terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lula inaugura mais um trecho da Norte-Sul

Presidente Lula inaugura mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Na foto, a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o Senador José Sarney (Colinas, TO, 09/12/2008) Foto: Ricardo Stuckert/PR

Convidado de honra na cerimônia, Sarney elogia Dilma Roussef e pede continuidade nas obras do governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje (9) que vai eleger seu sucessor nas eleições de 2010. “Também tenho certeza de que vou fazer minha sucessão, e só espero que quem for eleito me convide para vir aqui inaugurar outros trechos da [Ferrovia] Norte-Sul”, disse Lula, ao discursar em Colinas (TO) na inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul. Estava presente na cerimônia, como convidado de honra, o ex-presidente e atual senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB-PA), idealizador da ferrovia. Estavam também na comitiva o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador de Tocantins, Marcelo Miranda.
A declaração de Lula foi uma resposta ao ex-presidente Sarney, que discursou antes de dele e disse esperar que o presidente eleja um sucessor que dê continuidade às obras do governo. “Que o senhor faça seu sucessor, que pense como Vossa Excelência e trabalhe como Vossa Excelência. Queremos a continuidade da sua obra e que o senhor faça o seu sucessor. Que ele pense como Vossa Excelência, que trabalhe como Vossa Excelência e que ande como Vossa Excelência", havia dito Sarney no seu discurso. O ex-presidente fez também diversos elogios à ministra-chefe da Casa Civil, tida nos bastidores como a favorita de Lula para sucedê-lo. "Ela é uma sacerdotisa do serviço público", afirmou Sarney. "Estive em praticamente todos os cargos da República e poucas vezes vi alguém tão dedicado à causa pública, tão estudioso dos problemas do Brasil quanto Dilma. Ela tem prestado bons serviços e vai prestar muitos mais", disse.
Chamando Sarney de “meu caro companheiro e amigo” e brincando que “Sarney havia ficado arrepiado, emocionado” com aquele momento, Lula fez questão de lembrar que o ex-presidente o apoiou desde 2002. Assim como em maio do ano passado, Lula lembrou, também, que, quando deputado, criticou o então presidente da República, José Sarney, quando este falou em construir a Ferrovia Norte-Sul. “Quando Sarney anunciou que construiria a Norte-Sul, eu era deputado e fiz críticas, dizia que [a ferrovia] ia ligar o nada ao nada. Quis Deus que eu fosse eleito presidente para dizer ao Sarney: ´Vamos fazer a Norte-sul, porque a classe política não conhece o país, conhece seu estado e quem faz campanha também não conhece`.” "Ano que vem, teremos mais trechos [a serem inaugurados da ferrovia]. E aí tenho certeza de que vou fazer a minha sucessão", disse Lula.
O presidente explicou que entrou em contato com a realidade brasileira ao percorrer o país com as Caravanas da Cidadania, realizadas em campanha política nos anos 90. “Quando terminei as caravanas, vi que eu estava preparado.” Lula falou também sobre a crise financeira mundial, afirmando que sua geração “tomou vacina contra a crise”, de tanto ter ouvido falar do assunto. Neste momento, citou o sucesso do “Plano Cruzado” de Sarney e a falta de apoio da classe política ao ex-presidente. E reafirmou que o Brasil, hoje, está preparado para enfrentar a crise e que ela deve ser encarada como uma oportunidade para que, passadas as conseqüências, o país esteja ainda mais fortalecido para retomar o crescimento. “Não tem nenhum país do mundo mais preparado para enfrentar essa crise, com mais estabilidade, temos reservas”, disse.
O trecho de 94 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, ligando o Pátio Multimodal de Araguaína ao Pátio de Colinas do Tocantins, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve custo de cerca de R$ 300 milhões e começou a ser construído em março de 2007, com recursos provenientes do Tesouro Nacional e da subconcessão conferida à companhia mineradora Vale, que vai explorá-lo comercialmente por um período de 30 anos.

Confira o áudio do pronunciamento do presidente Lula no evento, clicando aqui
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar