quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Efemérides


Dia das Saudações
Dia do Biomédico
Dia do Auditor Interno
Dia Nacional da Consciência Negra. PONTO FACULTATIVO ESTADUAL. Em homenagem a Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia, em 1695.
Dia Internacional da Criança (ONU). Reconhecido pela ONU, neste mesmo dia é comemorada a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Nota: Em 12 de outubro é comemorado no Brasil o Dia da Criança. Na Índia é 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, 1º de junho. Na China e no Japão, 5 de maio.Dia da Industrialização da África.
1752 – Francisco Xavier de Mendonça Furtado informa ao rei de Portugal sobre os procedimentos do alferes Siqueira Mendes, e pede opinião sobre a decisão de mandá-lo, ou para Mazagão Africana, ou para as colônias portuguesas na Índia. Informa também sobre a decisão de pagar ao pároco de Macapá a contribuição anual de 800 mil réis (cãmbio da época) deixando claro que já foram pagos os primeiros seis meses.
1835 – Um grupo de cabanos se aloja em Ilha de Santana, no Furo do Beija-Flor (em frente à cidade de Mazagão). E nesta dia, às 4 da madrugada, trava-se violento combate, saindo vitoriosas as tropas legalistas de Mazagão ao raiar do dia, sem que pudessem ter evitado a invasão de suas propriedades pelos cabanos.
1836 – Em Ilha Vieirinha, perto de Macapá, 60 soldados legalistas matam 30 suspeitos de serem cabanos, incendiando suas casas e apropriando-se de seus pertences.
1869 – Por Carta Patente assinada nesta data, o imperador D. Pedro II, através de Carta Régia desta data, nomeia o capitão Leonardo José Picanço para o posto de tenente-coronel chefe do Estado Maior do Comanbdo Superior da Guarda Nacional de Macapá e Mazagão.
(...)

Leia mais no excelente Blog do Edgar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar