terça-feira, 18 de novembro de 2008

Deu no excelente Blog do Jornal do Dia...

Casos de malária caem 33,4% na Amazônia Legal

Os dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde revelam queda expressiva dos casos de malária na região da Amazônia Legal (AL). Entre janeiro e setembro de 2008, foram notificados 241.420 casos da doença, e, em 2007, no mesmo período, 362.518 – o equivalente a uma redução de 33,4%. Nesse período, o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária) do Programa Nacional de Controle da Malária (PNCM) registrou uma diminuição de 50,3% dos casos de infecção de Plasmodium falciparum, protozoário responsável pela forma mais grave da doença. Foram 74.808 casos, em 2007, e 37.200, em 2008.

Fórum Mundial de Profissões

As inscrições para participar do lançamento do Fórum Mundial de Profissões para a Sustentabilidade serão encerradas no próximo dia 20. O evento acontece no dia 26 de novembro na Academia de Tênis Resort em Brasília. Nesta data serão preparados os temas e as atividades do Fórum qe será realizado em 2010 na capital federal.Os inscritos escolhem a sala das profissões que deseja participar e nas cinco salas serão propostos também o modelo de promoção internacional do evento. Espera-se inscritos do poder público, de representações diplomáticas, entidades privadas, conselhos profissionais e sindicatos, além de particulares interessados no assunto profissões. Mais informações no site: www.forummundialdeprofissoes.org

Ensino à distância cresce em 270%, segundo MEC

Na “geração tecnologia” do século 21, o livro didático torna-se um meio limitado de pesquisa. Hoje em dia, para um ensino de qualidade os recursos multimídia são essenciais no dia-a-dia de um estudante e faz da aprendizagem um processo bem mais próximo da realidade dos alunos da nova geração. É por essas e outras que nos últimos cinco anos, a modalidade do ensino à distância cresceu em 270% enquanto as matrículas para os velhos cursos presenciais para a formação de professores para a educação básica cresceu em apenas 17% segundo o Ministério da Educação. De 2003 a 2006 houve um aumento de 571% em número de cursos e de 315% no número de matrículas. Em 2005, os alunos de EAD representavam 2,6% do universo dos estudantes. Em 2006 essa participação passou a ser de 4,4%. A Associação Brasileira de Educação à Distância calcula que, em 2007, mais de dois milhões de brasilieros utilizaram a educação à distância. Essa evolução vem acompanhada de um rendimento positivo dos alunos. Segundo os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das 13 áreas em que se podem comparar estudantes da educação presencial com àqueles à distância, observa-se que em sete – administração, biologia, ciências sociais, física, matemática, pedagogia e turismo – os alunos de curso à distância foram melhores do que os alunos de aulas presenciais.

Show no Sambódromo

No próximo dia 20 de novembro a dupla Zezé di Camargo e Luciano realizam show em Macapá. para quem estiver interessado, mais informações nos números: 3223-3319 e 8121-0300.

Mortalidade infantil

O Brasil conseguirá reduzir em dois terços os índices de mortalidade infantil e atingirá uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011 – quatro anos antes do prazo. O índice geral brasileiro será 14,4 mortes para cada grupo de mil crianças menores de um ano de idade. A queda na taxa de óbitos infantil superou a fixada pela ONU, que era de 2,9%. Atualmente, a taxa brasileira de mortalidade infantil cai, em média, 5,2% ao ano, quase o dobro da proposta original. Essa e outras experiências brasileiras para conter os avanços das doenças serão apresentadas amanhã, em Brasília, no Palácio do Itamaraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar