quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Giro pela Notícia...


Eletrobrás prevê reverter prejuízo da Eletronorte

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobrás, Astrogildo Quental, afirmou que a companhia trabalha com a perspectiva de reverter em 2009 o prejuízo das distribuidoras federalizadas da região Norte e Nordeste e da controlada Eletronorte. Para tanto, o executivo revelou que a holding federal já trabalha na adoção de medidas operacionais para melhorar a gestão das distribuidoras, e aguarda a publicação de uma medida provisória que reestrutura as regras dos sistemas isolados da Região Norte. "Essa MP irá corrigir os problemas estruturais dos sistemas isolados, estabelecendo as regras de transição para a futura conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN)", afirmou o executivo, durante teleconferência para analistas sobre os resultados da Eletrobrás no terceiro trimestre de 2008. Entre as medidas de gestão em análise pela companhia estão ações visando o combate às perdas de eletricidade e a redução da inadimplência nessas concessionárias. Para gerenciar a questão, a estatal criou este ano uma nova divisão, a diretoria de distribuição, que é comandada pelo ex-presidente da Eletronuclear, Flávio Decat.
Leia mais...

PR/AP lança novo sítio institucional

A Procuradoria da República no Amapá (PR/AP) lançou, no dia 07 de novembro, o seu novo sítio institucional, disponibilizado na internet através do endereço eletrônico www.prap.mpf.gov.br. A ferramenta tem a intenção de proporcionar uma maior interatividade entre o Ministério Público Federal no Amapá e a sociedade. Um dos serviços oferecidos no sítio institucional permite ao cidadão encaminhar denúncias ao MPF/AP, proporcionando uma maior agilidade no encaminhamento das demandas da população à PR/AP, aproximando a instituição da sociedade. Para a Procuradora-Chefe da PR/AP, Damaris Baggio de Alencar Gavronski, o sítio possibilitará ao cidadão amapaense um acesso rápido, claro e direto às atividades do Ministério Público Federal, através da área de notícias. Desta forma, a Procuradora da República entende que a PR/AP dá mais um passo no cumprimento do princípio constitucional da publicidade, que deve sempre ser observado por toda e qualquer instituição pública. A Procuradoria da República no Amapá está localizada na Rua Jovino Dinoá, 468, Jesus de Nazaré, podendo ser contactada pelo telefone (96) 3213-7800 ou também pelo sítio www.prap.mpf.gov.br.

Saiba mais sobre o Ministério Público Federal, clique aqui

Jornalista Joaquim Neto homenageado na Assembléia Legislativa

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram na sessão de ontem da Assembléia Legislativa um Voto de Pesar à família do jornalista Joaquim Neto, 64, falecido na última segunda-feira, 17, em Belém (PA). A iniciativa partiu dos deputados Keka Cantuária (PDT) e Dalto Martins que em seus discursos no Plenário, lamentaram o falecimento de um dos principais representantes do jornalismo esportivo amapaense. Juca Neto, como ficou conhecido, há cerca de três semanas esta em tratamento na capital paraense. Informações passadas por familiares, dão conta de que Joaquim Neto estava com bronquite aguda grave já há algum tempo, doença ocasionada, provavelmente, pelo hábito de fumar. O avanço da doença fez com que o jornalista fosse internado às pressas depois que ele passou a reclamar de fortes dores na coluna e no peito. Mas após os primeiros exames feitos ainda em Macapá, os médicos constataram que o Estado de Joaquim Neto era grave, e havia a necessidade de que o jornalista fosse removido para outro centro. Mas Neto não resistiu e por volta das 9 horas de segunda-feira veio a falecer.
Leia mais no Amapadigital.com.br...

Brasil alcançará meta de redução da mortalidade infantil antes do previsto, informa Ministério

O diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson França, anunciou nesta terça-feira (18), durante a abertura da 1ª Conferência Brasileira de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Setor de Saúde, que o Brasil atingirá a meta de redução da mortalidade infantil até 2011. O número de óbitos infanti cai atualmente, em média, 5,2% ao ano, o que significa quase do dobro estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 2,9% ao ano. A expectativa do Brasil é reduzir em dois terços os índices de mortalidade infantil, atingindo 14,4 mortes para cada grupo de mil crianças menores de um ano de idade. A redução da mortalidade infantil é um dos oito objetivos oficializados por 191 nações na reunião da Cúpula do Milênio, promovida pela ONU, em 2000. O acordo assumido pelos países visava a melhorar a situação da população mundial até 2015.
Leia mais...

Música e dança amapaense em solo paulista

O universo da música e dança amapaense chega à São Paulo por meio do projeto Amapá em Cantos – que apresenta 15 shows musicais e de dança do norte do País, de 20 a 30 de novembro. Mais de 50 artistas apresentarão shows, danças de marabaixo e batuques no quintal e teatro do SESC Ipiranga. Entre os participantes amapaenses estão Grupo Marabaixo (20/11), Grupo Senzalas (27/11), Grupo de Batuque (29/11), entre muitos outros. Além disso, o projeto conta com participações especiais de artistas conhecidos do grande público como Chico César, Leci Brandão, Ceumar, Zé Renato, Celso Viáfora, Jean Garfunkel, Vicente Barreto, entre outros.O governador do Estado do Amapá, Antônio Góes da Silva, e o Secretário de Cultura do Estado do Amapá, João Milhomen, também marcarão presença no evento.
Acompanhe o Blog do JD

Justiça e governo se unem pela Saúde no interior

Comunidade de Santo Antonio da Pedreira é a primeira contemplada com os programas, ,nesta quarta, 19; a próxima é Santa Luzia do Pacuí

O Governo do Estado do Amapá (GEA) irá participar – por meio do Programa Saúde em Ação, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – de mais uma edição do Projeto Jornada Itinerante Terrestre, da Justiça do Estado do Amapá. Trata-se de uma comitiva montada para levar atividades de cidadania e serviços e saúde ao povo do interior. Desta vez a ação irá ocorrer na comunidade do Santo Antonio da Pedreira – distrito de Macapá – a partir das 7h desta quarta-feira (19), na escola da localidade. Entre as ações, os cidadãos serão beneficiados com atendimento jurídico, atendimentos de saúde, retirada de documentos (carteira de trabalho, identidade e registro de nascimento). A comunidade local também será atendida pela equipe do projeto Saúde em Ação, que disponibilizou consultas com odontologista (com os serviços de restauração, extração, limpeza e aplicação de flúor), pediatra, clínico geral e distribuição de medicamentos (com receita médica).
Leia mais...

Clientes não conseguem Velox sem provedor e Telemar é multada em R$ 3 milhões

A Telemar vai ter que pagar multa de R$ 3 milhões à Justiça Federal do Pará por descumprir uma decisão judicial. A empresa foi notificada no dia 15 de outubro de que era obrigada, a partir desse dia, a dispensar a contratação de provedores adicionais para os clientes do serviço Velox em todo o país. O Ministério Público Federal, autor da ação para mudar as regras do Velox, passou então a receber inúmeras denúncias e reclamações de clientes que tentaram cancelar os provedores adicionais, mas tinham os pedidos negados. A empresa alegava desconhecimento da decisão judicial.A Telemar ainda ajuizou embargos de declaração - pedido da parte direcionado ao juiz para esclarecimento de um ponto da decisão considerado obscuro, contraditório, omisso ou duvidoso - argumentando que não ficou claro o prazo para o cumprimento da decisão judicial e questionando se a medida abrangeria o Rio de Janeiro, visto que esse Estado foi excluído da petição inicial protocolada pelo Ministério Público Federal no Pará.
Leia mais...


Número de ouvidorias cresce 270% e já recebe 2 milhões de reclamações

A sociedade está mais participativa. Dados da Ouvidoria-Geral da União revelam que, nos últimos três anos, as ouvidorias federais receberam um incremento de 300 mil manifestações da população, ou seja, uma variação de 18%. Em 2005, as ouvidorias do Poder Executivo Federal receberam 1,7 milhão de opiniões quanto à prestação dos serviços públicos. No ano passado, foram realizadas cerca de 2 milhões de manifestações em forma de reclamações, sugestões, denúncias e elogios. Criada em 2003, a Ouvidoria-Geral já recebeu cerca de 7 milhões de comentários. As ouvidorias são espaços onde o cidadão pode encaminhar reclamações, elogios e sugestões referentes a procedimentos e ações de agentes e órgãos públicos. Nos últimos seis anos, o número de repartições públicas no Poder Executivo Federal que contam com o instrumento cresceu 270%. Eram 40 unidades em 2003. Hoje, existem 148 unidades nos principais órgãos e entidades federais do país.
Leia mais...

Vigilância Ambiental combate surto de dengue no Oiapoque

A Vigilância Ambiental do Amapá iniciou hoje (18), uma ação integrada para combater um surto de dengue no município de Oiapoque, extremo norte brasileiro. A ação integrada envolve 64 profissionais do Estado, município e Exército Brasileiro. Cerca de 34 agentes de saúde permanecerão no local até 23 de novembro, atuando na prevenção e controle da epidemia. De acordo com relatório feito pela Vigilância, Oiapoque vem apresentando índice acima do tolerável pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que estabelece o número máximo de 43 casos, para municípios cuja população seja de 16 mil habitantes.
Leia mais...

Sema do Amapá promove o IV Fórum Estadual de Recursos Hídricos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (IMAP), realizarão o IV Fórum Estadual de Recursos Hídricos, nos dias 19 e 20 de novembro, no horário das 08h:00 às 13h:00 no Auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Durante o Fórum, será discutida a composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), além de promover uma troca de experiência entre os Estados que já possui a Implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Segundo o Geólogo da Sema, Alcindo Silva, o Fórum significa, “ o espaço de discussão e debate sobre Recurso Hídrico do Estado do Amapá, entre o poder público , a sociedade civil organizada e os usuário de recursos hídricos , visando a legitimação do processo da implementação do Sistema Integrado de Gerenciamento do Recursos Hídricos do Estado do Amapá, criado na Lei Nº 0686/2002,” afirma.
Leia mais...

Igreja Quadrangular leva fieis às ruas de Macapá em comemoração aos 57 anos de igreja no Brasil

A Igreja do Evangelho Quadrangular de Macapá encerrou a programação alusiva aos 57 anos de implantação da Igreja no Brasil, com uma carreata que percorreu ruas e avenidas de Macapá, no sábado passado e, também, com o batismo de centenas de pessoas, na Fazendinha, no domingo. Durante a carreata, os pastores Guaracy Silveira e José Marcurio, coordenaram as orações feitas pelos representantes dos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Fizemos um ato profético no Estado. Por meio das orações, pedimos ao Deus todo poderoso que abençoe e dê sabedoria às lideranças deste Estado”, disse o pastor José Mercúrio.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar