quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Fátima Pelaes informa...

Estudante do Amapá participa do Parlamento Jovem

Com direito a juramento e diplomação, o presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, deu posse, ontem em Brasília, a 78 novos "deputados" que passarão a integrar o chamado Parlamento Jovem/2008 formado por estudantes de 16 a 22 anos do ensino médio da rede pública ou particular.
Durante cinco dias os "parlamentares" acompanharão de perto o dia-a-dia dos trabalhos na Câmara com direito a sugerir projetos em prol da juventude que poderão se transformar efetivamente em lei. "E a forma prática de trazer o jovem para perto do mundo político real e mostrar as responsabilidades e atribuições dos que detêm mandato em nível federal", diz a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB).
Cada unidade da Federação tem direito a representação no Parlamento Jovem, de acordo com o tamanho da população local. O Amapá tem um único representante, é João Paulo de Oliveira, 18, estudante recém-aprovado no vestibular e que acaba de ingressar na Faculdade de Rede de Comunicação.
Natural de Macapá, João Paulo é também músico (tecladista), fá de jazz, MPB e rock. E informou que pretende ter uma participação ativa em todas as atividades do Parlamento Jovem a serem desenvolvidas esta semana. Antenado a sua época, João Paulo faz parte daquela geração que pretende unir o útil ao agradável - no caso trilhar uma boa formação profissional sem abrir mão de curtir os prazeres que a vida (e a idade) proporcionam.
A deputada Fátima Pelaes, que sempre teve uma atuação muito próxima à juventude, considera a oportunidade fundamental para a aprendizagem do vida política e, também,para adquirir uma visão mais realista dos problemas nacionais,"até porque s deputados jovens terão sessões simuladas e sentirão na pele as dificuldades e entraves para a elaboração das leis e projetos de interesse da população".
Ontem mesmo,os integrantes do Parlamento Jovem elegeram o amazonense Denis Feitas,17,para presidente desta edição do programa que este ano completa 5 anos de funcionamento.Dentre as propostas polêmicas deste ano,está a que institui o serviço militar feminino voluntário,até sexta-feira as propostas serão votadas simbolicamente,podendo ser adotadas por algum deputado para tramitação real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar