quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Efemérides


Dia do Protético
Dia nacional da Cultura e da Ciência.
Em homenagem a Ruy Barbosa, nacido em 5 de novembro de 1849. A data foi instituída através da lei nº 1970/1955
Dia do Cinema Brasileiro.
Em comemoração ao primeiro filme produzido no Brasil, pelo português Antonio Leal, em 1903: um curta de atualidades.
Dia do Agente Cultural
Dia Nacional do Design
Dia do Radioamador
1920 – O jornal Folha do Norte, desta data (Belém), comentando a situação do Oiapoque, descreve a maneira por que os franceses quiseram apossar-se da região, no passado.
1920 - O jornal A Noite, do Rio, faz um longo comentário assinado pelo escritor Augusto Lima, ressaltando que só agora a imprensa desperta para a problemática da colonização da região do Oiapoque, e adverte os governantes para a solução imediata do problema em questão. Também o mesmo jornal publica uma matéria sobre o desenvolvimento colonial de Oiapoque, ovacionando o trabalho do engenheiro Gentil Norberto, e advertindo sobre a necessidade de se colonizar todo o Oiapoque.
1920 – O jornal Correio da Manhã, do Rio, elogia a zona de Oiapoque (Clevelândia).1955 – Proveniente da Vigia, no Pará, chega a Macapá o empresário Dorimar Marques Monteiro (Banca do Dorimar).

1968 - O Supremo Tribunal Federal encaminha à Câmara dos Deputados o pedido para processar o deputado Márcio Moreira Alves; A Rainha Elizabeth II se encontra em território brasileiro em visita oficial.

2007 - O governador do Amapá, Waldez Góes, é o primeiro a receber o troféu Pitumbora, instituído pelo Conselho Estadual de Cultura do Amapá.

2008 - O artista plástico Herivelto Maciel recebe o Troféu Pitumbora Versão 2008, do Conselho Estadual de Cultura do Amapá.

Veja mais no excelente
BLOG DO EDGAR RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar