sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Gilvam Borges faz périplo pela Esplanada dos Ministério em defesa do Amapá

Bancada busca solução para os gargalhos energéticos do Amapá

Reunião da banacada federal do Amapá, agendada pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP), com o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, discutiu soluções para o problema de energia que atinge Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio.

O linhão que sai da Hidrelétrica de Coaracy Nunes e atinge a região necessita de manutenção urgente. O pleito é no sentido de que a Eletronorte se responsabilize por essa manutenção. O segundo item da pauta foi o grave problema que atinge a Companhia de Energia do Amapá (CEA). Lobão se disse sensibilizado com o problema e anunciou que já mandou instalar uma comissão tripartite para diagnosticar e proceder a federalização ou a privatização da companhia. A bancada federal, todavia, juntamente com o governo do Estado, sindicato e diretores da empresa de energia, fechou questão em torno da federalização da CEA. Todos consideram este caminho o mais seguro para manter a estabilidade dos funcionários e o nível dos serviços. O ministro Lobão se emocionou ao falar com o presidente José Sarney ao telefone e assegurou que fará “tudo o que for possível para beneficiar o Estado do Amapá”. Por fim, Gilvam pediu e Lobão determinou que a Eletronorte execute o linhão Calçoene-Oiapoque.

Rodovias – O senador Gilvam Borges também foi recebido em audiência, ontem, pelo diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, para tratar das BRs- 210 e 156. Pagot garantiu que vai abrir licitação para o projeto da BR-210. Conhecida como Perimetral Norte, a estrada vai ligar o Amapá a Roraima. Em março deste ano, Gilvam percorreu 80 quilômetros da 210, em três dias, em uma “caminhada cívica”, a fim de chamar atenção do Poder Público para a necessidade de ser retomada a reconstrução e conclusão da estrada.

Ibama – Depois do Dnit, o senador Gilvam Borges esteve com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Roberto Messias Franco, para tratar da licença ambiental para a construção da BR-210. Foi a terceira audiência a que Gilvam compareceu, cumprindo a meta estratégica de vigilância constante a fim de beneficiar o Amapá. O senador é conhecido pela persistência e determinação com que trabalha em curto, médio e longo prazos.

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar