terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Em defesa da Imprensa Livre...

Sarney recebe Helio Fernandes para discutir formas de ajuda ao jornal Tribuna da Imprensa

Hoje de manhã, terça-feira, dia 16, o senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu a visita, em seu gabinete, de Helio Fernandes, dono da Tribuna da Imprensa. O jornalista foi agradecer o apoio do ex-presidente à situação atual do jornal e discutir formas de ajuda ao periódico. Em pronunciamento no dia 8 o ex-presidente havia lido, no Plenário do Senado, carta que enviara ao jornalista, lamentando o fechamento do jornal carioca. "Espero que a Tribuna da Imprensa ressurja e você continue a dar a sua contribuição fundamental para a imprensa brasileira, como um dos jornalistas mais combativos e brilhantes em nossa imprensa", disse na ocasião.

Helio está passando alguns dias em Brasília justamente para tentar resolver a situação do jornal. Na segunda-feira (15), ele esteve na residência oficial do presidente do Senado, Garibalde Alves, que recebeu repórteres, fotógrafos e assessores de imprensa para um jantar de confraternização de final de ano. Garibaldi também conversou com o jornalista Hélio Fernandes, ocasião em que lamentou o fechamento do jornal. O presidente do Senado expressou seu desejo de que o STF decida logo o processo que permitirá à Tribuna da Imprensa voltar a circular em sua versão impressa. Por ora, o jornal pode ser lido apenas na web.

O problema



O fim da circulação do jornal Tribuna da Imprensa, no dia 02 de dezembro, causou comoção geral. Depois do pronunciamento de Sarney, outros senadores também lamentarem o fato e sugeriram uma discussão sobre a situação da publicação. Na quinta-feira (11), o jornal carioca - que continua sendo publicado na Internet - circulou excepcionalmente em versão impressa, com a manchete "Senado quer discutir situação da Tribuna". O senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, por "permitir" o atraso do sistema judiciário de liberar uma indenização do Governo do Estado pelos danos sofridos pela Tribuna em 1981, durante um atentado no regime militar. Na quarta-feira (10), o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) elogiou a trajetória profissional de Hélio Fernades e sua coragem de enfrentar as Organizações Globo e o também governista Antônio Carlos Magalhães, donos, segundo ele, de muito poder junto ao governo federal. Na edição da última quinta, a Tribuna afirma que o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) sugeriu "a convocação de uma audiência pública para discutir as razões que levaram o jornal a deixar de ir para as bancas". A edição cita também o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que lamentou a situação.
Fundado em 1949 por Carlos Lacerda, uma crise financeira impediu a continuação da versão impressa da publicação. No dia 1º de dezembro, Hélio Fernandes anunciou o fim da circulação e culpou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de suposta demora no parecer em uma ação movida pelo jornal contra a União, por perseguições no período da ditadura. Segundo Fernandes, a indenização serviria para sanar as dívidas junto ao governo e aos funcionários.

Leia também:

Em defesa da Imprensa Livre...
Sarney protesta contra fechamento da "Tribuna da Imprensa" e se solidariza com Helio Fernandes
"NUNCA ANTES NESSE PAÍS (sic)..."
O processo da Tribuna da Imprensa
Senador carioca exalta carreira de Hélio Fernandes, da Tribuna da ... Mão Santa anuncia o fim da Tribuna da Imprensa
'CartaCapital' destaca coerência do jornal Tribuna da Imprensa
Uma história para não esquecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar