quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pacto Federativo e Espírito Republicano

União promove “Encontro Nacional com os Prefeitos e Prefeitas”

A transparência e o espírito de colaboração entre os entes federativos, duas condições essenciais do espírito republicano, vão se reforçar. Como senador, cuja função maior é a defesa da Federação, só poço comemorar a iniciativa.
José Sarney


O Governo Federal está convocando o “Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas”, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2009, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. O evento tem o objetivo de viabilizar a continuidade da relação de respeito e diálogo entre a União e os mais de cinco mil municípios do País, que contribuiu para a criação e fortalecimento do Comitê de Articulação Federativa – CAF. Durante o encontro serão apresentados os principais programas federais que colaboram com os municípios para melhoria dos serviços públicos colocados à disposição do cidadão.

Transição governamental: manter funcionando o que já funciona

Em 15 de abril de 2008, o Presidente da República expediu um Decreto instituindo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com a finalidade de consolidar as informações existentes no Governo Federal sobre os Municípios e colaborar para a efetividade da transição governamental municipal. A idéia foi concebida no âmbito do Comitê de Articulação Federativa – CAF, através de debates entre órgãos do Governo Federal e as três entidades nacionais de representação dos municípios brasileiros, a Associação Brasileira de Municípios – ABM, a Confederação Nacional de Municípios – CNM e a Frente Nacional dos Prefeitos – FNP.
O GTI de apoio à transição municipal, composto de mais de 20 órgãos federais, além do Tribunal de Contas da União e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, organizou diversos produtos e ações pensando sempre em formas de garantir um processo de transição democrático e republicano, evitando a descontinuidade das ações e políticas públicas para que não haja prejuízo à população devido à troca de governo.
Procurado para comentar a iniciativa do Presidente Lula, o ex-presidente e senador do Amapá, José Sarney (PMDB-AP), comentou: “A transparência e o espírito de colaboração entre os entes federativos, duas condições essenciais do espírito republicano, vão se reforçar. Como senador, cuja função maior é a defesa da Federação, só poço comemorar a iniciativa”. E lembrou: “Mas, parece que não é só o encontro em Brasília. Há outras providências no mesmo sentido. O presidente Lula, inclusive, instruiu os bancos oficiais a apoiarem os novos prefeitos, até com fornecimento de equipamentos, escritórios especializados, consultoria. A idéia é fazer uma transição realmente republicana que garanta a continuidade dos convênios federais. O prefeito que hoje tem que sair de sua cidade para assinar convênio, poderá fazê-lo por meio do portal, inclusive a prestação de contas”.
Sarney se refere ao fato de que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil servirão como gestores regionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de outros programas da União, fazendo a interlocução com os prefeitos em todo o Brasil. Os bancos públicos federais enviarão representantes para visitar as prefeituras a fim de estabelecer contato direto com os novos administradores. Para isso, a Caixa montou salas em suas superintendências para recepcionar os prefeitos de prefeituras menores que desejarem suporte na montagem de seus ‘gabinetes de transição’. Por outro lado, por meio do portal federativo, os ministérios colocarão seus portifólios de produtos e os respectivos canais de comunicação para acesso aberto às administrações municipais.

Portal Federativo

O Governo federal lançou oficialmente, ontem, dia 19/11, o Portal Federativo, uma nova ferramenta para dar apoio à gestão municipal. Criado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos, o site www.portalfederativo.gov.br, que está no ar desde a última sexta-feira (14), disponibilizará aos novos prefeitos informações técnicas, administrativas e financeiras sobre o seu município. leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar