (Valor Econômico)
As instituições de Bretton Woods e a nova administração Obama (Valor Econômico)
Botucatu vai à guerra (Folha de S. Paulo)
Cai a pirataria no Brasil (Correio Braziliense)
Cimento social em debate (Jornal do Brasil)
De olho na crise (Jornal do Brasil)
Desunião enfraquece Justiça (Correio Braziliense)
Direito de defesa (O Globo)
Economia esfinge (O Globo)
EUA e Brasil: vencendo o medo (Valor Econômico)
Flexibilização e marotices (Correio Braziliense)
Luiz Carlos Bresser-Pereira (Folha de S. Paulo)
Lula-aqui, Evo-ali, Obama-lá (Folha de S. Paulo)
Luta pela defesa do contribuinte (Correio Braziliense)
Mal começou; e começou mal (Folha de S. Paulo)
O falso dilema na integração regional (Jornal do Brasil)
O pré-ministério de Wall Street (Folha de S. Paulo)
Ousadia e prudência (O Estado de S. Paulo)

Colunas de outros estados

A centralização do pré-sal (O Estado de S. Paulo)
A culpa será sempre do outro (Correio Braziliense)
A hora dos dinossauros (Jornal do Brasil)
Asas abertas (Folha de S. Paulo)
Como jabuticaba (O Globo)
De olhos bem vendados (Correio Braziliense)
Fim de ano pode trazer mais aperto (Valor Econômico)
História reforça idéia de rali no fim do ano (Valor Econômico)
Minc quer baixar imposto para energia eólica (Folha de S. Paulo)
Os incansáveis rufiões dos anos de chumbo (Gazeta Mercantil)
Pergunte ao Lula (Folha de S. Paulo)
PMDB mineiro e as medidas anti-Aécio (Jornal do Brasil)
Problemas à vista com a Argentina (Valor Econômico)
Queima de arquivo (Folha de S. Paulo)
É meu... vi primeiro (O Globo)

Matérias sobre Economia pelo Brasil

Alemanha, Inglaterra e Itália lançam pacotes (O Estado de S. Paulo)
Aposta na própria ação faz CSN perder R$ 1,3 bi (Valor Econômico)
Após três anos, Dynamo reabre fundo para captação (Valor Econômico)
Avanços da cúpula têm os seus limites (Folha de S. Paulo)
Bancos de montadoras: mais ajuda (Jornal do Brasil)
Bancos reduzem juro para autos (Valor Econômico)
Base da pirâmide sofreu alterações profundas (Jornal do Brasil)
BC pode ajustar a meta, lembram analistas (Valor Econômico)
BNDES vê expansão de 81% em biocombustível (Folha de S. Paulo)
BNDES vê expansão de 81% em biocombustível (Folha de S. Paulo)
Brasil não pára de dar bons resultados à portuguesa TAP (Gazeta Mercantil)
Brasil reforça pedido por mais abertura (Folha de S. Paulo)
Centrais sindicais propõem medidas para garantir emprego (Valor Econômico)
Com crise, Cyrela lucra menos e reduz meta (Valor Econômico)
Comércio alavanca PIB do Norte e NE (Gazeta Mercantil)
Concursos serão regulamentados (Correio Braziliense)
Conferência não terá Lula nem presidentes (O Estado de S. Paulo)
Crise de crédito é no mercado de títulos (Valor Econômico)
Crise e incerteza sobre Obama diluem debates do etanol em SP (O Estado de S. Paulo)
Crise tem pouco impacto na previsão de gastos de Ministérios (Gazeta Mercantil)
Curtas - Demissões na Sun (Valor Econômico)
Curtas - Minerva tem prejuízo (Valor Econômico)
Curtas - Álcool em alta (Valor Econômico)
Cúpula foi surpresa boa, dizem analistas (O Estado de S. Paulo)
Da herança em dinheiro ao início do próprio negócio (Valor Econômico)
De volta à pauta da reforma tributária (Jornal do Brasil)
Dívidas subnacionais e disciplina de mercado (Valor Econômico)
Ellen Gracie está cotada para assumir vaga na OMC (Valor Econômico)
Empresa perde com fundo multimercado (Valor Econômico)
Febraban propõe simplificação do crédito (Gazeta Mercantil)
Fiscos têm "presente" de R$ 1 tri antes do Natal (Folha de S. Paulo)
Fosfertil tem receita recorde, mas já sente sinais de retração (Valor Econômico)
Freddie Mac tem perda e deve pedir ajuda (Valor Econômico)
G-20 ainda não inspira confiança (Jornal do Brasil)



Matérias sobre Política pelo Brasil

'Crise será teste para a democracia no continente' (O Estado de S. Paulo)
Abin não terá acesso à perícia da PF (O Globo)
Abin é proibida de acompanhar perícia (O Estado de S. Paulo)
Acordo modelo é o dos fiscais de renda (Valor Econômico)
Classe média pode sucumbir à crise (Jornal do Brasil)
Comando das Mesas é crucial para o equilíbrio partidário da disputa de 2010 (Valor Econômico)
Comissão deve votar parecer na quarta-feira (O Estado de S. Paulo)
Conservadores rejeitam referendos (Jornal do Brasil)
Dilema profissional atormenta juiz De Sanctis (O Estado de S. Paulo)
Disputa envolve brigas, mágoas e vinganças (O Estado de S. Paulo)
Dulci defende candidatura de Patrus em Minas (O Estado de S. Paulo)
Estado-arena e Estado-sujeito (Valor Econômico)
Funcionalismo prepara ato conjunto contra governo paulista (Valor Econômico)
G20, oportunidade que o Brasil aproveitou (Gazeta Mercantil)
Governistas retomam pressão por emendas (O Globo)
Guerra interna no PMDB ameaça plano do PT para comandar Senado (O Estado de S. Paulo)
Haddad ganha cada vez mais visibilidade (Folha de S. Paulo)
Impasse no Senado abala Temer na Câmara (Valor Econômico)
Imunidade trava ações contra embaixadas (Folha de S. Paulo)
Imunidade trava ações contra embaixadas (Folha de S. Paulo)
Lula rejeita nova reforma ministerial (O Estado de S. Paulo)
Missão diplomática brasileira enfrenta ações trabalhistas (Folha de S. Paulo)
Negócios fora dos trilhos (Correio Braziliense)
Nepotismo de volta ao debate (Correio Braziliense)
Parlamentares querem ampliar despesas (Gazeta Mercantil)
Pimentel tenta barrar projeto de Paulo Paim (O Globo)
Plabiscitos são evitados pelo alto custo (Gazeta Mercantil)
PMDB contra diretor da PF (Correio Braziliense)
Primeiro infiel condenado diz que sofria perseguição em seu antigo partido (Folha de S. Paulo)
Proposta do Planalto sofrerá forte resistência dos governadores (Gazeta Mercantil)
Protógenes discutiu com superior no dia das prisões (Folha de S. Paulo)
Protógenes e Lacerda podem ser indiciados (O Globo)
Reforma política pode criar "fisiologismo do futuro" no Congresso (Folha de S. Paulo)
Regras para carro oficial (Correio Braziliense)
Responsabilidade dividida torna eleitor consciente (Jornal do Brasil)
Reviravolta no caso da Abin: suspeito é do alto escalão (Jornal do Brasil)
Satiagraha: Juiz nega que STF tenha sido alvo de espionagem em operação (Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar