Reunião da banacada federal do Amapá, agendada pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP), com o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, discutiu soluções para o problema de energia que atinge Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio.
O linhão que sai da Hidrelétrica de Coaracy Nunes e atinge a região necessita de manutenção urgente. O pleito é no sentido de que a Eletronorte se responsabilize por essa manutenção. O segundo item da pauta foi o grave problema que atinge a Companhia de Energia do Amapá (CEA). Lobão se disse sensibilizado com o problema e anunciou que já mandou instalar uma comissão tripartite para diagnosticar e proceder a federalização ou a privatização da companhia. A bancada federal, todavia, juntamente com o governo do Estado, sindicato e diretores da empresa de energia, fechou questão em torno da federalização da CEA. Todos consideram este caminho o mais seguro para manter a estabilidade dos funcionários e o nível dos serviços. O ministro Lobão se emocionou ao falar com o presidente José Sarney ao telefone e assegurou que fará “tudo o que for possível para beneficiar o Estado do Amapá”. Por fim, Gilvam pediu e Lobão determinou que a Eletronorte execute o linhão Calçoene-Oiapoque.
Rodovias – O senador Gilvam Borges também foi recebido em audiência, ontem, pelo diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, para tratar das BRs- 210 e 156. Pagot garantiu que vai abrir licitação para o projeto da BR-210. Conhecida como Perimetral Norte, a estrada vai ligar o Amapá a Roraima. Em março deste ano, Gilvam percorreu 80 quilômetros da 210, em três dias, em uma “caminhada cívica”, a fim de chamar atenção do Poder Público para a necessidade de ser retomada a reconstrução e conclusão da estrada.
Ibama – Depois do Dnit, o senador Gilvam Borges esteve com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Roberto Messias Franco, para tratar da licença ambiental para a construção da BR-210. Foi a terceira audiência a que Gilvam compareceu, cumprindo a meta estratégica de vigilância constante a fim de beneficiar o Amapá. O senador é conhecido pela persistência e determinação com que trabalha em curto, médio e longo prazos.
Diário do Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário