quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Senado Federal

Serys defende realização de teste de proficiência para médicos e odontólogos

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), em discurso nesta quarta-feira (26), demonstrou preocupação com o alto índice de reprovação detectado em exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo que avaliou os estudantes de Medicina do sexto ano, conforme matéria veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (23). Ela defendeu, como uma das soluções para o problema, a realização de exames de proficiência por médicos para a obtenção da licença profissional. Tal medida está prevista em projeto de sua autoria (
PLS 102/06) que exige a realização de exame de proficiência por médicos e odontólogos para a obtenção do registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Medicina e de Odontologia, a fim de ser comprovado o nível de conhecimento indispensável ao exercício das profissões. O projeto tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e tem como relator o senador Papaleo Páes (PSDB-AP). O chamado Exame do Cremesp, aplicado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, informou a senadora, teve índice de reprovação de 61% dos alunos que se submeteram ao teste, já que ele é opcional. Entre os 2,3 mil médicos que vão se formar este ano no estado de São Paulo, apenas 30% fizeram o exame e mais da metade foi reprovada, frisou a senadora.
De acordo com a reportagem veiculada, afirmou Serys, os aspirantes a médico erraram questões simples e não souberam como detectar a ocorrência de um ataque cardíaco, como identificar um paciente com tuberculose ou o tipo apropriado de insulina para um paciente diabético.
- São muitas as faculdades que estão sendo abertas por aí sem preparo de pessoal para ensinar nossos alunos, sem condições de laboratório para ensinar os nossos futuros médicos. E a vida da população brasileira está entregue às mãos de pessoas que não estão preparadas em certa parcela - avaliou a senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar