terça-feira, 18 de novembro de 2008

Efemérides


Dia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), criada em 18.11.1930.
1895 – Mr. Lamothe, substituto de Charvein no governo da Guiana Frances, instruído a devolver as bandeiras brasileiras aprisionadas por ocasião da invasão francesa á pequena vila de Amapá e libertar brasileiros que ficaram prisioneiros durante a invasão, discursa no Conselho Geral da Guiana.
1903 – Por decreto do Governo do Pará, a circunscrição judiciária do Amapá passa a ter jurisdição em toda a área existente do rio Araguari ao rio Oiapoque. (Reis, Arthur Cézar Ferreira, Território do Amapá, Perfil Historico).
1982 – Macapá. É fundado o MOAP (Movimento Artístico Popular do Amapá), por ocasião de uma mostra de arte desenvolvida na Praça da Bandeira. O primeiro presidente é o artista plástico R. Peixe.

PEQUENO HISTÓRICO DA OAB NO AMAPA

Dedico este histórico ao meu amigo Carlos LobatoEm sessão solene, realizada às 20h30min do dia 9 de dezembro de 1953, tendo como local o edifício do Fórum, era criada a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Amapá. A solenidade contou com a presença do Governador do Território Federal do Amapá, Major Janary Gentil Nunes, magistrado, advogados, serventuários da justiça, jornalistas e comunitários. (...)

Leia as informações completas no excelente Blog do Edgar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar