sábado, 15 de novembro de 2008

Efemérides



Dia da Proclamação da República (1889). FERIADO NACIONAL (Decreto nº 01, de 15 de novembro de 1889, assinado pelo marechal Deodoro da Fonseca)

Dia do Desporto Amador

Dia da Academia Brasileira de Letras (fundada em 1895)

Dia do Voto Obrigatório no Brasil (1904)


1769 - Falece Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador do Pará que elevou Macapá à categoria de vila em 04 de fevereiro de 1758.

1891 - É realizada em Mazagão a primeira eleição por sufrágio direto para os cargos de Intendente e Vereadores (àquela época chamados de Vogais), com o seguinte resultado: Para Intendente de Mazagão, o capitão André do Nascimento Afonso. Para a Câmara Municipal, os primeiros vereadores: Tenente-coronel João Lopes da Cunha, alferes Custódio Duarte da Silva Filho, capitão Manoel Pinto Pereira Valente, Antonio Lucio de Sampaio e Luiz Valente Ribeiro.

1895 – Joaquim Francisco de Mendonça Júnior e José Antonio de Cerqueira fundam o Pinsônia, o primeiro jornal a circular no Amapá, confeccionado inicialmente em Belém. A partir de 14 de julho de 1897 ela passa a ser produzido em Macapá, tendo como tiragem inicial a média semanal de 500 exemplares.

1895 - É inaugurado o prédio da Intendência de Macapá, localizado na Avenida Mário Cruz (continuação da Avenida Mendonça Furtado), a partir da Cândido Mendes, em direção à frente da cidade.

1896 – Toma posse como promotor público de Macapá, Raimundo Alvares da Costa.

1915 – Mazagão. Erguem-se as primeiras casas em Mazagão Novo, a nova sede municipal. Seu primeiro intendente, o coronel Alfredo Pinto, nomeado em 22 de julho de 1915, toma posse nesta data.
(...)

Leia mais no excelente BLOG DO EDGAR RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar